top of page
Buscar
  • Foto do escritorJorge Carvalho

Dor no nervo ciático: como tratar?

Atualizado: 23 de nov. de 2023


Dor no nervo ciático: entenda como tratar


As dores no nervo ciático afetam milhões de brasileiros. Viver com dores no nervo ciático pode causar diversas restrições de movimentos, já que o nervo percorre uma região bastante complexa, passando por vários ossos e músculos do nosso corpo.


Devido ao ritmo acelerado no dia a dia e a falta de cuidado com o corpo, muitas pessoas podem desenvolver inflamações graves no nervo ciático, o que diminui o bem-estar e a qualidade de vida, dificultando a mobilidade e a realização de tarefas básicas do dia a dia.


Para nos ajudar a entender as principais causas e os benefícios da fisioterapia no tratamento de dor no nervo ciático, conversamos com o fisioterapeuta Pedro Henrique de Medeiros, da Clinic Advance, que ressaltou a importância de compreender a importância do nervo ciático e como tratar o problema.


O que é o Nervo Ciático?

O primeiro passo é entender a complexidade da nossa coluna e do nosso sistema nervoso. “Nossa coluna é dividida em três regiões: cervical, torácica e lombar. A cervical tem sete vértebras, a torácica tem doze vértebras e a lombar tem cinco vértebras. Toda essa região compõe a nossa coluna e nela fica a nossa medula. E é da nossa medula que nascem os nossos nervos, e o mais conhecido deles é o nervo ciático”, explica Pedro.


Dentro desse sistema complexo, o nervo ciático é o principal nervo do nosso corpo, sendo importantíssimo mantê-lo saudável. “O nervo ciático é um par de nervos que começa na região lombar e percorre as nossas pernas até os pés. Dessa forma, esse nervo é o mais fibroso e o maior nervo do nosso organismo, sendo vital para o nosso sistema nervoso”, ressalta Pedro.


O fisioterapeuta também destaca que por essas questões, o nervo ciático acaba sendo acometido por dores. A tendência é que muitas pessoas sofram com dores no nervo ciático ao longo da vida.


Quais podem ser as causas da dor?

“Diversas causas podem causar a inflamação no nervo ciático. As dores podem surgir por conta de diversos fatores como a má postura, a tensão muscular, a fraqueza muscular, um estilo de vida sedentário ou questões relacionadas a saúde como o sobrepeso, ou a vícios como o alcoolismo”, explica Pedro.


“Uma das principais causas de dor no nervo ciático é o desalinhamento do quadril, que faz com que o nosso corpo gere mais tensões e encurtamentos em lado do que o outro do corpo. Com o quadril desalinhado, o nosso corpo gera compensações que podem contribuir para pinçar o nervo e causar a dor”, complementa.


Podemos então entender que conhecer as causas das dores no nervo ciático é fundamental para realizar o tratamento mais indicado. A necessidade de avaliação por um fisioterapeuta capacitado é essencial para que a pessoa possa tratar a causa da dor.


Como a fisioterapia pode ajudar a aliviar a dor no nervo ciático?

A fisioterapia é uma grande aliada para tratar as dores no nervo ciático. Vimos acima que as principais causas da inflamação no nervo estão relacionadas as dificuldades causadas pela falta de atenção com o corpo no dia a dia e isso reflete em diversos problemas como as dores no nervo ciático e outros problemas na coluna.


“Nós da Clinic Advance, temos o conceito do alinhamento postural que consiste em manter o corpo sempre em harmonia, sempre alinhado. Então, nós trabalhamos com o alinhamento postural para deixar o corpo o mais alinhado possível, aliviando a sobrecarga de peso sobre o nervo ciático e isso gera o alívio das dores”, destaca Pedro.


O fisioterapeuta também ressalta que outros procedimentos são essenciais para potencializar os resultados do tratamento, como aplicar a quiropraxia na região lombar, fazendo o estalido das vértebras, o que ajuda a promover um alívio nas articulações enrijecidas por conta da inflamação no nervo.


Além disso, o processo também depende de exercícios para fortalecimento e alongamento da região da lombar e das pernas. Pedro explica que esses exercícios são fundamentais para pacientes com essas regiões fragilizadas ou enrijecidas por conta de encurtamentos musculares.


“Também fazemos a mobilização neural, que é uma espécie de alongamento do nervo e até a compressa de água quente, que aumenta a vascularização e promove o relaxamento da região. E claro, vale ressaltar que cada caso é um caso! Avaliamos a necessidade de cada paciente e indicamos o melhor tratamento individualmente, assim conseguimos tratar a causa das dores e não apenas aliviar os sintomas”, destaca Pedro.


A Clinic Advance trabalha com atendimentos personalizados para desenvolver o tratamento mais indicado para as necessidades de cada cliente. Você sofre com problemas no nervo ciático? Marque uma avaliação com um de nossos profissionais clicando no botão abaixo! Podemos te ajudar a se livrar das dores e ganhar mais qualidade de vida.



40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page