top of page
Buscar
  • Foto do escritorClinic Advance

5 dicas para reduzir sua dor na lombar

Atualizado: 27 de nov. de 2023



A dor na lombar, também conhecida como lombalgia, afeta milhões de brasileiros e prejudica bastante a qualidade de vida das pessoas. Em casos mais graves, as dores podem favorecer o surgimento de outras patologias na região da coluna e das costas.


Um estudo da revista The Lancet Rheumatology estima que 80 a cada 100 pessoas terão um episódio de lombalgia ao longo da vida. Os dados também apontam o número de pessoas que sofrem com lombalgia deve chegar a 843 milhões até 2050.


O que é a dor lombar?

A dor lombar é uma sensação de desconforto e dor na região mais baixa da coluna. Essa dor pode ser aguda, que atinge a região de forma mais intensa, ou crônica, que surge com intensidade moderada em alguns momentos da vida. Em alguns casos, a dor pode irradiar também nas pernas, trazendo dificuldades para locomoção no dia a dia.


Quais são as principais causas da dor na lombar?

A dor na lombar é multifatorial e com isso existem várias causas para o surgimento da dor. Fizemos uma lista abaixo com as principais causas da dor na lombar, confira:


Má postura

A maioria das pessoas não adota uma boa postura no dia a dia. Com tanto acesso à tecnologia e tantos afazeres na rotina, a má postura é comum para muitos e isso gera diversas compensações no corpo ao longo do tempo.


Passar o dia sentado ou carregar objetos pesados, por exemplo, podem causar uma pressão intensa na região lombar e causar dores.


Hérnia de disco

A hérnia de disco é uma lesão frequente na região lombar que comprime e desgasta o disco da coluna vertebral. O deslocamento do disco da sua posição natural causa dores intensas na lombar e pode irradiar para as pernas.


Doenças reumáticas

As doenças reumáticas atingem diversas partes do nosso corpo, causando o desgaste e lesões em articulações, músculos, tendões e ligamentos. Algumas doenças reumáticas bastante conhecidas no Brasil são a artrose e a artrite reumatoide. A maioria dos casos crônicos de dores na lombar são causadas e agravadas por doenças reumáticas.


Como aliviar as dores na lombar?


Apesar de não ser considerada grave, na maioria das vezes, saber como prevenir e aliviar as dores na lombar é muito importante para a nossa qualidade de vida. Para te ajudar, trouxemos cinco dicas para reduzir e prevenir suas dores na lombar, confira abaixo:


Alongue adutores e flexores de quadril


O encurtamento dessas musculaturas causa uma “tração” na pelve e está comumente associado às dores lombares


Preste atenção aos seus glúteos


Os glúteos são uma das principais musculaturas estabilizadoras do quadril e lombar e o fortalecimento desse grupo muscular irá impactar positivamente em outras articulações, como joelho e tornozelo.

Pratique exercícios de forma regular


Não importa a frequência semanal, e sim, você estar em movimento. Vários estudos já provaram que isso é melhor do que permanecer em repouso. Atentar, também, ao fortalecimento dos abdominais e paravertebrais que irão diminuir a pressão nos discos, diminuindo as possibilidades de dores.

Pratique exercícios de mobilidade


A coluna vertebral possui uma característica de distribuição de forças, portanto, quanto menor a mobilidade maiores as forças atuantes na coluna e mais chances de dores.


Trabalhe os músculos estabilizadores


Exercícios livres ativam as musculaturas mais profundas dando à sua coluna a condição de maior estabilidade.


Com as nossas dicas, você terá mais facilidade para lidar com as dores na lombar no dia a dia. E se você quer recuperar a sua qualidade de vida, pode contar com a Clinic Advance!


Elimine suas dores e previna patologias da coluna e dores nas costas, marque uma avaliação com um de nossos profissionais clicando no botão abaixo! Venha recuperar a sua qualidade de vida com a gente!



466 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page