top of page
Buscar
  • Foto do escritorJorge Carvalho

4 exercícios de mobilidade do quadril

Atualizado: 23 de nov. de 2023


mulher fazendo exercício de mobilidade de quadril

O quadril é uma das articulações mais importantes do nosso corpo. Sendo a região central do nosso corpo, manter uma boa mobilidade na região é fundamental para ter qualidade de vida e conseguir realizar as atividades do dia a dia. O problema é que a maioria das pessoas não toma os cuidados necessários e acabam gerando diversos problemas na região.


O envelhecimento, falta de exercícios e de simplesmente movimentar o corpo no dia a dia fazem com que possamos ter encurtamentos musculares e fortes dores nas articulações do quadril, o que geralmente reverbera para outras partes do corpo.


Para nos ajudar a entender como o quadril é importante e indicar exercícios de mobilidade, convidamos o fisioterapeuta Pedro Henrique de Medeiros, da Clinic Advance. Além das dicas, vamos te mostrar porque é tão importante ter mobilidade no quadril. Vem com a gente!


Por que a mobilidade do quadril é tão importante?

“A importância de ter mobilidade no quadril é que conseguimos destravar as articulações. A partir do momento em que praticamos exercícios de mobilidade, nós trabalhamos a movimentação corporal”, explica Pedro.


Com isso, a mobilidade do quadril ajuda a aumentar a flexibilidade e amplitude dos movimentos no dia a dia. Isso garante que a pessoa também possa ter uma melhor postura, sofram menos com dores e tenham mais equilíbrio para realizar movimentos dinâmicos como pular, correr ou até mesmo andar um pouco mais rápido.


“É simples de entender, os exercícios ajudam na lubrificação das articulações, o que ajuda a diminuir as dores e permite a amplitude e normalidade dos movimentos. E a articulação do quadril é a maior articulação que temos no nosso corpo, então é muito importante ter uma boa mobilidade nessa região. O quadril é o centro do nosso corpo!”, enfatiza Pedro.


Qual é a diferença entre alongamento e mobilidade?

Muitas pessoas confundem os exercícios de mobilidade com os de alongamento. Mas apesar de parecidos, os dois tem finalidades diferentes.


Os exercícios de alongamento ajudam a trabalhar os músculos, ajudando a relaxar os músculos e prevenir lesões musculares. Já os exercícios de mobilidade trabalham as articulações para garantir mais equilíbrio e força na movimentação do dia a dia.


Pedro explica que o ideal é que a pessoa faça exercícios de mobilidade em conjunto com exercícios de alongamento. Segundo o fisioterapeuta, os exercícios são complementares e ajudam a aumentar a qualidade de vida.


Exercícios de mobilidade do quadril

“Primeiro é importante entender o que é um exercício de mobilidade. A mobilidade é composta por exercícios de movimentação para ajudar na lubrificação das articulações, prevenindo as dores e a rigidez articular”, destaca Pedro.


O fisioterapeuta também ressalta que os melhores exercícios de mobilidade para quadril podem variar de pessoa para pessoa. “É importante fazer o acompanhamento profissional para entender quais são os melhores exercícios para o seu corpo, de acordo com a sua adaptação, seu estilo de vida e necessidades”, complementa.


Confira a nossa lista com quatro exercícios de mobilidade de quadril para praticar:

Sentado de cócoras

“Um exercício que eu gosto muito para quadril é a pessoa ficar na posição de cócoras, porque além de trabalhar a mobilidade do quadril, você também trabalha joelho e tornozelo”, ressalta Pedro.


Nesse exercício, a pessoa de pé, afasta bem as pernas lateralmente e abaixo o quadril até ficar agachado ou de “cócoras”. Permaneça por 15 ou 30 segundos nessa posição e repita por algumas vezes.


Meia ponte

Um exercício de mobilidade bastante importante é a meia ponte. Nele, com as costas apoiadas no chão, joelhos flexionados e os braços esticados ao lado do corpo, faça a elevação do quadril até a fazer a posição de ponte.


Segure na posição por alguns segundos e depois desça o quadril bem devagar. Repita o movimento algumas vezes. Para ter mais conforto, utilize um colchonete de ginástica para apoiar as costas.


Perna de borboleta

Nesse exercício, sente-se com a coluna ereta, encoste as plantas dos pés uma na outra e deixe os joelhos apontados para os lados. Se incline levemente e toque os pés com as mãos. Aproveite e treine também a respiração, soltando o ar pela boca e inspirando pelo nariz.


Flexão de quadril

A flexão de quadril também é um excelente exercício de mobilidade. Nele, você dobra o joelho e o leva em direção ao peito, mantendo uma das pernas no chão. Faça repetições do movimento e intercale as pernas. Se possível fazer sessões de flexão elevando as pernas em conjunto.


Quais são os benefícios de fazer exercícios de mobilidade de quadril?

“O principal benefício é a amplitude de movimento. Como já falei aqui, os exercícios de mobilidade ajudam na lubrificação das articulações, o que é essencial para realizar os movimentos diários sem limitações”, afirma Pedro.


Outro fator importante é a facilidade. Mesmo com acompanhamento profissional, os exercícios de mobilidade podem ser praticados em casa ou em qualquer lugar. Isso permite que a pessoa tenha um aliado para manter a qualidade de vida e diminuir as dores articulares no dia a dia.


“Em termos de qualidade de vida, os exercícios de mobilidade são fundamentais para o bem-estar de qualquer pessoa na sua rotina diária”, complementa Pedro.


Está com dores no quadril e quer ajudar? Marque uma avaliação com um de nossos profissionais clicando no botão abaixo! Podemos te ajudar a diminuir as dores e melhorar a movimentação no dia a dia com a orientação correta. Venha recuperar a sua qualidade de vida com a gente!




55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page