top of page
Buscar
  • Foto do escritorJorge Carvalho

5 exercícios de alongamento para fazer no dia a dia


casal fazendo exercícios de alongamento

A prática de exercícios de alongamento é muito importante para garantir maior relaxamento e menos tensões musculares no dia a dia. Com isso, é importante entender que o alongamento é uma prática que deve ir muito além do que uma forma de preparação para atividades físicas.


A maioria das pessoas só lembra de fazer exercícios de alongamento antes de começar uma caminhada ou corrida, ou ao chegar na academia. Mas o mais indicado é realizar exercícios de alongamento diariamente, em vários momentos do dia, para ajudar o nosso corpo a relaxar. Isso traz diversos benefícios e garante que teremos menos probabilidade do surgimento de dores no corpo.


Para entender melhor como o alongamento pode nos ajudar no dia a dia, conversamos com o fisioterapeuta Pedro Henrique de Medeiros, que nos ajudou a compor este artigo.


Qual é a importância do alongamento no dia a dia?

“Hoje em dia, tendo em vista, que temos inúmeros motivos para termos tensões no dia a dia, o alongamento ajuda a aliviar as tensões. A partir do momento em que fazemos exercícios de alongamento, nós estamos afastando as fibras musculares, o que melhora a circulação e promove o relaxamento do músculo”, explica Pedro.


Desde o estresse e a ansiedade até a má postura comum no dia a dia, o que não falta são motivos para gerar tensões musculares. E o alongamento pode ser uma boa resposta para tudo isso. Diferente de outros exercícios, se feitos da forma correta, os exercícios de alongamento não provocam tensões nos músculos.


Até por isso, o alongamento é indicado antes da atividade física para que os músculos estejam mais flexíveis e relaxados, diminuindo as chances do desenvolvimento de tensão.


“Existem exercícios de alongamento para o corpo inteiro. Podemos alongar desde o pescoço até o nosso tornozelo. Muitos exercícios de alongamentos básicos, que podem ser feitos em casa, são muito indicados para aliviar as tensões na correria do dia a dia”, complementa Pedro.


E se você precisa de dicas, fizemos uma lista com 5 exercícios de alongamento para praticar no dia a dia:


Alongamento de panturrilha com elevação de calcanhar

Alongar a panturrilha é importante para a nossa mobilidade. Os músculos da panturrilha são responsáveis por absorver o impacto quando andamos ou corremos.


E para alongar é bem simples: fique em pé, apoie as mãos em uma parede, use a ponta dos pés para elevar o calcanhar e assim alongar a panturrilha. Se mantenha na posição por 10 segundos e repita o movimento algumas vezes.


Alongamento de coxa

O alongamento dos músculos da coxa é essencial antes e após atividades físicas. O exercício melhora a circulação sanguínea e previne cãibras durante atividades físicas mais intensas.


Veja como alongar a coxa: fique em pé com as costas ereta e as pernas juntas e alinhadas. Dobre uma das pernas para trás e com segure o seu pé por 1 minuto. Depois, repita o movimento com a outra perna.


Alongamento de pescoço

O alongamento do pescoço é muito importante para o nosso bem-estar no dia a dia. Além de prevenir problemas como o torcicolo, o exercício pode ajudar a diminuir tensões causadas pela má postura.


Entenda como alongar: Coloque a mão esquerda do lado direito superior da cabeça e puxe o lado esquerdo da cabeça em direção ao ombro. Segure por alguns segundos e volte a posição natural. Depois, repita o movimento inclinando o pescoço para o lado direito.


Alongamento de costas e coluna

O alongamento das costas e da coluna é muito importante já que a má postura e outros problemas afetam diretamente a região. Diversas patologias na coluna podem prejudicar bastante a sua qualidade de vida.


Veja como alongar: Fique na posição de quatro apoios e se esforce para encostar o queixo no peito e force as costas para cima. Permaneça na posição por alguns segundos.


Alongamento de quadril

O quadril é o centro do nosso corpo e por isso muito importante. Por isso, alongar a região é uma forma de trazer mais qualidade de vida, prevenindo tensões e patologias:


Veja como alongar: Deite-se de costas com os joelhos flexionados e braços esticados para os lados. Torça as duas pernas em uma mesma direção (para a direita ou esquerda) e mantenha cabeça, ombros e cotovelos apoiados no chão. Se mantenha na posição por alguns segundos e depois repita o movimento para o outro lado.


Qual é a importância do acompanhamento profissional nos exercícios de alongamento?

“O acompanhamento profissional é muito importante para que a pessoa realize os exercícios com a angulação, tempo e intensidade certas, garantindo os benefícios do movimento para o corpo e a prevenção de possíveis lesões e outros problemas. Nós sempre indicamos que a pessoa faça exercícios de alongamento com o auxílio de um fisioterapeuta ou educador físico”, afirma Pedro.


Na Clinic Advance, nós trabalhamos com exercícios de alongamento como complemento de diversos tipos de tratamentos na fisioterapia e no alinhamento postural. Quer ter acompanhamento para fazer o alongamento ou tratar tensões e dores? Marque uma avaliação com um de nossos profissionais, clicando no botão abaixo.





45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page