top of page
Buscar
  • Foto do escritorClinic Advance

Benefícios do alinhamento postural para diminuir as dores nas costas?

Atualizado: 27 de nov. de 2023



As dores nas costas são um dos principais males que assolam os brasileiros no dia a dia. E o alinhamento postural pode ser a melhor alternativa para tratar não só as dores, como também corrigir a postura, evitando que estes problemas voltem a acontecer.


Para se ter uma ideia da gravidade deste problema no país, uma pesquisa do Hospital das Clínicas de São Paulo apontou que quatro em cada dez brasileiros tem dores nas costas.


Além disso, o estudo identificou que as dores nas costas são umas das principais causas de afastamento do trabalho. Em 2016, por exemplo, 116 mil brasileiros foram afastados de suas funções profissionais por conta desse problema.


Com o início da pandemia e a intensificação do trabalho em home office, as buscas por “dor nas costas” aumentaram em 76% entre os internautas brasileiros a partir de 26 de fevereiro de 2020, quando o primeiro caso de Covid-19 foi confirmado no país. A mudança repentina na rotina de trabalho implicou em uma adaptação que poucas pessoas estavam prontas para reagir.


Com todas essas questões em jogo, conversamos com a fisioterapeuta Carolina de Almeida, da Clinic Advance, para entender como o alinhamento postural pode ajudar para tratar as dores nas costas.


Quais são os principais benefícios do alinhamento postural para tratar as dores nas costas?

Carolina explica que muitas pessoas acham que dores crônicas se tratam com remédios ou com uma simples massagem e não é assim que funciona. Ela complemente ressaltando que com o alinhamento postural, é possível melhorar a postura, além de aliviar as dores.


“Nós conversamos com nossos pacientes, buscando entender não só os sintomas, mas principalmente a origem do problema. Nossa intenção é agir na causa da dor. Quanto se trata de dor crônica, por exemplo, é essencial descobrir a causa da dor e descobrindo a causa, o alívio das dores é uma consequência do tratamento”, destaca Carolina.


O alinhamento postural não é focado em aliviar tensões, mas em alinhar o corpo como um todo. Quando uma pessoa tem uma postura ruim, ela tem muito mais tendências a gerar tensões no dia a dia, completa.


“Quando uma pessoa faz uma massagem, por exemplo, ela pode até sentir aliviada no momento, ter uma melhora das dores, mas isso é apenas um paliativo. Se a pessoa continuar com uma postura errada, ela vai continuar gerando novas tensões e sofrendo com as dores”, afirma a fisioterapeuta, ressaltando a importância de corrigir a postura para aliviar as dores nas costas.


Como identificar se a dor nas costas é pontual ou crônica?

Carolina explica que as dores pontuais são dores que sentimos em momentos específicos durante um dia ou dores que passam após uma semana. As dores crônicas são as que persistem por mais de três meses.


Ela complementa ressaltando que é possível identificar dores crônicas em pessoas que tem algum tipo de lesão. “Quando a lesão se cura e as dores continuam, é sinal de uma dor crônica”, destaca.



A correção da postura ajuda a acabar com as dores das costas?

“A melhora da postura não é um fator único para acabar com as dores nas costas. Precisamos encontrar primeiro os fatores que causam essa dor nas costas. O que podemos dizer é que a correção da postura é um dos principais fatores para melhorar as dores nas costas”, reforça a fisioterapeuta.


Quais são os principais exercícios de alinhamento postural para diminuir as dores nas costas?

Indicamos sempre o alongamento, principalmente, nas regiões lombar, trapézio e cervical. Também realizamos exercícios posturais como a adução escapular e a rotação externa.


Estes exercícios ajudam a estabilizar o corpo, evitando a sobrecarga na coluna. Os exercícios de fortalecimento na região escapular, da região lombar e abdominal são essenciais para tratar as dores nas costas.


Para quem se interessou e quer mais dicas de exercícios para melhorar a sua postura, fizemos um artigo indicando cinco exercícios, como você pode ver clicando aqui.


Vale a pena focar no alinhamento postural para tratar as dores nas costas?

“Com toda certeza. Muitos dos nossos pacientes nos relatam que já fizeram algum outro tipo de tratamento como RPG, quiropraxia, pilates, entre outros, e continuam sentindo dores nas costas”, afirma Carolina.


Então, vale a pena focar no alinhamento postural porque ele traz várias técnicas em uma só, além de melhorar a dor, melhoramos a postura e fazemos tudo isso em uma técnica. Na minha opinião, o alinhamento postural é uma das técnicas mais completas para melhorar as dores nas costas, destaca. .


Com a rotina de home office e EaD adotada durante a pandemia, que deve permanecer mesmo após o controle do surto, contar com um tratamento especializado que ajuda a trabalhar a postura e alinhar todo o corpo é fundamental para o seu bem-estar.


O alinhamento postural é a melhor opção para quem busca resultados rápidos e mais qualidade de vida.


Quer marcar uma sessão de alinhamento postural? Marque uma avaliação com um de nossos profissionais clicando no botão abaixo! Venha recuperar a sua qualidade de vida com a gente!



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page