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5 Exercícios para corrigir a postura

Atualizado: 23 de nov. de 2023




A má postura é um problema que atinge milhões de brasileiros. Além de prejudicar a qualidade de vida, a má postura pode causar diversos outros problemas mais graves como dores crônicas e patologias da coluna. Por isso, corrigir a postura é importante para o seu bem-estar e você pode cuidar da sua postura no dia a dia, na sua casa, fácil, não é?


O que pode contribuir para a má postura?


O estresse do dia a dia, o sedentarismo e a obesidade são fatores que contribuem para uma má postura. Além disso, a má postura pode ser agravada pela falta de consciência corporal, o que é o caso para a maioria das pessoas.


Muitas pessoas acabam realizando as atividades rotineiras com a postura errada. Então, ao sentar-se para trabalhar, nós não nos preocupamos com a postura. Passamos o dia com a cabeça baixa e o pescoço projetado para frente de olho no celular e por aí vai. Tudo o que fazemos no nosso dia a dia pode contribuir para a má postura, por isso saber como corrigir a postura é essencial para o nosso bem-estar.


Conversamos com a fisioterapeuta Carolina de Almeida, da Clinic Advance, que falou sobre a importância dos exercícios e técnicas para corrigir a postura, e nos indicou cinco exercícios. Confira a entrevista e as dicas de exercícios para corrigir a postura em casa:


Alongamento simultâneo do peitoral








Como fazer: Esticar um braço no batente da porta e rodar o tronco para o lado oposto, um lado de cada vez.













Alongamento do Ombro


Como fazer: Abra os dois braços e apoiar no batente lateral da porta e projetar o tronco para frente.


Ambos os exercícios servem para realizar o alongamento tanto do peitoral como do ombro.


Mobilidade da coluna torácica


Exercício do gatinho – como fazer: primeiro, fique de quatro apoios com as mãos embaixo dos ombros, os joelhos embaixo dos quadris e as pernas afastadas na distância dos quadris. Ao estar na posição, faça o movimento de retrair e estender o tronco.


Esse exercício de flexibilidade da coluna serve para promover a mobilidade da região, o objetivo é juntar e afastar a nossa escápula (ossos da região do ombro), realizando a mobilidade da coluna torácica.


Mobilidade da coluna cervical


Alguns exemplos de exercícios de mobilidade cervical são: projetar o pescoço para frente, para trás e para os lados, fazer a rotação do pescoço. Nestes exercícios, o objetivo é fortalecer a sua coluna cervical.


Fortalecimento das escápulas e região dorsal


No fortalecimento de escápulas e região dorsal, os exercícios visam fortalecer a parte de trás das suas costas. Alguns exercícios são: puxar um elástico ou um peso leve fazendo o movimento de flexão e rotação externa do ombro.


Qual é a importância de ter uma boa postura?


Sempre que você tiver uma postura errada, mais compensações você terá no seu corpo. Então, a má postura causa uma maior tensão muscular em algumas partes do corpo, também há possibilidade de sofrer com sobrecargas articulares, o que gera dores em diversas partes do corpo.


Quando estamos com o pescoço projetado para a frente, acabamos gerando mais sobrecarga nas vértebras da cervical e mais tensão no trapézio, por exemplo. E isso pode favorecer o surgimento de patologias da coluna no futuro. As tensões e dores causadas pela má postura podem afetar o corpo todo.


Por isso, ter uma boa postura é uma forma de evitar sobrecargas e compensações articulares e musculares. Assim, a pessoa pode criar consciência corporal no dia a dia, ter mais qualidade de vida e prevenir o surgimento de patologias e lesões no corpo.


Quando e onde realizar exercícios para corrigir a postura?


Sempre que for possível. É possível realizar exercícios simples para corrigir a postura na sua casa. O ideal é que a pessoa faça os exercícios diariamente ou, pelo menos, três vezes na semana. Não é preciso ir até uma academia ou sessão de fisioterapia.


Se você já faz atividades físicas, você pode incluir os exercícios na sua rotina de treino, se ainda não faz inclua os exercícios no seu dia a dia, transformando-os em um hábito diário.

Aliado aos exercícios, quais técnicas de terapia manual podem ajudar a corrigir a postura?


A quiropraxia, que faz o reposicionamento das articulações, e principalmente, o alinhamento postural. Durante a sessão de alinhamento postural, nós realizamos a manipulação com manobras voltadas para a melhora da postura, o que potencializa os resultados.

Outra boa técnica é a liberação miofascial, que gera bons resultados quando associada a outras técnicas. Usar essas três técnicas em conjunto é o combo perfeito para manter o corpo alinhado, uma boa postura, sem dores, se tensão e muita qualidade de vida.


O alinhamento postural ajuda a melhorar a postura?


Sim, o alinhamento postural é a técnica mais eficaz para a melhora da postura. Com uma única sessão, o paciente já consegue perceber resultados muito expressivos, porque é uma técnica que desenvolvemos voltadas para a melhora da postura.


Além dos exercícios, outra boa dica é criar o hábito de praticar exercícios físicos, o que também pode ajudar na melhora da postura. E claro, como falamos no artigo, fazer sessões de técnicas como o alinhamento postural é uma maneira de complementar esse cuidado e criar consciência corporal para a manutenção de uma boa postura.


Quer fazer uma sessão de alinhamento postural? Marque uma avaliação com um de nossos profissionais clicando no botão abaixo! Venha recuperar a sua qualidade de vida com a gente!



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