top of page
Buscar
  • Foto do escritorJorge Carvalho

Como tratar as dores musculares?

Atualizado: 23 de nov. de 2023


Entenda como tratar as dores musculares

As dores musculares são comuns na vida de muitos brasileiros. Com certeza, em algum momento de sua vida, você certamente já sentiu dores nos músculos do seu corpo. Em casos mais graves, as dores podem ser frequentes e intensas, o que traz a necessidade de um tratamento mais efetivo com um fisioterapeuta.


Uma pesquisa do IBOPE, em parceria com a marca Advil, realizada em 2019, mostrou que 63% dos brasileiros sofrem com dores musculares, pelo menos, uma vez a cada três meses. A maioria dos entrevistados disse sentir dores musculares constantes na sua rotina, o que mostra como o problema pode ser bastante preocupante.


Aqui vamos te ajudar a entender as causas, como prevenir e como tratar as dores musculares que surgem no dia a dia. E para isso, convidamos o fisioterapeuta Pedro Henrique de Medeiros, da Clinic Advance, para nos explicar ao longo do texto os motivos de sentirmos dores musculares com tanta frequência e o que podemos fazer para tratar o problema. Vamos lá!


O que pode causar as dores musculares?

“As dores musculares podem surgir de diversas formas. Na maioria dos casos, as dores estão ligadas a atividades físicas, o que pode causar problemas como a distensão e a contratura muscular, por exemplo”, explica Pedro.


A pesquisa do IBOPE mostra que o excesso da atividade física é o principal fator de dor muscular para 56% das pessoas. Dependendo da atividade realizada, é possível desenvolver dores musculares em praticamente todas as regiões do corpo, sendo mais comum as dores musculares nas pernas e nas costas.


O principal fator de dor muscular apontado na pesquisa foi a má postura. “As dores musculares também podem acontecer pelo fator da pessoa estar muito tensa ou por não manter uma postura adequada nas suas atividades do dia a dia. Tudo isso ajuda a desenvolver uma lesão muscular”, completa Pedro.


Quando a dor muscular é preocupante?

Provavelmente todos nós já sofremos com dores musculares ao longo da vida, mas quando dores tão comuns no dia a dia podem se tornar preocupantes? A dor muscular passa a ser preocupante quando ela acontece de forma constante e com cada vez mais intensidade.


É preciso ficar atento aos sinais de alerta das dores musculares e procurar ajuda médica. Separamos abaixo alguns sinais que alertam que a dor muscular já passou de algo normal e está diminuindo a sua qualidade de vida, confira abaixo:

  • Dores muito intensas: Quando você está sentindo uma dor muito intensa que te impede de realizar suas atividades diárias.

  • Dor muscular generalizada: Quando você está sentindo dores em várias partes do corpo e sem motivos aparentes.

  • Dor persistente: Quando a pessoa se encontra com uma dor muscular persistente e vem sofrendo com dores constantes a mais de duas semanas.

Como tratar as dores musculares?

O tratamento de dores musculares depende da causa e da intensidade da dor. Existem três formas de tratamento bastante comuns e indicadas por médicos e fisioterapeutas, confira abaixo:


Uso de remédios e pomadas

Os médicos costumam receitar medicamentos relaxantes musculares para aliviar dores mais intensas e constantes. Os medicamentos utilizados são analgésicos e anti-inflamatórios para ajudar a pessoa a sentir menor dor e a inflamação muscular diminuir.


Além dos medicamentos via oral, é comum também o receituário de pomadas aplicadas no local da dor com massagem para diminuir a inflamação nos músculos e a intensidade da dor.


Compressas de água quente ou gelo

Como um método de tratamento mais natural, as compressas de gelo e água quente também são recomendadas. Médicos recomendam a realização de compressas, dependendo da causa e do tipo de dor muscular. O tratamento tem o mesmo sentido do uso de remédios e pomadas, ajudar a relaxar os músculos e diminuir a inflamação.


Fisioterapia e terapias manuais

Agora se você quer deixar de sofrer com as dores musculares, buscar por um fisioterapeuta pode ser uma excelente alternativa. Isso porque, o tratamento das dores musculares na fisioterapeuta não visa apenas tratar a dor instalada, mas também prevenir o retorno dos incômodos.


Para isso, técnicas de terapia manual como a liberação miofascial são muito efetivas e apresentando resultados rápidos. Isso é fundamental para o paciente recuperar qualidade de vida.


“As terapias manuais ajudam porque geralmente são técnicas que relaxam a musculatura. E além do relaxamento da musculatura, trazem muitos outros benefícios como aumentar a circulação sanguínea e a eliminação de nódulos musculares que tensionam os músculos”, explica Pedro.


A Clinic Advance adota uma filosofia de tratamento e prevenção para dores musculares. O tratamento consiste não só em tratar a dor já existente, mas em outros pontos importantes para prevenir a volta das dores, como a correção postural e um acompanhamento ativo do paciente.


Trate suas dores musculares com a fisioterapia e recupere sua qualidade de vida! Entre em contato e faça uma avaliação na Clinic Advance, agende sua sessão, clicando no botão abaixo. Aproveite os benefícios de uma vida sem dores!




43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page