top of page
Buscar
  • Foto do escritorClinic Advance

Dicas para aprimorar seu conhecimento na terapia manual

Atualizado: 27 de nov. de 2023




A terapia manual é um segmento importante na área da saúde, principalmente para tratamento de doenças ortopédicas. Como o nome já indica, essa técnica se utiliza das mãos de fisioterapeutas e terapeutas como única ferramenta para realizar os procedimentos.


As técnicas de terapia manual são conhecidas por proporcionar relaxamento e correção de problemas como dores e tensões em músculos e articulações do corpo. Na fisioterapia, existem diversas técnicas de terapia manual que são utilizadas e combinadas para potencializar os resultados do tratamento.


Essa é uma das ferramentas mais eficientes no meio da fisioterapia. Por isso, muitos profissionais da área buscam se especializar em técnicas de terapia manual para ampliarem o seu conhecimento e oferecem novos serviços a seus clientes.


Conversamos com o fisioterapeuta Pedro Henrique de Medeiros, da Clinic Advance, profissional especializado em alinhamento postural, técnica que se utiliza da terapia manual e ajuda a dar uma resposta rápida a diversos tipos de dores e patologias.


Pedro falou sobre os principais benefícios de se aprimorar na terapia manual, além de dar dicas de como buscar mais conhecimento na área. Confira a entrevista abaixo:




Quais são os benefícios da terapia manual para os pacientes?


Os benefícios da terapia manual para pacientes são promover o relaxamento e tratar dores. Com a terapia manual, nós conseguimos soltar a musculatura do corpo inteiro e conseguimos trabalhar diretamente no ponto da dor.


Com isso, podemos trabalhar para melhorar o problema do paciente, indo no ponto certo. Isso pode ser feito através da liberação miofascial, que é a soltura muscular, e a mobilização e manipulação articular, todas técnicas de terapia manual. Assim, conseguimos promover relaxamento e aliviar as dores do paciente.





Como um fisioterapeuta pode se capacitar em terapia manual?


O fisioterapeuta pode se capacitar em terapia manual através de cursos extracurriculares, depois da formação da faculdade. Na graduação aprendemos apenas o básico, por isso é preciso buscar por especializações posteriormente.


Também é importante ter um amplo conhecimento de anatomia porque em terapias manuais trabalhamos mexendo no corpo. E claro, estudar, sempre estudar! Quanto mais cursos o fisioterapeuta tiver melhor, mais capacitado ele se tornará para exercer a terapia manual.


É preciso sempre se atualizar fazendo cursos, lendo artigos científicos e revistas da área, vendo videoaulas, então a melhor dica é continuar estudando e se aprimorando sempre.




Quais são as principais técnicas de terapia manual?


Englobamos diversas técnicas de terapia manual no alinhamento postural, como a liberação miofascial, que é a liberação do músculo, sendo uma “espécie de massagem“, no qual trabalhamos em cima do músculo do paciente para aliviar tensões e dores.


E a terapia manual também engloba manipulações em articulações como a mobilização articular, que são movimentos leves com repetições, e a manipulação articular, que são movimentos rápidos na articulação que provoca um estalido.


Estas são as técnicas que uso na minha especialidade, o alinhamento postural, mas existem muitas outras técnicas de terapia manual que podem ser aplicadas por fisioterapeutas.



Como aprimorar o conhecimento em terapias manuais pode ajudar um fisioterapeuta?


O pessoal da área da saúde, não só fisioterapeutas, precisam estudar cada vez mais. A área da saúde consiste em atender pessoas e por isso é preciso sempre estar se aprimorando. Com a terapia manual não é diferente, quanto mais conhecimento melhor, conhecimento nunca é demais.


Além de fazer cursos e acumular certificados, o fisioterapeuta também precisa se aprimorar aprendendo na prática. Como costumo dizer, nenhum atendimento é igual. Aqui na Clinic Advance fazemos uma porção de atendimento por dia e a cada atendimento nós vamos aprimorando a nossa técnica.


Nenhum corpo é igual, isso é para sempre! Por isso, aprender na prática também é importante para se tornar um profissional mais completo e dominar as técnicas de terapia manual, oferecendo os melhores tratamentos para os clientes.



Por que fazer um curso de terapia manual?


Os resultados são muito rápidos. É muito melhor ir direto ao ponto e mexer com suas próprias mãos ou algum aparelho no paciente e ele apresentar melhora em seu quadro.

Por isso, a terapia manual é tão importante porque combinada com técnicas de cinesioterapia, que são exercícios de alongamento e fortalecimento, os resultados surgem muito rápido, o que mostra ao paciente a capacidade do fisioterapeuta.


Para profissionais da área, realizar cursos de terapia manual ajudam a ampliar o conhecimento e aumentar a credibilidade, além de ajudar na prática a acelerar a obtenção de resultados no tratamento com seus pacientes.


Como vimos, as técnicas de terapia manual tornam o trabalho do fisioterapeuta mais completo. Por isso investir na capacitação profissional nessa área é um passo muito importante para o crescimento profissional.


É importante acompanhar a evolução do setor da saúde, em que sempre novas técnicas e atividades se apresentam. Com isso, estudar e se capacitar nas diversas abordagens de terapia manual é uma maneira de se manter atualizado e preparado para atender os pacientes com excelência.


Quer aprender mais sobre terapias manuais? Entre em contato com a nossa clínica clicando no botão abaixo!


1.247 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page