top of page
Buscar
  • Foto do escritorClinic Advance

Como os jogadores tratam suas lesões

Atualizado: 23 de nov. de 2023



O futebol é um dos esportes mais populares do mundo, provavelmente o mais popular entre os brasileiros e isso faz com que muitos jovens brasileiros tenham o sonho de serem jogadores do futebol. A prática do futebol é marcada por exaustão muscular, contato físico e isso aumenta o número de lesões que jogadores possuem aos longos dos anos.


Lesões que acontecem, em sua maioria, nos membros inferiores e podem tirar jogadores de uma ou mais temporadas, e até abreviar a carreira. Nesse sentido, a fisioterapia é uma grande aliada junto a um conjunto multidisciplinar para prevenir e tratar lesões em jogadores de futebol.


Um estudo publicado recentemente avaliou o impacto financeiros das lesões durante cinco temporadas da Premier League, primeira divisão do futebol inglês. Segundo os dados, cada equipe gasta cerca de 45 milhões de libras (cerca de 288 milhões de reais) por temporada com lesões, uma perda bastante significativa.


Pela avaliação, a estimativa é de que a perda de jogadores faça equipes perderam cerca de 36 milhões de libras em relação à classificação nos campeonatos e outros 9 milhões relacionados a salários e benefícios pagos a jogadores lesionados.


Com isso, nos últimos anos o investimento em infraestrutura para prevenção e tratamento mais eficaz das lesões tem crescido em clubes de todo o mundo. Tecnologia de ponta e profissionais capacitados como ortopedistas, fisioterapeutas, nutricionistas, preparadores físicos e outros são considerados importantíssimos para o desempenho dos jogadores nas principais ligas do mundo.


Conversamos com o fisioterapeuta Pedro Henrique de Medeiros, da Clinic Advance, que nos apontou os principais benefícios da fisioterapia esportiva, explicou como se dá o tratamento preventivo e também estendeu os cuidados aos atletas amadores. Confira a entrevista:


O que é e quais são os benefícios da fisioterapia esportiva?


A fisioterapia esportiva trata de atletas que exercem atividade física em alta intensidade. Um jogador de futebol sempre vive no limite do corpo, sempre em paralelo à lesão. Com isso, a fisioterapia esportiva é importante para permitir que o atleta exerça sua função em sua totalidade.


Na fisioterapia esportiva, nós cuidamos de forma preventiva e tratamento de lesões de atletas profissionais, que vivem em função do esporte e buscam alcançar o mais alto rendimento. O acompanhamento fisioterapêutico é essencial para que ele consiga elevar e manter a sua performance.


Como a fisioterapia ajuda no tratamento de lesões?


A fisioterapia pode ajudar em qualquer tipo de lesão. Falando em esportes, hoje é impensável que um atleta profissional não tenha a fisioterapia em sua rotina. Independente do esporte, do sexo, da idade, contar com um fisioterapeuta é essencial para ter uma ação ativa na prevenção e tratamento de lesões.


Sem a fisioterapia, as lesões tendem a acontecer com mais frequência e vão atrapalhar o desempenho do atleta. Por isso, um fisioterapeuta é essencial para prevenir lesões, principalmente as que são mais frequentes no esporte praticado pelo atleta e a tratar as lesões que ele possa vir a ter, com o intuito de ajudar numa recuperação plena e rápida.


Qual é a importância da fisioterapia no processo de recuperação de lesões?


Basicamente, sem a fisioterapia o atleta não consegue se recuperar plenamente. O atleta precisa ter o apoio de uma equipe multidisciplinar com a presença de um fisioterapeuta, um médico, um nutricionista, um preparador físico, todos profissionais necessários para ajudar o atleta a atingir um alto rendimento e correr menos riscos de lesões.


O atleta vive sempre a um passo da lesão, então é essencial que o fisioterapeuta esteja em comunicação com os outros membros da equipe multidisciplinar e possa desenvolver ações para a recuperação da lesão. O tratamento é importante para a recuperação plena, fazendo com que o atleta volte a exercer suas atividades normalmente e não tenha reincidência da mesma lesão.


Atletas amadores também estão sujeitos a lesões?


Com certeza! Um atleta profissional tem um respaldo médico e fisioterapêutico, já um atleta amador não tem. Na minha visão, o atleta amador está mais propenso a desenvolver uma lesão do que o atleta profissional.


Muitas das vezes, o atleta amador faz atividades físicas com a mesma intensidade de um profissional e não possui nenhum tipo de suporte médico. E aliado a isso, o atleta amador não vive do esporte, não podendo ter todo o seu tempo disponível para a prática de atividades físicas.


A fisioterapia também trata e previne lesões em atletas amadores?


Não só em atletas amadores ou profissionais, como em qualquer ser humano. O que tentamos implementar aqui na clínica é de que o corpo é uma máquina e sempre precisa de manutenção, é isso que passamos para nossos pacientes.


Independente do paciente ser um atleta profissional, amador ou não fazer atividade física frequente. A fisioterapia é de extrema importância na vida do ser humano.


A fisioterapia é um fator primordial no tratamento das lesões em atletas de futebol. A busca pelo alto rendimento, pela superação do seu limite físico é comum no esporte e essa preparação deve estar aliada a presença de um fisioterapeuta capacitado para auxiliar na prevenção e recuperação de lesões em jogadores.


Está a procura de fisioterapia esportiva? É jogador e precisa tratar ou prevenir lesões? Marque uma avaliação com um de nossos profissionais clicando no botão abaixo! Venha recuperar a sua qualidade de vida com a gente!



26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentarer


bottom of page