top of page
Buscar
  • Foto do escritorJorge Carvalho

Compressa quente ou fria: quando usar cada uma?


compressa quente ou fria

As compressas quente e fria são bastante usadas por pessoas de todas as idades. Elas fazem parte das indicações mais populares entre médicos e fisioterapeutas. E também da sabedoria popular. 


O combate de dores e tensões com compressas frias e quentes são uma forma de causar um alívio rápido das dores, diminuir inchaços, sendo uma boa opção para tratar rapidamente de uma lesão ou dor assim que ela surge. 


Para entender melhor quando usar cada tipo de compressa e quais são os seus principais benefícios e indicações, conversamos com o fisioterapeuta Pedro Henrique de Medeiros, da Clinic Advance, que nos explicou em mais detalhes e nos ajudou a montar este artigo. 


Quando usar a compressa fria e a compressa quente? 

A compressa quente pode ser feita com o uso de uma bolsa de gel térmica esquentada na água. Já a compressa fria pode ser feita com um pedaço de gelo enrolado em uma toalha e aplicada na lesão. 


E para não ter mais dúvidas de qual usar, listamos abaixo as principais indicações de uso de cada tipo de compressa e como fazê-las no dia a dia, confira:


Compressa quente


Dores musculares 

“Em caso de dores musculares, o mais indicado é usar a compressa quente. Geralmente, as dores musculares surgem por conta da má postura ou sobrecargas causadas no dia a dia”, explica Pedro. 


Torcicolos 

“Se a pessoa acorda com torcicolo porque dormiu de mal jeito, ela deve usar a compressa quente”, destaca Pedro. Outra indicação de uso da compressa quente é em caso de torcicolo. O uso da compressa ajuda a relaxar os músculos do pescoço e aliviar as dores. 


Como fazer a compressa quente? 

Para aplicar a compressa quente é bem simples, siga as dicas abaixo:

  1. Esquente uma bolsa térmica ou uma toalha molhada na água quente 

  2. Verifique se a temperatura não está muito quente, afinal você não quer queimar a sua pele. 

  3. Aplique a compressa na região da dor por 20 minutos


Compressa fria


Entorse de tornozelo

As principais indicações para o uso da compressa fria são as lesões traumáticas. Uma das lesões mais comuns é a entorse de tornozelo. “Quando torcemos o tornozelo, a compressa fira pode ajudar a diminuir as dores, reduzindo o inchaço e dando início ao tratamento da lesão com mais rapidez”, explica Pedro.  


Pancada/batida em alguma parte do corpo

Outro uso comum da compressa fria é nas batidas ou pancadas no dia a dia. “Quando uma pessoa se distrai e acaba batendo o joelho na quina da mesa de casa, por exemplo, ela deve aplicar a compressa fria para evitar hematomas no local”, afirma Pedro. 


Como fazer a compressa fria? 

Confira como aplicar a compressa fria:

  1. Use uma bolsa de gelo

  2. No caso de bolsa de gel térmica, deixe-a congelar no refrigerador para fazer a aplicação

  3. Aplique a compressa na região afetada por 20 minutos


Quais os principais benefícios da compressa quente ou fria? 


Os principais benefícios das compressas quente e fria vão de alívio das dores e tensões até o relaxamento muscular. 


“A compressa quente causa a vasodilatação no local aplicado. Isso aumenta o nosso fluxo sanguíneo e faz com que haja um alívio das dores. Quando aplicamos a compressa quente, nós causamos na região da aplicação um efeito de sauna. É comum, por exemplo, que depois de um banho quente, as pessoas fiquem mais relaxadas”, explica Pedro. 


“Já a compressa fria com gelo tem o efeito contrário. Em lesões traumáticas, quando aplicamos a compressa fria, nós causamos a vasoconstrição para evitar e combater a formação de hematomas. O gelo ajuda a diminuir as dores, hematomas, e dependendo da lesão, o inchaço depois de algumas aplicações”, complementa.


Confira abaixo quais são os principais benefícios das compressas quente e fria:

  • Alívio das dores e tensões

  • Relaxamento muscular 

  • Diminuição de inchaço e hematomas

  • Melhora a circulação sanguínea 


Como as compressas quente e fria são usadas na fisioterapia? 


“Nós usamos as compressas nos tratamentos para aliviar dores e causar o relaxamento muscular para aliviar tensões. Dessa forma, utilizamos as compressas em complemento ao tratamento com outros recursos como o alinhamento postural, a liberação miofascial, entre outros”, destaca Pedro. 


“Aqui na Clinic Advance, nós mesmos realizamos a aplicação da compressa nos pacientes. E claro, também explicamos aos pacientes quando usar cada tipo de compressa no dia a dia para aliviar as dores”, complementa. 


Como percebemos, a compressa quente ou fria é muito importante nos tratamentos de dores e tensões. Esse tipo de recurso é fundamental para iniciar um tratamento rápido para evitar problemas mais graves em caso de dores musculares e lesões traumáticas, por exemplo. 


Tem dores musculares ou sofreu uma lesão traumática? Agende sua consulta com um de nossos profissionais. Venha recuperar a sua qualidade de vida. 



32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page