Benefícios da Ventosaterapia para reduzir dores musculares

A ventosaterapia tem se popularizado bastante nos últimos anos, sendo uma das técnicas mais utilizadas para o combate a dores e inflamações musculares.

Com fins de saúde e estéticos, o procedimento geram resultados instantâneos que podem ser potencializados com a combinação de outras técnicas de terapia manual.

Além de tratar dores e inflamações, a ventosaterapia é muito utilizada no tratamento da celulite, já que o aumento da circulação sanguínea e a eliminação de toxinas da pele diminuem o aspecto de casca de pele laranja.

Qual é a origem da ventosaterapia?

A ventosaterapia é procedimento milenar e tradicional de origem chinesa. O tratamento é aplicado com ventosas aplicadas na pele, que são feitas de vidro, silicone ou acrílico. Como uma espécie de cápsulas, as ventosas geram um vácuo capaz de dilatar vasos sanguíneos e melhorar a oxigenação dos tecidos.

O tratamento é realizado por um fisioterapeuta. O profissional indica o número de sessões e as indicações do tratamento com ventosaterapia, que também pode contar com a aplicação de outras técnicas de terapia manual e é realizado com base nas necessidades e limitações do paciente para maximizar os benefícios.

Para entender mais sobre a técnica, conversamos com a fisioterapeuta Carolina de Almeida, da Clinic Advance, que falou sobre o uso, recomendações e benefícios da ventosaterapia, confira a entrevista abaixo:

O que é ventosaterapia?

A ventosaterapia é uma prática da medicina tradicional chinesa, que trabalha com a aplicação de ventosas pelo corpo. A ventosa ela causa um vácuo por conta da sucção da pele, gerando uma pressão negativa e estimulando a circulação sanguínea.

Os chineses acreditam que a ventosaterapia auxilia na limpeza do sangue, eliminado todas as toxinas na região de aplicação. E isso aumenta a resistência imunológica, gera uma melhor oxigenação da pele e das células, o que promove o relaxamento corporal e mental no paciente.

A técnica pode ser aplicada de diversas formas e combinada com outras técnicas, de acordo com as necessidades do paciente.

Quando fazer uma sessão de ventosaterapia?

A sessão da ventosaterapia é recomendada quando o paciente estiver com alguma disfunção musculoesquelética. Então, quando o paciente sente alguma dor ou está com nódulos, pontos gatilhos ou com uma região do corpo muito tensionada, a ventosaterapia deve ser realizada.

Ventosa terapia pode ajudar a diminuir dores e tensões musculares?

Sim, através desse processo de vácuo que causaa eliminação de toxinas do sangue e a melhora da circulação sanguínea, a ventosaterapia pode ajudar a acabar com dores, tensões musculares, problemas reumatológicos, neurológicos ou vasculares. Para tudo isso, a técnica é muito eficaz. A tendência é que após uma sessão, a dor acabe ou diminua bastante sua intensidade.

Qualquer pessoa pode fazer uma sessão de ventosaterapia?

Há algumas precauções e contraindicações que devem ser observadas. Pessoas que possuem dermatite ou algum tipo de irritação na pele não podem fazer, por exemplo. Gestantes e pacientes com insuficiência cardíaca também não podem fazer de forma alguma.

Além disso, a ventosa não pode ser aplicada em ferimentos ou edemas na pele. Outra recomendação é que ao aplicar a ventosaterapia na região das costas, as ventosas devem ficar de 3 a 5 centímetros de distância da coluna.

Quais são os principais benefícios da ventosaterapia para os pacientes?

De acordo com a medicina oriental, os principais benefícios da ventosaterapia são a capacidade de regular a função nervosa, aumento da resistência do sistema imunológico, desintoxicação dos tecidos e purificação da pele, melhora a circulação sanguínea e auxilia na diminuição de processos inflamatórios e toxinas do sangue e da pele.

Em geral, uma sessão de ventosaterapia dura entre 5 e 15 minutos. O paciente fica deitado em uma maca para que o fisioterapeuta faça a aplicação das ventosas. Uma característica do procedimento são as marcas roxas que ficam na região em que as ventosas foram aplicadas, isso é algo normal!

O local do tratamento pode permanecer roxo e um pouco dolorido por algumas horas ou dias, mas isso é normal. Como as ventosas criam um vácuo, há uma concentração de sangue e aumento do fluxo sanguíneo ou causa a vermelhidão e marcas roxas na pele.

As marcas podem ser diminuídas com a diminuição da pressão da ventosa e a aplicação de óleo na pele. Além disso, o fisioterapeuta pode movimentar a ventosa constantemente para evitar as marcas. Após a sessão, o paciente pode realizar massagens na região para eliminar as marcas e as dores no local.

Na Clinic Advance, a ventosaterapia é uma técnica essencial no combate de dores e inflamações musculares. Aqui, aplicamos este procedimento em combinação com outras técnicas de terapia manual para potencializar os resultados.

Quer marcar uma sessão de ventosaterapia? Marque uma avaliação com um de nossos profissionais clicando no botão abaixo! Venha recuperar a sua qualidade de vida com a gente!