top of page
Buscar
  • Foto do escritorJorge Carvalho

Dor no cóccix: o que pode ser e como tratar?


dor no cóccix

A dor no cóccix é bastante comum em muitas pessoas no dia a dia. Esse incômodo é bastante comum em mulheres, entre 30 e 50 anos, mas hoje em dia atinge pessoas de todos os gêneros e idades. 


Também conhecida como coccidínia, as dores no cóccix podem causar inchaço no local, limitar movimentos simples como correr e andar e ser bastante intensa, dependente da causa.


Para nos ajudar a entender como surge e como tratar a dor no cóccix, conversamos com o fisioterapeuta Pedro Henrique de Medeiros, da Clinic Advance, que nos ajudou a montar este artigo. 


Onde fica o cóccix? 

Primeiro de tudo, é importante entender onde está o cóccix. Muitas pessoas têm muitas dúvidas sobre o local exato do cóccix em nosso corpo. Saber disto é muito importante para identificar a dor no cóccix e tratá-la com a maior rapidez possível. 


“O cóccix é uma última parte da nossa coluna vertebral. Então, o cóccix fica na região sacroilíaca, que fica bem na altura do bumbum”, explica Pedro. 


Quais as principais causas de dor no cóccix? 

É fundamental entender que a dor no cóccix não é uma patologia, mas sim um sintoma de uma condição clínica maior. Por isso, é muito importante identificar a origem da dor para tratar o problema com exatidão e dar fim as dores. 


Confira abaixo quais são as principais causas da dor no cóccix:

Pressão na região do cóccix 

A causa mais comum das dores no cóccix é a pressão sobre a região, o que gera instabilidade e sobrecarga no local. Isso geralmente acontece com pessoas que por conta de necessidades como o trabalho passam muito tempo sentadas no dia a dia. 


“Ficar muito tempo sentado em uma posição errada ajuda a sobrecarregar a região do cóccix e causa dores no local. A maioria dos casos de dores no cóccix são causadas pela sobrecarga na região causada por uma má postura. Isso pode acontecer porque o paciente tem uma má postura ou tem uma cadeira que não é ergonômica”, afirma Pedro. 


Lesões traumáticas

Outra causa comum de dores no cóccix são as lesões traumáticas. “As dores no cóccix podem ser causadas por um trauma como uma queda ou algum impacto direto na região”, destaca Pedro. 


Uma queda ou trauma na região do cóccix podem causar uma fratura, ou luxação nos ossos da região e isso causa a dor. 


Dores relacionadas a outras condições clínicas  

As dores no cóccix também podem ser resultado de outras condições clínicas. “Pela proximidade com a região lombar, muitas vezes a dor no cóccix pode ser causada ou agravada pelo nervo ciático inflamado, ou por uma lombalgia, por exemplo”, explica Pedro. 


Então, condições como inflamação no nervo ciático, lombalgia, artrite, infecções e outras alterações posturais podem favorecer o surgimento de dor no cóccix. Nestes casos, a dor no cóccix é um sinal de agravamento de uma patologia da coluna. 


Dores durante a gestação 

Por conta do peso extra e das variações hormonais durante a gestação, a dor no cóccix é um problema bastante comum durante a gravidez. As alterações no corpo causam sobrecarga na região e isso aumenta as chances de gestantes sentirem dores na região do cóccix. 


Como saber se o cóccix está inflamado? Quando procurar tratamento? 

Essa é uma das principais dúvidas das pessoas. Agora que você já sabe onde fica o cóccix, é importante entender como identificar quando a região está inflamada. Geralmente, existem alguns sintomas que estão atrelados a inflamação na local como dificuldades para andar, inchaço e febre. 


Esses são sintomas bem comuns de inflamação no cóccix. Em relação à busca por tratamento, o ideal é que a pessoa realize um tratamento preventivo para prevenir dores e surgimento de patologias. Mas em casos em que isso não é feito, o paciente deve procurar tratamento se as dores permanecerem por mais de uma semana. 


Como a fisioterapia ajuda no tratamento das dores no cóccix? 

“A fisioterapia atua para aliviar as dores de forma bem ampla. Podemos utilizar o alinhamento postural, que ajuda a alinhar o corpo e elimina sobrecargas, o que elimina as dores. Outra técnica importante é a liberação miofascial para soltar e aliviar a tensão em toda a região do cóccix”, explica Pedro. 


Tanto técnicas de fisioterapia convencional como técnicas de terapia manual são fundamentais para o tratamento das dores no cóccix. “Aqui na Clinic Advance, também trabalhamos com recursos que atuam diretamente no alívio das dores como a eletroterapia e o dry needling”, complementa Pedro.  


Como prevenir a dor no cóccix? 

Assim como dores em qualquer parte do corpo, a dor no cóccix pode ser prevenida com alguns cuidados no dia a dia. Separamos duas dicas importantes para prevenir as dores, confira abaixo:


Consciência corporal 

A principal causa da dor no cóccix é a sobrecarga na região. E geralmente essa sobrecarga é causada pela má postura. Então, trabalhar a consciência corporal e adotar uma postura ativa no dia a dia é uma forma de prevenir o surgimento das dores. 


Fazer sessões de alinhamento postural 

“O alinhamento postural pode ajudar bastante! Essa técnica terapêutica ajuda a alinhar o corpo e, consequentemente, isso ajuda a evitar sobrecargas na região do cóccix. Com o corpo alinhado, o paciente tem menos riscos de sofrer com dor no cóccix”, destaca Pedro. 


Sente fortes dores no cóccix? Tem alguma dor na lombar ou problema na coluna? Venha tratar com a Clinic Advance. Agende sua consulta com um de nossos profissionais e recupere a sua qualidade de vida.





561 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page