top of page
Buscar
  • Foto do escritorJorge Carvalho

O que são cãibras musculares?



Você já sofreu com cãibras a fazer exercícios ou simplesmente ao caminhar na rua? Provavelmente sim. Esse é um problema comum no dia a dia, principalmente de quem tem uma vida muito corrida. 


Aqui, vamos mostrar o que de fato são cãibras musculares, porque elas acontecem, suas principais causas, além de entender o melhor tratamento para prevenir e aliviar as cãibras no dia a dia. 


Para isso, convidamos a fisioterapia Carolina de Almeida Araujo, que nos ajudou a montar este artigo. Então, vamos lá descobrir tudo sobre cãibra muscular! 


O que são cãibras musculares? Quais são as principais causas?

“A cãibra muscular é o enrijecimento involuntário de uma musculatura. Então, as pessoas não têm controle, a cãibra acontece de forma abrupta, sem esperarmos por isso”, afirma Carolina. 


Dessa maneira, podemos entender a cãibra como uma espécie de contratura muscular. Geralmente, as cãibras são mais comuns nas pernas, mas podem acontecer em outros músculos do corpo. 


Nesse sentido, é importante entender que as cãibras musculares são multifatoriais, ou seja, podem surgir por diversos fatores. Conheça abaixo quais são as principais causas:


Uso excessivo do músculo 

“Uma das causas mais comuns é o excesso de uso da musculatura. Então, uma pessoa que faz musculação e treina os mesmos músculos por dois ou três seguidos, ou que joga futebol por horas, por exemplo, pode sentir cãibras porque está usando o músculo de forma excessiva”, explica Carolina. 


O uso excessivo do músculo em atividades físicas acaba causando cãibras por gerar uma tensão e cansaço no músculo. Isso favorece as contrações involuntárias causadas pela cãibra.

 

Desidratação 

“A cãibra pode ser causada por diversos motivos. A principal delas é ter uma musculatura desidratada; por isso, é importante que pessoas que sofram com cãibras frequentemente bebam bastante água”, afirma Carolina. A falta de hidratação adequada favorece o surgimento das cãibras musculares. 


Má circulação sanguínea 

Quem sofre com a má circulação sanguínea tem tendência a conviver com cãibras musculares. Isso acontece por que a má circulação faz com que a musculatura seja mais exigida na hora de se movimentar e isso causa mais contrações involuntárias do músculo, ou seja, causa cãibras. 


Má postura 

A má postura pode também ser uma das causas das cãibras. Se manter em uma mesma posição por muito tempo em uma postura errada favorece o surgimento das cãibras musculares. 


Carência de nutrientes e vitaminas 

“Outro motivo comum é a deficiência de alguma vitamina no nosso corpo; por isso, é importante realizar exames de sangue para identificar disfunções de vitaminas ou hormonais”, afirma Carolina. 


A dica é sempre manter uma boa dieta e hábitos saudáveis. Além disso, tenha acompanhamento nutricional e faça seus exames de rotina para garantir que está tudo em dia. 


Como aliviar as cãibras? 

Antes de falar sobre como tratar e prevenir as cãibras musculares, vamos te explicar o que fazer no momento da cãibra para aliviar seus sintomas. Mesmo que as cãibras possam desaparecer de forma espontânea, durante alguns segundos ou minutos, é importante saber como aliviar os incômodos de forma rápida e correta. 


No momento que sentir a cãibra, o ideal é que adote algumas dicas como massagear o local, alongar os músculos da região e aplicar uma compressa quente. Todos os métodos ajudam a soltar e relaxar a musculatura para aliviar a contração do músculo. 


Como fazer para tratar e prevenir cãibras musculares? 

Agora que você já sabe o que fazer ao sentir cãibras, também separamos algumas dicas de como tratar e prevenir as cãibras musculares, confira abaixo:


Alongamento 

Os exercícios de alongamento são muito importantes no dia a dia. É aconselhável que a pessoa os inclua na rotina e alongue os músculos após a realização de atividades físicas. Isso será importante para ajudar na flexibilidade e facilitar o relaxamento muscular após o uso mais intenso dos músculos. 


Aquecer antes de atividades físicas 

“Uma dica importante é aquecer antes das atividades físicas. Isso é bastante importante para diminuir as chances de ter cãibras após os exercícios”. Deixar o músculo aquecido é uma maneira de diminuir a chance de contrações involuntárias. 


Se hidratar bastante 

Já falamos aqui e reiteramos que a hidratação é muito importante para prevenir cãibras musculares. Por isso, busque criar o hábito de beber, pelo menos, dois litros de água por dia. 


Manter uma dieta equilibrada 

Ter uma dieta equilibrada é importante para regular os seus níveis hormonais e evitar a carência de nutrientes e vitaminas importantes para o nosso corpo. Uma alimentação saudável pode te ajudar em diversos aspectos, inclusive evitar cãibras musculares. 


Contar com o auxílio de um fisioterapeuta 

Com sessões de fisioterapia, é possível prevenir cãibras musculares. Dentro das técnicas aplicadas, a liberação miofascial é uma das mais indicadas para ajudar na soltura da musculatura e prevenir cãibras nas atividades do dia a dia. 


Quer marcar a sua sessão de liberação miofascial para prevenir cãibras? Faça uma avaliação com um de nossos profissionais. Agende sua consulta agora! 




12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page