top of page
Buscar
  • Foto do escritorJorge Carvalho

Como desenvolver a consciência corporal?


Dicas para criar consciência corporal

As dores, tensões e lesões musculares e articulares são presentes na vida de muitas pessoas. Além disso, patologias da coluna e alterações posturais como a escoliose também incomodam muitas pessoas. E muito disso se deve a falta de consciência corporal. Saber reconhecer e observar o nosso corpo nos mais diferentes momentos é muito importante para a qualidade de vida. 


Desenvolver a consciência corporal é muito importante para criar a propriocepção, que é a habilidade de reconhecer onde está uma parte do nosso corpo sem precisar usar a visão. Quanto maior essa percepção, melhor será o controle sob o seu corpo e os movimentos realizados no dia a dia. 


Para entender melhor sobre os desafios e a importância de criar consciência corporal, convidamos o fisioterapeuta Pedro Henrique de Medeiros, da Clinic Advance, que nos ajudou a montar este artigo. Então, vamos lá! 


O que é consciência corporal? 

Podemos definir a consciência corporal como o conhecimento e domínio que temos sobre o nosso próprio corpo e os nossos movimentos. A interação mente e corpo unem a estimulação sensorial, cognitiva e física para a realização de movimentos com maior equilíbrio, coordenação motora e adoção de uma postura correta no dia a dia. 


Uma pessoa consciência corporal diminui a possibilidade do desenvolvimento de tensões e lesões e dores musculares, além de ter mais controle sobre a postura e mais equilíbrio para os movimentos diários. 


Com o desenvolvimento da consciência corporal, a pessoa consegue ter maior consciência sobre todas as partes do seu corpo, sem necessidade de se olhar, isso é importante para realizar movimentos corretos de forma automática. 


Como melhorar a consciência corporal?

Para desenvolver e aprimorar a consciência corporal, a pessoa precisa colocar o seu corpo em movimento e respeitar os seus limites. Nada melhor do que ter atenção ao seu próprio corpo e buscar ajuda profissional para ter maior controle sobre o próprio corpo. Confira abaixo nossas dicas para melhorar a sua consciência corporal:


Saia do sedentarismo 

“O primeiro passo para criar consciência corporal é sair do sedentarismo. A partir do momento em que a pessoa faz atividades físicas regulares, ela gera estímulos sensoriais e cria consciência corporal para executar os movimentos”, explica Pedro. 


Independente do exercício físico e de sua intensidade, fazer uma atividade física é crucial para aumentar a percepção sobre o corpo. Quando fazemos atividades físicas e contamos com ajuda de um educador físico, por exemplo, conseguimos entender a forma correta de realizar movimentos simples como se sentar, ficar em pé, flexionar os joelhos ou se agachar, por exemplo. 


Tenha atenção ao seu próprio corpo 

“Tentar se policiar para manter uma boa postura é muito importante. Ficar atento ao seu jeito de se sentar, buscar adotar uma posição correta para realizar as atividades do dia a dia é crucial para desenvolver a consciência corporal”, destaca Pedro. 


Se atentar aos movimentos cotidianos é importante para entender, inclusive, a origem de suas dores. As suas dores na lombar podem estar ligados a uma má postura na hora de se sentar, por exemplo. O desenvolvimento da cifose, popularmente conhecida como corcunda, pode estar ligado as horas que você passa olhando para o celular com a cabeça baixa e o pescoço projetado para frente. 


Saber identificar as posições ruins é muito importante para criar consciência corporal e adotar posições e movimentos corretos. Isso é essencial para diminuir as dores no corpo no dia a dia. 


Faça alinhamento postural 

O alinhamento postural é uma técnica de terapia manual que envolve diversos conceitos e tem como objetivo alinhar o corpo do paciente. Por isso, para melhorar a consciência corporal, realizar sessões de alinhamento postural é uma boa alternativa. 


“Muitas pessoas reclamam de uma postura com ombros projetados para frente, corcunda e outras alterações posturais e tudo isso pode ser corrigido com o alinhamento postural. Com o corpo alinhado é muito mais fácil melhorar a consciência corporal”, enfatiza Pedro. 


Quais os principais benefícios de criar consciência corporal? 

Desenvolver a consciência corporal traz diversos benefícios para a vida. Com maior consciência e domínio sobre o próprio corpo, a pessoa pode ter muito mais qualidade de vida e bem-estar no seu dia a dia. Para te ajudar a entender, listamos os três principais benefícios da consciência corporal, confira abaixo:


Equilíbrio e confiança para se movimentar 

“A consciência corporal ajuda a melhorar a coordenação motora para realizar atividades físicas e rotineira do dia a dia”, explica Pedro. Com maior consciência corporal, a pessoa adquire maior equilíbrio para se movimentar com mais confiança. 


Diminui chances de lesões, dores e alterações posturais no dia a dia

“Com consciência corporal, a pessoa consegue executar suas atividades rotineiras sem gerar compensações para o próprio corpo. Isso permite que a pessoa sofra menos com tensões e dores musculares, dores nas articulações e lesões por conta de atividades físicas”, afirma Pedro. 


Potencializar resultados de treinos 

Quem pratica atividades físicas de maior intensidade também se favorece muito da consciência corporal. Com maior coordenação motora e mais equilíbrio, a pessoa consegue realizar atividades físicas com maior intensidade da forma correta e isso potencializa os seus resultados com os treinos físicos. 


Quer criar consciência corporal? Faça uma sessão de alinhamento postural com a Clínic Advance! Marque uma avaliação com um de nossos profissionais clicando no botão abaixo! Venha recuperar a sua qualidade de vida com a gente! 



645 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page