top of page
Buscar
  • Foto do escritorJorge Carvalho

Dores nas articulações: o que pode ser e como tratar?

Atualizado: 23 de nov. de 2023


Entenda como tratar as dores nas articulações

Assim como as dores musculares, as dores articulares são bastante comuns e recorrentes na vida de muitas pessoas. E essas dores são bastante incômodas, principalmente porque elas restringem os nossos movimentos no dia a dia.


Dependendo da rotina da pessoa, é possível que ela possa ter dificuldades para andar, se sentar, se levantar e até usar os dedos para digitar algo no computador. Aqui, vamos te ajudar a entender as principais causas das dores articulares e como a fisioterapia ajuda no tratamento. Para isso, convidamos o fisioterapeuta Pedro Henrique de Medeiros, da Clinic Advance. Então, vamos lá!


O que são dores nas articulações?

“As articulações são as junções de um osso com o outro. É como se fosse uma ‘dobradiça’ que executa os movimentos do nosso corpo. Nós temos diversas articulações no nosso corpo como dedos, punho, cotovelo, ombro, coluna, quadril, joelhos, tornozelos, todas funcionando da mesma forma”, explica Pedro.


Como saber se tenho dores nas articulações ou musculares?

Essa é uma dúvida bastante comum entre as pessoas. Com o nosso corpo recoberto por tecido muscular e com muitas articulações, como saber quando estou sentindo uma dor articular ou muscular?


Bom, uma dica para te ajudar a entender onde é o foco da dor é considerar os seus movimentos. Se você sente dor quando movimenta um músculo, isso é um sinal de dor muscular. Agora, se a dor restringe seus movimentos, ela é articular.


Quando você sente dor ao dobrar o joelho, por exemplo, essa é uma dor na articulação. Geralmente, as dores nas articulações vêm acompanhadas de uma inflamação na região afetada.


O que pode causar dores nas articulações?

“Quando há uma fraqueza muscular, nós acabamos sobrecarregando o nosso sistema esquelético e isso afeta as nossas articulações. E isso diminui a cartilagem e a lubrificação das articulações, o que restringe a movimentação do corpo e causando dores. E com o passar do tempo, o agravamento das dores pode gerar, inclusive, problemas mais graves como a artrose”, destaca Pedro.


Para se ter ideia da gravidade do problema, cerca de 30 milhões de brasileiros possuem artrose severa, segundo dados do Ministério da Saúde. A artrose é uma das doenças mais incapacitantes para as pessoas.


Além da fraqueza muscular e das compensações causadas pela má postura e sobrecargas no dia a dia, as dores nas articulações também podem surgir por conta de outros fatores como:

  • deficiência em vitamina D, responsável pela absorção de cálcio e pelo fortalecimento dos músculos

  • Lesões na região como a entorse de joelho ou tornozelo

  • Doenças autoimunes que fragilizam as articulações como lúpus e a esclerose múltipla

Como tratar dores nas articulações?

Existem diferentes métodos para tratar as dores nas articulações. Dentre eles, podemos citar a infiltração nas articulações, que é um método invasivo em que há a injeção de medicamentos anti-inflamatórios diretamente na articulação afetada.


A fisioterapia aparece como uma opção menos invasiva e bastante eficiente para tratar as dores nas articulações. Vale ressaltar que a fisioterapia busca não só tratar dores já instaladas, mas também atuar na prevenção de novas dores com o fortalecimento da musculatura e a correção postural.


“Na fisioterapia, o tratamento pode ser feito através do uso da eletroterapia para reduzir o processo inflamatório e a fisioterapia de movimento trabalhando com exercícios de alongamento e fortalecimento para fortalecer os nossos músculos e diminuindo a sobrecarga das articulações”, explica Pedro.


Alinhamento postural é aliado para tratar e prevenir dores articulares

O alinhamento postural é composto por diversas técnicas de terapia manual que podem ajudar bastante no tratamento e na prevenção de dores articulares. O objetivo principal do método é equilibrar o corpo como um todo, ajudando pessoas a criar consciência corporal e ter mais qualidade de vida.


“É importante pensar que o alinhamento postural é fundamental para alinhar o nosso corpo. Uma pessoa com o corpo alinhado consegue eliminar sobrecargas e compensações geradas pelas atividades do dia a dia. E isso é essencial para acabar com as dores nas articulações”, afirma Pedro.


Falamos direto aqui em nosso blog sobre como estar com o corpo alinhado é benéfico para o nosso bem-estar. Dentro da filosofia da Clinic Advance também incentivamos o tratamento preventivo. Todos nós precisamos cuidar do nosso corpo.


O tratamento preventivo é o caminho para uma vida com qualidade e sem dores. Então, como última dica, te indicamos procurar um fisioterapeuta antes de apresentar qualquer tipo de dor, isso será fundamental para a sua saúde!


Quer tratar suas dores nas articulações com a fisioterapia? Marque uma avaliação com um de nossos profissionais clicando no botão abaixo! Venha recuperar sua qualidade de vida com a gente!



181 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page