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5 Exercícios para postura que você deve acrescentar na Musculação

Atualizado: 27 de nov. de 2023

A má postura pode causar diversos problemas de saúde na coluna e demais articulações do corpo. E isso pode se agravar ainda mais com a prática de musculação. Dores na lombar, nas costas, no pescoço são comuns para aqueles que fazem os movimentos errados rotineiramente.


Então, para ajudar a corrigir a postura, viemos trazer cinco exercícios bem fáceis e funcionais que podem ajudar a corrigir a postura durante a musculação. Vale frisar ainda que ter uma postura correta não é importante apenas para a evitar dores em articulações e tensões, mas para o corpo como um todo, ajudando a evitar lesões e melhorar a digestão, por exemplo.

A musculação ajuda na correção da postura?

Conversamos com a fisioterapeuta Carolina de Almeida, da Clinic Advance, e segundo ela a musculação pode ajudar bastante na correção da postura porque quanto mais os músculos são fortalecidos, maior é a sustentação do corpo. E isso por si só ajuda a corrigir a má postura por meio de exercícios que visem o fortalecimento dos músculos.


Se pararmos para reparar, muitos movimentos que fazemos de forma errada no dia a dia, são corrigidos durante a musculação. Isso porque o alinhamento correto é importante para que os exercícios sejam feitos corretamente e os resultados apareçam.


Com a frequência da atividade, a tendência é que o corpo naturalize estes movimentos, ajudar a acertar a postura. O ato de sentar-se com a coluna ereta, de jogar os ombros para trás e abrir o peitoral, por exemplo, são movimentos comuns que podem se tornar comuns com a prática de musculação.


Confira a nossa lista de cinco exercícios importantes para a postura durante a musculação:


5 exercícios para você fazer na musculaçao
Alongamentos por Clinic Advance

Alongamento

Durante o alongamento, realizamos exercícios simples que auxiliam na melhora da nossa postura. Devido aos seus excelentes benefícios para o corpo, o alongamento, principalmente no pós-treino é muito indicado por personal trainers.


Um movimento de alongamento bom para a postura é o alongamento rente à parede, onde a pessoa apoia as costas contra a parede e joga os ombros para trás, mantendo a coluna ereta e permanecendo nessa posição por alguns minutos ou segundos.


Entre os principais benefícios, os exercícios de alongamento ajuda a aumentar a flexibilidade, descomprime os músculos e alivia as dores nas articulações.

Abertura de peito

A abertura de peito ajuda a jogar os ombros para trás e abrir o peitoral, fazendo com que a pessoa fique com a coluna ereta. Em muitos casos, o ideal é que a pessoa utilize um bastão ou algum apoio entre os braços e as costas para manter a posição correta.


Esse exercício é importantíssimo para quem deseja corrigir a postura da parte superior. Carolina acrescenta que tanto no alinhamento postural como na prática de musculação, esse movimento é importante para ajudar a fortalecer a musculatura das escápulas e alinhar a postura.


Remada

A remada é um movimento clássico da musculação. Existem várias formas de fazer este exercício, no mais comum deles, a pessoa fica sentada com os joelhos semiflexionados e com os braços abertos puxa a barra em direção ao peitoral.


Esse movimento ajuda a corrigir a postura, se feito corretamente, além de fortalecer os ombros. O exercício é mais um que ajuda no alinhamento da parte superior, naturalizando a posição dos ombros na postura do dia a dia.


Abdominal

O abdominal é um exercício bastante popular e possui diversas formas para ser feito. Em sua versão mais comum, o abdominal 90°, a pessoa fica deitada de costas, sobe o tronco e tentar encostar o peito nos joelhos.


Esse exercício fortalece o abdômen que é o centro de tudo, ajudando-o a suportar o peso do tórax, alivia dores na lombar e é essencial para alinhar o quadril.


Puxada frontal

Na puxada frontal, a pessoa fica sentada no aparelho e puxa a barra em direção aos ombros. Esse exercício ajuda a abrir o peitoral, fortalecer a musculatura das escápulas, corrigindo a postura.


Por que ter uma boa postura é importante para a musculação?

Carolina ressalta que quanto mais alinhado o corpo da pessoa tiver, menos sobrecarga sofrerão as articulações, tendões e ligamentos durante a atividade.


Quanto mais alinhado o corpo da pessoa tiver, menos sobrecarga sofrerão as articulações, tendões e ligamentos durante a atividade. É muito importante que a pessoa tenha atenção a postura para não se lesionar durante os exercícios.

Ela explica que na musculação é muito importante que a pessoa tenha atenção a postura para não se lesionar durante os exercícios.


Ao colocar muita carga nos aparelhos e fazer os movimentos da maneira errada continuamente, a pessoa tende a desenvolver problemas mais sérios na coluna como a hérnia de disco, por exemplo. A postura é muito importante para prevenir qualquer tipo de problema nas articulações, ligamentos e tendões, completa Carolina.


Além dos exercícios de postura na musculação, realizar sessões de alinhamento postural também pode ajudar bastante a potencializar os resultados da academia. Dessa maneira, um praticante de musculação pode facilitar a realização de movimentos mais difíceis adotando uma postura correta de forma natural.


Quem está querendo colocar o “projeto verão” para frente em 2021, tem que se preocupar bastante com a correção da postura para obter os resultados desejados. O ideal é se atentar a cada movimento e contar com ajuda de profissionais especializados para garantir a eficácia do treinamento.


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