top of page
Buscar
  • Foto do escritorJorge Carvalho

Dores na coluna: o que pode ser e como tratar?

Atualizado: 23 de nov. de 2023


Mulher com dores na coluna

As dores na coluna afetam milhares de brasileiros por todo o país. E nos últimos anos, os dados mostram que o problema se intensificou. Segundo estudo da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), realizada em 2020, cerca de 41% dos brasileiros sofrem com dores na coluna, o que representa cerca de 87 milhões de pessoas.


A pesquisa também mostra que o percentual de pessoas cresceu bastante durante a pandemia de covid-19. Antes do início da pandemia, os números apontavam que 18,5% dos brasileiros sofriam com dores na coluna, ou seja, o número mais do que dobrou após a pandemia. Uma das principais maneiras para tratar o problema é a fisioterapia.


Fazer o tratamento com um fisioterapeuta é importantíssimo para aliviar as dores, recuperar qualidade de vida e poder voltar a viver e se movimentar sem nenhuma restrição. Aliado a fisioterapia convencional, o alinhamento postural também é recomendado para acelerar o processo e trazer resultados rápidos no combate a dores na coluna.


Para entender melhor como o alinhamento postural e a fisioterapia, conversamos com a fisioterapeuta, Carolina de Almeida Araújo, da Clinic Advance, que nos ajudou a montar esse artigo.


O que pode causar dores na coluna?

“As dores na coluna têm causas multifatoriais, então o primeiro passo é fazer uma avaliação com um fisioterapeuta para entender as causas do problema. A partir disso, é possível realizar um tratamento que foque em tratar e eliminar as dores, ajudando o paciente a recuperar qualidade de vida e a evitar dores recorrentes no local”, explica Carolina.


Diversos fatores podem ajudar no surgimento de dores na coluna e é importante conhecê-los. Fizemos uma lista abaixo com as principais causas de dores na coluna, confira:


Patologias da coluna

As patologias da coluna são fatores essenciais para o surgimento das dores. Problemas como a hérnia de disco, a artrose, lombalgia e até a inflamação do nervo ciático podem causar dores na coluna. Vale ressaltar que nestes casos, o tratamento é importantíssimo para impedir que as patologias evoluam a ponto de gerar problemas ainda mais graves.


Problemas físicos

Questões de saúde física também podem refletir em dores na coluna. E é importante entender as suas condições de saúde para tratar as dores. Confira abaixo os principais problemas físicos que podem causar dores na coluna:

  • Problemas renais como pedras nos rins

  • Infecções urinárias

  • Problemas hepáticos como pedras na vesícula

  • Problemas respiratórios como a pneumonia

  • Problemas do aparelho reprodutor como a endrometriose (em mulheres)

  • Problemas cardíacos que pode gerar dores nas costas

Alterações posturais

As alterações posturais mais comuns como a escoliose, a cifose e a lordose também são fatores fundamentais para o surgimento de dores nas costas.


Má postura no dia a dia

“A má postura no dia a dia pode ser a causa das dores nas costas. Dependendo do estilo de vida da pessoa, como, por exemplo, se manter sentado em uma postura por muitas horas pode causar ou agravar as dores na coluna”, destaca Carolina.


Lesões e tensões musculares

“As dores na coluna também podem ser causadas por tensões e lesões musculares. Pessoas que sofrem com tensões, encurtamento e rigidez muscular tem maior probabilidade de sentirem dores na região”, afirma Carolina.


Dor nas costas e dor na coluna são a mesma coisa?

Essa é uma das principais dúvidas das pessoas! A alta incidência de dores nas costas e dores na colune acabam confundindo muitas pessoas. Mas não, dores nas costas e dores na coluna não são a mesma coisa!


As dores nas costas são causadas por qualquer desconforto nas costas, que também pode ser causada por problemas na coluna, mas não só. E as dores na coluna são dores que afetam a atingem a estrutura da coluna, afetando vértebras e nervos da região.


Quando a dor na coluna é preocupante?

As dores na coluna se tornam preocupantes quando há o aumento da intensidade da dor. Esse é o principal sintoma das dores na coluna e quando as dores restringem as nossas atividades diárias é algo muito preocupante. Então, a dica é procurar um fisioterapeuta nos primeiros sinais de dores para identificar o problema e realizar o tratamento preventivo.


Como a fisioterapia ajuda a tratar as dores na coluna?

“Na fisioterapia, podemos usar de diversos métodos e técnicas para ajudar a aliviar as dores causadas pela inflamação. Também realizamos exercícios de alongamento, mobilidade e fortalecimento, com base nas necessidades e no estado do paciente, para ajudá-lo a se recuperar das dores e fortalecer a região da coluna”, afirma Carolina.


Alinhamento postural traz excelentes resultados no combate as dores na coluna

A Clinic Advance é uma clínica referência em alinhamento postural, uma técnica revolucionária que ajuda a acelerar os resultados no tratamento de dores, patologias e lesões. Aliado a técnicas e métodos da fisioterapia convencional, o alinhamento postural potencializa resultados e traz excelentes benefícios.


“No alinhamento postural, nós fazemos tudo de uma vez só. Nós conseguimos tratar o corpo como um todo, tratando todas as causas de dores para que o paciente recupere qualidade de vida. Então, tratamos desde patologias, alterações posturais, causas musculares ou articulares, tudo isso com o alinhamento postural”, explica Carolina.


“Após tratar as dores com o alinhamento postural, damos prosseguimento com a fisioterapia convencional utilizando exercícios de alongamento, mobilidade e fortalecimento da região. Isso é essencial para que as dores na coluna não voltem”, complementa.


Quer marcar uma sessão de alinhamento postural? Marque uma avaliação com um de nossos profissionais clicando no botão abaixo. Venha recuperar a sua qualidade de vida com a gente!





29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page