top of page
Buscar
  • Foto do escritorClinic Advance

Como a Quiropraxia pode melhorar o bem-estar geral

Atualizado: 23 de nov. de 2023




As dores nas costas são um problema que afetam a vida de muitos brasileiros. A quiropraxia é uma técnica de terapia manual, muito utilizada por fisioterapeutas para eliminar dores e promover qualidade de vida para os pacientes.


Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 16% da população ativa sofre com o problema de forma recorrente. Ao longo da vida, as estatísticas do instituto apontam que 8 em cada 10 pessoas no Brasil enfrentarão dor nas costas em algum momento da vida.


Além disso, as dores nas costas são a principal causa de incapacidade profissional no país. Para entender melhor como a quiropraxia pode ser uma aliada no combate as dores nas costas e melhorar o bem-estar geral de pessoas, conversamos com o fisioterapeuta Pedro Henrique de Medeiros, da Clinic Advance, confira a entrevista abaixo:


Como funciona o tratamento da quiropraxia?


A quiropraxia é uma técnica muito ampla e pode ser aplicada de diversas maneiras. Nós da Clinic Advance, gostamos de associar a quiropraxia com outras técnicas de terapia manual.


Nós realizamos a quiropraxia, o qual é a manipulação dos estalos das articulações de todo o corpo, aliado a outras técnicas como liberação miofascial, a ventosaterapia, o agulhamento, a eletroestimulação, entre outras.


A combinação de técnicas é muito eficaz, principalmente quando o paciente está muito rígido. E aí quando fazemos a manipulação, ele acaba tendo limitações em seus movimentos, com isso a partir do momento em que a gente solta a musculatura, ele ganha essa amplitude para podermos fazer a manipulação da quiropraxia de forma mais eficaz e saudável.


Dessa maneira, conseguimos diminuir os riscos e potencializar os benefícios da técnica, proporcionando qualidade de vida ao paciente.


O que pode ser tratado com a quiropraxia?


A quiropraxia pode tratar diversas patologias, não sendo apenas recomendada no tratamento de dores, mas também de forma preventiva. É possível tratar com a quiropraxia qualquer tipo de dor, auxiliar no tratamento de doenças na coluna como artrose, hérnia de disco, entre outras patologias.


A quiropraxia consegue ajudar em toda patologia que causa a compreensão de um nervo, a ajudando na promoção de qualidade de vida para a pessoa. Qualquer tipo de dor pode ser tratada com essa técnica.


Aqui na Clinic Advance, nós falamos que o ideal não é buscar ajuda apenas quando já se está com algum problema e sim fazer o acompanhamento preventivo para que as dores não venham com tanta frequência e tenham menor intensidade.


Quais são os principais benefícios da quiropraxia para a qualidade de vida?


Falando de qualidade de vida, o principal benefício é que a pessoa sente o corpo mais leve. Existem diversos tipos de tensões que acometem o nosso corpo que acontecem por diversos fatores.

Um fator bastante comum é o fator psicológico causado pelo estresse, pela ansiedade, pela má qualidade de sono e tudo isso causam dores e tensões musculares. É importante frisar que o físico e o psicológico estão diretamente interligados, então uma coisa leva a outra.


O estilo de vida que a pessoa leva também influencia no surgimento de dores e tensões. Se a pessoa é sedentária, ela sentirá dores no corpo por não se movimentar. Se a pessoa é fisicamente ativa, ela sentirá dores devido à frequência de exercícios. Se a pessoa trabalha sentada por muitas horas em uma má postura, também gera dores.


Todos esses problemas tem base no padrão de vida que a pessoa leva, podem influenciar em tensões musculares e articulares que prejudiquem a sua qualidade de vida. Então, a quiropraxia ajuda a eliminar dores e tensões, fazendo com que a pessoa se sinta mais leve, tenha mais disposição para o convívio social e possa exercer sua rotina com mais qualidade.


Com que frequência, o paciente deve realizar sessões de quiropraxia para melhorar o bem-estar?


Não existe um padrão, nesse caso não há receita de bolo, cada pessoa é diferente uma da outra, por mais que pratiquem as mesmas atividades, o corpo de cada um reage de uma forma diferente. Então, o ideal é que o tratamento seja individualizado, de acordo com as necessidades do paciente.


Agora, falando de modo geral, o ideal é que o paciente faça sessões de quiropraxia, pelo menos, duas ou três vezes no mês para conseguir tratar patologias ou fazer o acompanhamento preventivo com eficiência.


Como vimos ao longo do artigo, a quiropraxia é uma técnica de terapia manual poderosíssima que apresenta resultados rápidos na promoção de qualidade de vida. Na Clinic Advance, os benefícios da quiropraxia são potencializadas com a combinação de diversas técnicas, aplicadas de acordo com o quadro do paciente.


Se você quer se sentir bem e estar sempre disposto para realizar as suas atividades do dia a dia, procure a Clinic Advance. Quer agendar uma sessão de quiropraxia? Marque uma avaliação com um de nossos profissionais clicando no botão abaixo! Venha recuperar qualidade de vida com a gente!




341 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page