Ciatalgia: Causas e Tratamento

Atualizado: 1 de dez. de 2023

Presente na vida de muitos brasileiros, a ciatalgia é uma dor bastante aguda no nervo ciático, o que causa em casos graves a perda de força nos membros inferiores. Estar atento as causas e aos sintomas é muito importante para diminuir os efeitos das dores nas costas e na coluna. Cuidar e tratar a ciatalgia é se preocupar com a sua qualidade de vida.

O que é ciatalgia?

A ciatalgia é uma dor que percorre toda a extensão do nervo ciático, o qual é o maior nervo do nosso corpo e vai da região lombar até os nossos pés. Com isso, a dor ciática começa na região lombar e pode irradiar para as pernas e pés.

As causas e sintomas da ciatalgia variam de pessoa para a pessoa. Em casos mais graves, a dor é bastante intensa e o paciente acaba tendo limitações de movimentos, tendo dificuldades, por exemplo, para se inclinar ou mesmo caminhar, ou correr. Em algumas situações, até mesmo tossir e espirrar pode ser algo muito incômodo para pessoas com ciatalgia.

Principais causas da ciatalgia

· Hérnia de disco: a principal causa para a ciatalgia é a hérnia de disco lombar, que acontece quando os discos ao redor das vértebras se projetam para fora e começam a pressionar o nervo ciático.

· Espasmos musculares: outra causa são os espasmos musculares na região das costas, o que pode causar dor intensa na região e causar a dor no ciático.

· Espondilolistese: A espondilolistese é uma condição em que uma das vértebras da coluna sai do lugar, o que pressiona o nervo ciático e causa dor.

· Síndrome de piriforme: a síndrome da piriforme se caracteriza como o aperto do músculo piriforme, localizado na região das nádegas e isso também pode causar a dor ciática.

Principais sintomas da ciatalgia

· Dor intensa e contínua: um dos principais sintomas da ciatalgia é a dor, que pode irradiar na região lombar, nos glúteos e até nas pernas. A dor pode variar de intensidade, piorando com o tempo e se instalando de forma contínua na região.

· Fraqueza nas pernas: quando a dor ciática começa a irradiar para as pernas, os pacientes acabam sentindo uma fraqueza nas pernas, o que traz dificuldade para a movimentação no dia a dia.

· Formigamento e dormência: outros sintomas bastante comuns são o formigamento e a dormência na região da lombar e pernas. Isso causa uma sensação de queimação e até a perna de sensibilidade nas pernas.

Como tratar a ciatalgia?

A fisioterapia é uma das grandes aliadas para o tratamento e prevenção da ciatalgia. Além da fisioterapia convencional, técnicas de terapia manual como o alinhamento postural são ótimas opções para tratar a dor em sua origem.

Vale frisar que a inflamação do nervo ciático pode ser revertida ou controlada com a fisioterapia. E com o alinhamento postural, técnica em que a Clinic Advance é pioneira, o paciente pode ter uma excelente e rápida melhora nas dores no ciático.

A ciatalgia é uma condição que afeta bastante a qualidade de vida dos pacientes; por isso, é muito importante buscar a ajuda de um fisioterapeuta para reverter o problema. Com a fisioterapia, é possível tratar e prevenir o retorno de dores no ciático, tratando suas causas e aliviando os seus sintomas.

Tem diagnóstico de ciatalgia e precisa se tratar? Marque uma avaliação com um de nossos profissionais clicando no botão abaixo! Venha recuperar a sua qualidade de vida com a gente!