top of page
Buscar
  • Foto do escritorJorge Carvalho

Corcunda no pescoço: como resolver?


corcunda no pescoço

A corcunda no pescoço é um problema bastante comum em muitas pessoas. Por conta da dependência de tecnologia, do sedentarismo e da falta de cuidado com a postura, esse problema pode surgir ao longo da vida e causar bastante incomodo. 


Por também afetar a parte estética, muitas pessoas procuram soluções para tentar reverter a corcunda e recuperar a autoestima. Além de, claro, deixar de sofrer com as tensões e dores musculares na região. 


Para nos ajudar a entender o que causa e como tratar a corcunda no pescoço, conversamos com o fisioterapeuta Pedro Henrique de Medeiros, da Clinic Advance, e conseguimos montar esse artigo. 


O que é a corcunda no pescoço? 

A corcunda no pescoço também pode ser chamada por hipercifose, que é uma condição em que a curvatura da coluna na região torácica (parte superior das costas) fica mais acentuada, com uma curvatura mais arredondada do que o comum. 


O que causa a corcunda no pescoço?

O surgimento da corcunda é bastante silencioso, e por não causa dor no início de sua formação, muitas pessoas acabam não dando importância. Mas com o tempo a corcunda tende a se acentuar cada vez mais e causar dores por conta do encurtamento muscular na região. 


Confira abaixo quais são as principais causas da corcunda no pescoço:


Má postura 

“A má postura é a principal causa da corcunda no pescoço. Então, manter uma postura errada no dia a dia tende a causar a corcunda com o passar do tempo. Ações comuns na rotina como dormir com travesseiro muito alto, passar muito tempo olhando para o celular com a cabeça baixa ou passar muito tempo em frente a TV, ou ao computador são potenciais causas do problema”, explica Pedro. 


Vale ressaltar que a má postura também está associada as tensões musculares, já que o corpo desalinhado gera sobrecarga em diversas partes do corpo, inclusive, na região torácica.


“Também vale dizer que além das dores e tensões causadas pela má postura e formação da corcunda no pescoço, o que além de incômodo corporal causa um incômodo estético, já que o problema fica cada vez mais visível”, complementa.  


Sobrepeso 

Geralmente, a corcunda no pescoço é mais visível em pessoas que estão acima do peso. O sobrepeso é comum em pessoas mais sedentárias, que também costumam a adotar uma má postura no dia a dia. Os problemas estão relacionadas e acabam agravando o problema da corcunda. 


É possível reverter a corcunda? 

“Sim, é possível! Recebemos vários pacientes com esse problema aqui na clínica. É possível ter bons resultados com um plano de tratamento que inclui sessões de fisioterapia, exercícios e criação de consciência corporal”, enfatiza Pedro.


A corcunda é reversível quando tratamento as suas causas. Já falamos bastante aqui no blog sobre os efeitos da má postura no dia a dia. Nesse sentido, a corcunda no pescoço é um dos malefícios causando pela falta de consciência corporal. 


Como corrigir a corcunda no pescoço? 

Bom, agora que você já sabe que a corcunda no pescoço é um problema que pode ser revertido, vamos te ajudar a buscar o melhor tratamento para a questão. Confira as nossas dicas abaixo:


Fisioterapia e alinhamento postural 

A correção dos desvios na curvatura da coluna na região torácica pode ser feita com a ajuda de um fisioterapeuta. E dentro do tratamento de correção, o alinhamento postural é um fator importante, já que é uma técnica que consegue alinhar o corpo e traz resultados rápidos. 


“Trabalhando com a quiropraxia e o alinhamento postural nós conseguimos reverter o processo de corcunda. Também fazemos a mobilização articular e aplicamos diversas outras técnicas para ajudar o paciente a ter mais amplitude de movimento e aliviar as tensões musculares”, explica Pedro. 


Consciência corporal 

Vale ressaltar que não basta apenas reverter o processo com a fisioterapia. Então, mesmo que a pessoa reverta a corcunda com a ajuda de um fisioterapeuta, ela não estará completamente livre do problema se não corrigir a sua postura no dia a dia. 


Então, para que a corcunda não volte no futuro, é importante ter um cuidado maior com a postura e criar consciência corporal no dia a dia. “Além das técnicas de terapia manual, nós passamos uma visão ampla sobre consciência corporal para que os pacientes possam adotar uma postura mais correta em suas rotinas”, explica Pedro. 


Exercícios de mobilidade e alongamento 

“Outro ponto importante para reverter a corcunda são os exercícios de mobilidade e alongamento. Estes exercícios podem ser feitos em casa pelo próprio paciente e nós fazemos a recomendação e o ensino para que a pessoa consiga fazer os exercícios corretamente sozinha”, explica Pedro. 


Os exercícios têm um papel importante para dar suporte a uma melhora na postura e manter as articulações mais lubrificadas e aumentar o fluxo sanguíneo para evitar as dores musculares e nas articulações. 


Sofre com a corcunda no pescoço? Venha recuperar seu bem-estar e sua autoestima com a gente! Agende sua consulta com um de nossos profissionais! 





598 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page