top of page
Buscar
  • Foto do escritorJorge Carvalho

Como aliviar dores nas pernas?

Atualizado: 23 de nov. de 2023


Conheça as melhores formas para aliviar as dores nas pernas.

Estamos lidando com rotinas cada vez mais cansativas e isso é um facilitador para o surgimento das dores nas pernas. Se você sente suas pernas cansadas e pesadas com frequência, fique bastante ligado! As dores podem ser cada vez mais intensas, limitar a sua mobilidade e até causar problemas mais graves como a trombose e as lesões musculares.


Aqui, vamos te ajudar a entender como ganhar qualidade de vida e ter meios para aliviar as dores nas pernas após um dia cansativo de trabalho ou depois de uma atividade física intensa. Para nos ajudar, convidamos o fisioterapeuta Pedro Henrique de Medeiros, da Clinic Advance, que nos explicou as principais causas e melhores tratamentos para as dores nas pernas.


O que pode causar dores nas pernas?

“Podem ser inúmeros fatores, depende muito da particularidade e do estilo de vida de cada indivíduo. É importante entender como é a rotina da pessoa para entender as origens das dores nas pernas”, afirma Pedro. Listamos algumas das principais causas das dores nas pernas, confira abaixo:


Má circulação

A má circulação é um dos fatores que podem causar as dores nas pernas. Esse problema é causado pela dificuldade da circulação de sangue nas veias. Em casos mais graves, o paciente pode desenvolver problemas como varizes e trombose venosa.


Dores e lesões musculares

“As dores musculares são uns dos principais motivos de dores nas pernas e podem acontecer por conta da fadiga muscular causada durante a prática de exercícios ou do encurtamento muscular, que é aquela tensão que limita a mobilidade das pernas. Ambos os fatores podem ocasionar câimbras”, explica Pedro.


A inflamação dos músculos acontece quando as fibras musculares se rompem. Isso gera dores e um enrijecimento muscular que diminui a mobilidade. Isso prejudica bastante a qualidade de vida, já que as dores costumam ser bastante incômodas e cada vez mais intensas.


Nervo ciático

“Também há a possibilidade de as dores nas pernas serem por conta de inflamação no nervo ciático, que começa na lombar, mas pode irradiar para as pernas”, afirma Pedro.


O nervo ciático é o principal nervo do nosso corpo e pode inflamar por conta de fatores como a má postura e o sedentarismo. Por percorrer da lombar até os nossos pés, em casos mais graves, as dores no ciático pode causar dores nas pernas.


Hérnia de disco

A hérnia de disco é outro problema grave na coluna que pode causar dores nas pernas. Esse problema se caracteriza como a compressão do nervo e em muitos casos altera a sensibilidade nas pernas, coxas e pés, causando dormência e formigamento.


Quais exercícios podem ajudar a diminuir as dores nas pernas?

“Como a maior parte das causas são de origem muscular, os exercícios mais indicados para as pernas são os exercícios de mobilidade e de alongamento, principalmente se a pessoa estiver sentindo muitas dores e muita rigidez muscular”, destaca Pedro.


Fizemos uma lista com alguns exercícios que você pode incluir na sua rotina para aliviar as dores nas pernas.


Alongamento

Os exercícios de alongamento para as pernas são importantes para fazer os músculos relaxarem. Confira alguns exercícios de alongamento abaixo:

  • Sente-se no chão e tente se curvar para tocar as pontas dos pés com os dedos.

  • Em pé, com as costas retas, dobre uma das pernas para trás e segure o pé com uma das mãos por 30 segundos.

  • Em pé, estique a perna mantendo o calcanhar no chão e se incline para tocar a ponta dos dedos dos pés com as mãos


Caminhada ou corrida

A caminhada ou corrida leve são bons exercícios de mobilidade para diminuir as dores nas pernas. A prática de exercícios ajuda na circulação e fortalece os músculos. A dica é começar bem leve, faça uma caminhada de poucos minutos no quarteirão da sua rua. E depois gradativamente vá aumentando o ritmo e a distância.


“Hoje em dia, é possível realizar os exercícios em casa. Agora, em casos mais complexos, é importante que a pessoa busque a ajuda de um fisioterapeuta para fazer os exercícios e o tratamento correto”, afirma Pedro.


Como a fisioterapia pode ajudar a diminuir as dores nas pernas?

“A fisioterapia pode ajudar o paciente a ter um acompanhamento de um profissional. Isso é importante para que o paciente faça os exercícios da forma correta para que ele tenha boas respostas em nosso corpo”, explica Pedro.


Além dos exercícios, a fisioterapia pode ajudar a aliviar as dores nas pernas de diversas formas. “Na Clinic Advance, nós podemos diminuir as dores nas pernas com as terapias manuais como a liberação miofascial para soltar a musculatura e a drenagem para diminuir o acúmulo de líquido na região”, destaca Pedro.


O uso de aparelhos também tem aumentado na fisioterapia. A bota de compressão pneumática, por exemplo, é um equipamento excelente para diminuir as dores nas pernas e acelerar a recuperação muscular. O aparelho é muito utilizado por atletas de alto rendimento, mas também pode ajudar pessoas comuns a se livrarem das dores nas pernas.


Precisa de ajudar para diminuir as dores nas pernas? Marque uma avaliação com um de nossos profissionais clicando no botão abaixo. Nossa clínica é referência em alinhamento postural e terapias manuais que podem te ajudar a recuperar qualidade de vida e a plenitude dos movimentos das pernas.




28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page