top of page
Buscar
  • Foto do escritorClinic Advance

Como a bota de compressão pneumática acelera a recuperação muscular

Atualizado: 23 de nov. de 2023




As botas de compressão pneumática já fazem parte da rotina de atletas de alto rendimento e estão se popularizando entre pessoas comuns.


Com o aumento do número de pessoas praticando atividades físicas, a incidência de lesões e dores musculares também crescem e isso faz necessário o uso de aparelhos que possam acelerar a recuperação muscular.


Botas de compressão pneumática fazem parte da vida de atletas de alto rendimento.


Na vida de atletas, as botas de compressão pneumática são usadas no pré e pós-treino e durante as competições. Uma rotina de treinos intensa e a necessidade de atingir o extremo em provas e jogos faz com que muitos atletas se lesionem com mais facilidade e as botas conseguem diminuir as chances de dores e lesões mais graves.


Para administrar uma rotina intensa de treinos e competições, atletas de alto rendimento dos mais variados esportes contam com botas de compressão pneumática. Esses equipamentos são comuns em clubes de futebol e de basquete. Também fazendo parte da rotina de atletas de outras modalidades esportivas como ciclismo, atletismo e natação.


Por que fazer recovery com as botas de compressão pneumática é bom? (inclusive para pessoas comuns)


Fazer o recovery ou recuperação física, em português, com as botas de compressão pneumática é essencial para o bem-estar e a qualidade de vida de atletas profissionais e amadores. Ter uma resposta rápida na recuperação muscular é importante para uma rotina de treinos intensos.


Seja para atletas ou pessoas comuns que praticam atividades físicas mais intensas, o recovery com botas de compressão pneumática é uma ótima forma de acelerar a recuperação muscular para que a pessoa se sinta disposta para realizar as demais atividades do seu dia a dia.


Conversamos com o fisioterapeuta Pedro Henrique de Medeiros, da Clinic Advance, que nos falou sobre o funcionamento, os benefícios e as principais características das botas de compressão pneumática. Confira a entrevista abaixo:


O que são botas de compressão pneumática?


As botas de compressão pneumática são aparelhos que fazem a compressão das pernas e possuem diversas finalidades. Esse equipamento já é utilizado há bastante tempo em clubes de esportes de alto rendimento como futebol e basquete, mas hoje já são comuns em clínicas e consultórios, além de ser possível encontrar modelos de uso doméstico.


Para que as botas de compressão pneumática servem?


As botas de compressão pneumática servem para as duas pernas. Elas são usadas simultaneamente nas duas pernas e trabalham no sentido distal para proximal, ou seja, ela começa a compressão pelos pés e vai subindo até as coxas.


Isso gera um aumento da circulação sanguínea, funcionando como uma espécie de drenagem, promove relaxamento, diminui inchaços e passa uma sensação de corpo e pernas mais leves para o paciente.


Como as botas de compressão pneumática funcionam? Quando elas devem ser usadas?


Como falei acima, elas funcionam no sentido distal para proximal. O ideal é que os pacientes usem a bota entre 10 e 40 minutos, não mais do que isso. As botas de compressão pneumática podem ser usadas após a prática de esportes ou atividade física de qualquer intensidade.


O principal objetivo do aparelho é promover relaxamento em quem pratica atividades físicas e sofre com forte tensão muscular nas pernas. Além disso, as botas podem ser usadas com outras finalidades como, por exemplo, gerar relaxamento muscular, diminuir inchaços e fazer a drenagem das pernas.


Como as botas auxiliam atletas na recuperação muscular após treinos e competições?


As botas auxiliam por conta da compressão. Quando fazemos uma compressão é como se fizéssemos uma massagem no local. Então, as botas trabalham isso no músculo, promovendo o aumento do fluxo sanguíneo e isso faz com que o atleta tenha uma melhora notável em sua recuperação muscular após treinos e competições.


E, além disso, as botas também podem ser usadas para preparar o competidor para seus próximos desafios no esporte.


Quais são os principais benefícios das botas de compressão pneumática?


Os principais benefícios das botas de compressão pneumática são a diminuição das dores com a promoção do relaxamento, aumento da circulação sanguínea, diminuição de inchaços por conta da drenagem e a sensação de bem-estar e mais qualidade de vida.


Ao contrário do que muitos imaginam, as botas de compressão pneumática não são utilizadas apenas após competições. As botas fazem parte de toda a rotina do atleta, no pré e pós-treino.


Até mesmo para pessoas comuns, o uso contínuo após atividades físicas é muito importante. Dessa forma, as pessoas podem prevenir lesões e causar impactos positivos em sua rotina de exercícios.


A Clinic Advance utiliza as botas de compressão pneumática para recuperação muscular dos pacientes. O procedimento é combinado e alinhado com técnicas de terapia manual que conseguem eliminar dores, tensões musculares e fortalecer músculos para otimizar a prática de atividades físicas.


Quer saber mais sobre as botas de compressão pneumática? Marque uma avaliação com um de nossos profissionais clicando no botão abaixo! Venha recuperar a sua qualidade de vida com a gente!



327 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page