top of page
Buscar
  • Foto do escritorJorge Carvalho

Como tratar as dores nas pernas?


Mulher com dores nas pernas

As dores nas pernas são comuns no dia a dia de muitos brasileiros. Seja por conta do sedentarismo, pela prática intensiva de atividades físicas ou mesmo problemas como a má circulação, esse tipo de dor pode prejudicar bastante a nossa movimentação no dia a dia.


Quem convive com as dores nas pernas sofre com dificuldades para correr e caminhar e isso é bastante preocupante. E as dores podem ficar ainda piores, se não forem tratadas! Em muitos casos, as dores nas pernas acabam se tornando dores crônicas e até passíveis de intervenções cirúrgicas.


Para entender melhor como a fisioterapia pode ajudar a tratar as dores nas pernas, convidamos o fisioterapeuta Pedro Henrique de Medeiros, da Clinic Advance, que nos ajudou a montar este artigo.


Quais são as principais causas de dores nas pernas?

As dores nas pernas são multifatoriais e podem ter diversas origens. Fizemos uma lista abaixo com as quatro principais causas, confira:


Má circulação

A má circulação sanguínea é um problema que acomete milhões de pessoas ao redor do mundo. Esse problema se caracteriza como a dificuldade da circulação de sangue pelas veias e artérias por conta do acúmulo de placas de gordura nas artérias e perda de flexibilidade nos vasos sanguíneos.


Quem sofre com a má circulação geralmente sente muitas dores ao caminhar e uma sensação intensa de formigamento nas pernas.


Dores no nervo ciático

“A dor no nervo ciático é uma dor com origem na região lombar. E como maior nervo do nosso corpo, o ciático nasce na coluna e vai até o nosso pé, por isso muitas vezes as dores no nervo irradiam para as pernas”, explica Pedro.


Dores e lesões musculares

As dores nas pernas também podem ter origem em dores musculares causadas pelo sedentarismo ou por lesões causadas durante a prática de atividades físicas. “As dores musculares também são multifatoriais, mas geralmente surgem por conta de tensões musculares ou lesões durante atividades físicas. Nestes casos, lesões na panturrilha e no posterior da coxa são bastante comuns”, afirma Pedro.


Dores nas articulações

As dores nas articulações podem atingir o quadril, os joelhos e os tornozelos e isso causa dores e limitações nos movimentos das pernas. “As dores articulares são causadas por predisposição genética, pelo sedentarismo e a prática exaustiva ou que impacta as articulações”, ressalta Pedro.


“Falando dos pacientes que recebemos aqui na clínica, nós trabalhamos com bastante casos oriundos de dores musculares e articulares e dores no nervo ciático. E com isso trabalhamos o alinhamento postural e a fisioterapia para ajudar não só a aliviar, mas tratar e prevenir as dores”, complementa Pedro.


Como a fisioterapia ajuda a aliviar e tratar as dores nas pernas?

Diferente de outros tipos de procedimentos que se utilizam de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, a fisioterapia trata a causa do problema e previne o seu retorno. O tratamento fisioterapêutico pode mudar, de acordo com a origem da dor, mas parte do princípio de identificar a causa e tratar a raiz do problema.


“Em caso de dores articulares, por exemplo, nós realizamos a manipulação e a mobilização articular para lubrificar e diminuir a rigidez na região. Também trabalhamos com a eletroterapia para diminuir a inflamação, com exercícios de alongamento e fortalecimento para deixar a articulação sem sobrecarga”, explica Pedro.


O tratamento para dores de origem muscular também é bastante semelhante. Pedro destaca o uso das botas de compressão pneumática, que são equipamentos excelentes para promover a melhora da circulação sanguínea e linfática.


E no caso de dores no nervo ciático que irradiam para as pernas, Pedro também ressalta a importância de trabalhar com todas as técnicas citadas acima, além da possibilidade de ministrar a quiropraxia e liberação miofascial para auxiliar na descompressão do nervo.


“É importante frisar que a fisioterapia não ajuda só no tratamento, mas também trabalhamos na prevenção das dores. Aqui na clínica, nós realizamos sessões e indicamos exercícios para que os pacientes possam fazer em casa para prevenir o retorno das dores”, completa.


Alinhamento postural é a chave para tratar e prevenir dores nas pernas

“Em todas as lesões nas pernas das quais eu falei aqui no texto, nós usamos o conceito do alinhamento postural. Nós trabalhamos com o conceito de que o corpo é uma máquina. E nesse sentido, sabemos que a má postura é um problema comum no dia a dia e isso acaba desalinhando o nosso corpo e gerando sobrecargas em certas regiões como nas pernas”, explica Pedro.


O alinhamento postural traz consigo um conjunto de técnicas de terapia manual que auxiliam no tratamento das dores de qualquer parte do corpo. Esse método é o carro chefe da Clinic Advance, clínica de fisioterapia pioneira nesse procedimento no Brasil.


“Com o alinhamento postural, nós alinhamos o corpo e isso permite que as pessoas possam fazer suas atividades com maior segurança e tenham menor probabilidade de desenvolver dores ou tensões”, complementa Pedro.


Quer tratar as dores nas pernas? Marque uma avaliação com um de nossos profissionais, clicando no botão abaixo! Venha recuperar a sua qualidade de vida com a gente!



24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page