top of page
Buscar
  • Foto do escritorClinic Advance

Alinhamento postural para crianças: o que você deve saber

Atualizado: 27 de nov. de 2023




A maioria dos problemas musculares, de coluna e outras tensões são desenvolvidas ainda na infância.


Vemos nos últimos anos que há um crescimento no número de crianças com problemas na coluna. Isso é provocado pelo estilo de vida sedentária adotado pela maioria, que consiste no uso de equipamentos eletrônicos em posições corporais desajustadas.


Por isso, cada vez mais fisioterapeutas recomendam a busca pelo alinhamento postural ainda na infância.


Com o corpo em desenvolvimento, é muito mais fácil corrigir problemas de postura e evitar problemas no futuro quando se é criança.


Conversamos com a fisioterapeuta Carolina de Almeida, da Clinic Advance, sobre os benefícios e a necessidade do alinhamento postural para crianças, confira abaixo:


Crianças podem desenvolver tensões e dores nas articulações por conta de má postura?


“Com certeza! Hoje em dia as crianças carregam mochilas pesadas, ficam horas no celular, no computador ou jogando videogames durante várias horas, e fazem tudo isso em uma postura incorreta.”

Segundo a fisioterapeuta, as crianças acabam alterando postura, sobrecarregando os tendões e a musculatura, fazendo com que as articulações saíam do lugar e com desenvolvam problemas que vão se intensificar no futuro. “Com isso as crianças vão criando cada vez mais tensões, principalmente na parte superior como trapézio, cervical e ombros”, completa.


Alinhamento postural ajuda na formação da postura da criança? Essa prática desde a infância pode refletir em uma melhor postura na fase adulta?


“Sem dúvidas, quanto mais cedo nós começamos a acertar a nossa estrutura, mais fácil fica no futuro. As crianças ainda não possuem a estrutura óssea formada, então é muito mais fácil nós conseguirmos fazer as correções necessárias para que ela cresça com a postura correta do que fazer isto na fase adulta.”

Carolina explica que na Clinic Advance, eles costumam atender crianças a partir de 6 anos. “Então quanto mais cedo, a criança fizer o alinhamento postural, melhor! Ela terá menos predisposição a desenvolver patologias como a escoliose, por exemplo. Na infância é muito mais fácil corrigir os problemas de postura, para que a criança cresça com o corpo mais alinhado.”, completa.


Há alguma restrição na prática de alinhamento postural com crianças?


“Não há restrições, apenas evitamos se a criança tiver passado por uma cirurgia de coluna recentemente”

A fisioterapeuta explica que na Clinic Advance, os profissionais priorizam as crianças acima de 6 anos porque antes dessa idade as crianças não gostam de ficar muito tempo deitado de barriga para baixo, não consegue ficar quietinha na posição e isso dificulta a manipulação do alinhamento postural.


Carolina explica que a partir dessa idade, já é possível controlar as sessões, a criança já tem uma resposta melhor ao tratamento.


“É claro que a manipulação é bem mais leve, trabalhamos de acordo com a criança, buscando que o alinhamento postural também seja algo lúdico para ela.”

Quando os pais devem buscar o alinhamento postural para os seus filhos?


“O mais cedo possível. Existem muitos adultos que desenvolvem a escoliose quando criança. Então, se os pais percebem que a criança está crescendo torta, com o ombro mais baixo que o outro, que a coluna não está ereta e procurassem um profissional para fazer o alinhamento postural, muitas pessoas não iriam desenvolver esta e outras patologias.”

Ela complementa explicando que se os pais tivessem essa visão cedo e tivessem a orientação de um fisioterapeuta, muitos problemas relacionados a coluna seriam evitados no futuro.


Quais os benefícios do alinhamento postural em crianças?


“O alinhamento postural faz com que a pessoa cresça com a coluna mais ereta possível, evitando patologias na coluna no futuro. Faz com a criança cresça com uma postura melhor, com peitoral mais aberto e expandido, ombro mais para trás, o que também evita tensões e outros problemas musculares”

A fisioterapeuta ainda acrescenta que a prática de alinhamento postural para crianças ajuda no crescimento saudável e aumenta a qualidade de vida.


“Acredito que se todos procurassem o alinhamento postural quando crianças, acho que talvez, pelo menos, 60% da população não teria muitos dos problemas que tem hoje”
“A maioria das patologias da coluna e tensões musculares são desenvolvidos na infância e isso se intensifica na fase adulta. Por isso, é muito importante procurar um profissional logo quando criança porque será muito mais fácil fazer as correções necessárias para uma boa postura. E o resultado é muito mais rápido”

As dores nas costas é um problema que causa um impacto extremamente negativo na vida adulta. A prova disso é que segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a dor nas costas é a terceira principal causa de aposentadoria e a segunda maior causa de pedidos de licença no trabalho.


Com o alinhamento postural para crianças, muitas pessoas podem evitar a evolução de tensões e patologias e crescer com muito mais qualidade de vida. Dessa maneira, é possível crescer com a postura correta e não vivenciar problemas comuns na vida de muitos brasileiros.


Se você percebe que seus filhos estão com uma péssima postura, procure fisioterapeutas especialistas em alinhamento postural para corrigir os problemas e alinhar o corpo das crianças, será muito mais fácil trabalhar para uma coluna ereta na infância do que na adolescência ou na fase adulta.


Quer marcar uma sessão para o seu filho? Marque uma avaliação com um de nossos profissionais clicando no botão abaixo! Venha recuperar a sua qualidade de vida com a gente!





839 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page