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  • Foto do escritorClinic Advance

Dicas para quem pratica CrossFit

Atualizado: 27 de nov. de 2023


O crossfit ganhou muitos adeptos no Brasil nos últimos anos. Não à toa, surgiram muitos boxes e academias da modalidade no país. Diferente de musculação e exercícios aeróbicos, o crossfit chama atenção por oferecer resistência muscular e condicionamento físico com base em exercícios funcionais.


Com movimentos realizados em alta intensidade, o crossfit indica para quem deseja ganhar mais massa e definição muscular. Além de promover a saúde física e mental, o crossfit aumenta o bem-estar e nos garante mais força.


Separamos algumas dicas abaixo para quem pretende começar a fazer crossfit, confira:


Mantenha uma postura ereta durante o treino

Ter uma boa postura é essencial para praticar o crossfit. Então, é preciso se preocupar com a sua postura na hora do treino para não sentir dores no corpo ou sofrer lesões durante os treinos.


Fazer alongamentos e um trabalho de fortalecimento postural e muscular é fundamental para preparar as articulações para a prática de crossfit. Com exercícios de muita intensidade, é preciso estar bem alinhado na hora dos treinos para não ter qualquer tipo de problema.


Segundo a fisioterapeuta Carolina de Almeida,

O ideal é que as pessoas pratiquem crossfit façam um trabalho de fortalecimento associado a prática de forma preventiva. Assim, uma pessoa pode corrigir a postura, estando bem alinhada para realizar os exercícios sem dificuldades.

Respeite os seus limites

Ninguém chega no crossfit levantando cargas muito altas do dia para a noite. Como tudo na vida, os treinos visam a evolução gradual. Mais importante do que ter mais força muscular e um corpo definido é respeitar os seus limites.


Muitas pessoas saem do sedentarismo para uma prática de alta intensidade como o crossfit, logo elas precisam entender suas capacidades e evoluir a intensidade dos treinos gradualmente.


Por isso, o ideal é começar com cargas leves, focando mais em aprender as pegadas e movimentação de maneira correta. Aprender as pegadas é muito importante para a realização dos exercícios. Todos os detalhes são importantes para evitar lesões e potencializar os benefícios do crossfit.


Com o tempo, de acordo com a sua evolução, você pode ir aumentando a intensidade dos treinos e colocando mais carga aos poucos. Outro ponto importante é controlar o descanso entre os treinos para que os músculos possam se recuperar depois de treinos intensos.

Tenha acompanhamento profissional contínuo

É importante que você sempre tenha um acompanhamento profissional na hora de praticar crossfit e cuidar da sua postura e fortalecimento muscular. Por isso, o ideal é que você procure um box credenciado que conte com profissionais reconhecidos na área.


Os exercícios de crossfit podem ser bem complicados para alunos iniciantes, então o acompanhamento profissional é fundamental para evitar lesões e iniciar um trabalho em prol dos resultados que você almeja alcançar com os treinos.

Realize avaliações física e postural antes de começar os treinos

Antes de iniciar no crossfit, é recomendado que o aluno passe por uma avaliação física e uma avaliação postural. Dessa forma, é possível definir as reais condições físicas do praticante. Assim, é possível iniciar um trabalho que respeite os limites da pessoa e que a ajude a alcançar os seus objetivos com o crossfit.


No caso da avaliação postural, esse procedimento é importante para que a pessoa comece o trabalho de fortalecimento postural, que é a base do corpo para a prática de qualquer esporte.


Conte com a ajuda de um fisioterapeuta

O erro de muitos praticantes de esportes é procurar um fisioterapeuta somente após sofrer algum tipo de lesão. O ideal é que esse profissional acompanhe todo o processo da prática de crossfit para fazer o trabalho mais adequado de alinhamento postural e fortalecimento da musculatura.


Então, é importante realizar algumas sessões de fisioterapia intercaladas entre os treinos para manter a postura alinhada e favorecer a recuperação dos músculos para novas sessões de treino em alta intensidade. Contar com a ajuda de um fisioterapeuta será fundamental para evitar lesões e facilitar a execução dos exercícios de crossfit.

Por que cuidar da postura é importante para fazer crossfit?

A fisioterapeuta Carolina de Almeida ressalta que a postura é um fator essencial para a prática de crossfit. Quanto mais a pessoa estiver desalinhada e com a articulação fora do eixo, mais a pessoa tende a ter problemas relacionados a postura.


Carol completa explicando que o crossfit se baseia em movimentos repetitivos e com carga, então um praticante sem uma boa postura irá sobrecarregar todas as articulações desalinhadas. É de extrema importância para quem pratica crossfit ter o corpo bem alinhado e uma musculatura fortalecida.

Por isso, adotar um cuidado com a postura é bastante recomendado para quem está começando a fazer crossfit. Principalmente, para pessoas que estão saindo do sedentarismo e precisam fortalecer os músculos e reeducar a postura para diminuir os riscos de lesões nos treinos.

Acredito que depois dessas dicas, você esteja pronto para corrigir a sua postura e dar início a prática de crossfit com segurança e intensidade. E se quiser fazer acompanhamento preventivo com um fisioterapeuta, marque uma avaliação com um de nossos profissionais clicando no botão abaixo!




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