top of page
Buscar
  • Foto do escritorClinic Advance

Diferença entre RPG e alinhamento postural

Atualizado: 27 de nov. de 2023




O RPG e o alinhamento postural são duas técnicas importantes na área da fisioterapia. Ambas, podem ajudar pessoas em problemas como má postura, alívio de dores e tensões e tratamento de patologias. Porém, o que muitos não sabem é que as técnicas possuem algumas diferenças.


Pensando nisso, escrevemos esse artigo para te ajudar a entender como é possível aproveitar os benefícios de cada técnica e obter uma melhora em problemas relacionados a postura, dores musculares e articulares.


Com a correria do dia a dia, muitas pessoas acabam desenvolvendo patologias e problemas de postura sem nem perceber. Com isso, recorrer ao alinhamento postural ou ao RPG também é uma forma de ação preventiva para evitar o surgimento de problemas mais graves que possam diminuir a qualidade de vida.


Para entender melhor sobre as peculiaridades e as diferenças entre as técnicas,



Q que é RPG?


Bom, o RPG que é a sigla para Reeducação Postural Global, é uma técnica busca que ajustar a postura e alinhar a pessoa por meio de exercícios posturais.




Como funciona uma sessão de RPG?


Geralmente, na sessão de RPG, eles fazem uma avaliação física e anamnese do paciente. Como no RPG, eles não tratam nenhuma patologia específica, eles tratam o indivíduo como um todo. Dessa forma, o RPG busca promover uma melhora por completo do quadro do paciente.


Assim, após a avaliação, eles prescrevem exercícios que possam gerar uma melhora geral do paciente, então não é necessário ter nenhuma patologia para fazer uma sessão de RPG.




O que é alinhamento postural?


O alinhamento postural é uma técnica de terapia manual. Então, nós usamos as mãos para tratar dores e patologias específicas, fazer a correção postural. Essa técnica também pode ser parte de um tratamento preventivo para evitar o desenvolvimento de patologias.



Como funciona uma sessão de alinhamento postural?


Fazemos uma avaliação física e anamnese do paciente. Depois disso, realizamos uma avaliação em frente ao espelho para que o paciente possa enxergar seus desníveis ortopédicos.


E assim, trabalhamos para corrigir estes desníveis. E caso o paciente se queixe de dores ou de alguma patologia, também fazemos uma avaliação criteriosa em cima desse problema específico. O objetivo é trabalhar no ponto da dor para que o paciente sinta os resultados já nas primeiras sessões.



Quais são os benefícios que cada técnica pode trazer para o paciente?


Eu acho que uma técnica complementa a outra. Fazer apenas os exercícios posturais não é o suficiente para mudar a estrutura esquelética, por isso o RPG se torna uma técnica mais eficiente quando atrelada a outras técnicas como o alinhamento postural.


No alinhamento postural, além da terapia manual, englobamos exercícios de alongamento e fortalecimento para fazer um trabalho mais completo, o que pode ser potencializado se aliado a sessões de RPG.



Quais são as principais diferenças entre RPG e alinhamento postural?


Quem faz RPG consegue obter resultados a longo prazo, já no alinhamento postural os resultados são mais rápidos, fazendo com que o paciente já perceba mudanças nas primeiras sessões.


No RPG, a correção postural é feita apenas através de exercícios de consciência corporal, enquanto no alinhamento postural o fisioterapeuta coloca a mão no paciente. Assim conseguimos mudar a sua estrutura corporal, e aliado a isto passamos exercícios de alongamento e fortalecimento, de acordo com a necessidade cada paciente.


O RPG é uma técnica que também foca bastante em exercícios de respiração, sendo um conceito mais complexo para a realização de exercícios corporais e posturais. Já o alinhamento postural é uma técnica de terapia manual, que foca em manipulações e mobilizações articulares e na liberação miofascial.



Como definir o melhor tratamento para um paciente?


O melhor tratamento depende do que a pessoa está procurando. É difícil dizer qual é o melhor tratamento. O alinhamento postural é muito mais complexo, mais completo e gera resultados mais eficazes em poucas sessões. Porém, o RPG também pode ser eficiente para problemas como a correção da postura.


Como vemos no artigo, o RPG e o alinhamento postural são técnicas que possuem finalidades parecidas, mas que utilizam métodos diferentes para obter resultados. Geralmente, no alinhamento postural os resultados aparecem mais rápido. Já o RPG é uma técnica que foca no longo prazo. Ambas as técnicas são bastante úteis para tratar dores e corrigir a postura.


Além de usadas para corrigir problemas já aparentes, o alinhamento postural e o RPG também são excelentes como tratamento preventivo de patologias, dores e manutenção de uma boa postura. Apesar das diferenças, as técnicas podem se complementar e aumentarem sua efetividade para gerar uma melhora significativa na qualidade de vida dos pacientes.


A principal busca das pessoas que buscam estes tratamentos devem ser o próprio bem-estar. Os fisioterapeutas podem se especializar nas duas técnicas para promover um serviço mais completo e conseguir resultados mais rápidos e duradouros.


Quer fazer uma sessão de alinhamento postural? Marque uma avaliação com um de nossos profissionais clicando no botão abaixo! Venha recuperar a sua qualidade de vida com a gente!



394 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page