top of page
Buscar
  • Foto do escritorJorge Carvalho

Correção postural: como o alinhamento postural pode ajudar?

Atualizado: 23 de nov. de 2023


Entenda como o alinhamento postural pode ajudar na correção postural.

Ter uma boa postura é essencial para executar as atividades do dia a dia sem limitações. Por isso, investir em correção postural é fundamental para a nossa qualidade de vida. A má postura pode ser altamente prejudicial para o nosso corpo, possibilitando o surgimento de dores e patologias que podem afetar o nosso bem-estar.


O alinhamento postural é uma das técnicas utilizadas na Clinic Advance para a correção postural e ajuda não só a realinhar o corpo, mas também ajuda os pacientes a criarem uma consciência corporal.


Aqui, vamos te ajudar a entender como melhorar a postura e como a fisioterapia pode te ajudar nesse processo. Para nos ajudar nessa empreitada, conversamos com a fisioterapeuta Carolina de Almeida Araujo, da Clinic Advance. Então, vem com a gente!


O que é a correção postural?

A correção postural é composta por procedimentos e técnicas que visam alinhar a postura e trazer mais equilíbrio para o corpo. Por meio de exercícios e métodos, é possível ajudar pessoas a terem uma postura mais correta por meio da fisioterapia.


Como a fisioterapia auxilia na correção postural?

A fisioterapia é essencial para a correção da postura, sendo uma grande aliada de quem busca recuperar qualidade de vida e ter um corpo mais alinhado e equilibrado. “A fisioterapia convencional pode ajudar por meio de exercícios de alongamento, mobilidade e fortalecimento”, explica Carolina.


A Clinic Advance é uma clínica especializada no alinhamento postural, que é uma das melhores atividades para a correção postural. Os resultados são muito rápidos, o paciente pode notar uma grande melhora em sua postura após uma única sessão de alinhamento postural.

“No nosso trabalho aqui na Clinic Advance, aplicamos o alinhamento postural, que é uma terapia manual. Com o alinhamento postural, nós conseguimos manipular o corpo da pessoa, soltando toda a musculatura para que ela pare de ter tensões articulares e também manipulamos a estrutura óssea para que ela adote uma boa postura”, destaca Carolina.


Diferente da fisioterapia convencional, o alinhamento postural traz um resultado muito mais rápido. E ainda há o benefício de que a técnica dispensa o uso de equipamentos como o corretor postural. No alinhamento postural, o paciente cria uma consciência corporal para manter uma boa postura ao longo do tempo.


“Na Clinic Advance, começamos alinhando o quadril, que é a base do corpo, e com isso consequentemente a coluna fica mais alinhada. E depois também encaixamos o ombro para trás, expandimos o peitoral, dando a pessoa uma postura correta e uma consciência corporal. Tudo isso por meio de terapia manual com o alinhamento postural”, complementa Carolina.


Como a má postura pode afetar na qualidade de vida?

A má postura pode trazer diversas consequências para o nosso dia a dia. “Quanto mais a sua postura estiver errada, mais tensão e encurtamento você terá em várias partes do seu corpo. É importante entender que um corpo desalinhado acaba gerando sobrecargas em articulações, em tendões e em ligamentos”, explica Carolina.


Confira abaixo algumas das principais consequências da má postura para a sua qualidade de vida:


Dores em diversas regiões do corpo

Quando temos uma má postura, sobrecarregamos partes do nosso corpo. Isso faz com que comecemos a sentir dores em diversas regiões do corpo. Provavelmente, uma das causas ou a origem para suas dores na coluna, na cabeça, no pescoço ou na lombar é a má postura. Fique ligado!


Patologias e lesões

Ter uma má postura ao longo dos anos pode culminar em diversas patologias. Uma delas é a cifose, que é um desvio da coluna na região torácica, criando uma espécie de corcunda na região das costas. Outra patologia é a escoliose, que é um encurtamento lateral da coluna.


Quem tem uma má postura também tem mais chances de desenvolver a hérnia de disco. Além disso, a má postura também favorece o surgimento de lesões em diversas regiões do corpo, principalmente após exercícios físicos.


Quais os principais benefícios de corrigir a postura para a nossa qualidade de vida?

A boa postura traz diversos benefícios para a nossa rotina. “Corrigir a postura é essencial para que o nosso corpo não desenvolva compensações, esteja sempre alinhado. E dessa forma, é possível conviver sem dores e com mais qualidade de vida”, destaca Carolina.


Fizemos uma lista com os principais benefícios de corrigir a postura, confira abaixo:


Menos dores no corpo

Uma boa postura é essencial para manter o nosso corpo alinhado e não gerar sobrecargas articulares ou musculares. Com isso, a tendência é que a boa postura ajude e diminuir as dores pelo corpo.


Diminui as chances de contrair lesões e patologias

O corpo bem alinhado também diminui as chances de contrair lesões e patologias na coluna. Pessoas com boa postura geralmente são mais ativas e tem maior consciência corporal, o que favorece a realização das atividades do dia a dia sem gerar compensações no corpo.


Ajuda a melhorar o funcionamento do nosso corpo

A boa postura também favorece o funcionamento do nosso corpo. Isso porque com o corpo bem alinhado, o nosso organismo tende a funcionar melhor, a circulação sanguínea melhora e ajuda até no sistema respiratório, garantindo uma boa oxigenação nos pulmões.


Quer melhorar a sua postura? Marque uma avaliação com um de nossos profissionais clicando no botão abaixo! O alinhamento postural pode te ajudar a recuperar o seu bem-estar e qualidade de vida!




97 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page