top of page
Buscar
  • Foto do escritorJorge Carvalho

Dores no ombro: o que pode ser e como tratar?



O ombro é uma das articulações mais complexas e expostas a lesões rotineiras. Aqui, vamos explicar como as dores no ombro podem surgir, qual é a melhor forma de tratar e como preveni-las. A fisioterapia é uma grande aliada nesses casos porque trata diretamente na causa da dor. 


Junto com as dores que podem ser intensas, problemas no ombro podem causar inchaço na região e a restrição dos movimentos do ombro. Isso pode gerar dificuldades para o paciente levantar os braços ou até mesmo escrever. 


Para nos ajudar nesse artigo, convidamos a fisioterapeuta Carolina de Almeida, da Clinic Advance, que nos ajudou com explicações sobre as causas, sintomas e quais são as condutas utilizadas pela fisioterapia para recuperar os pacientes com dores no ombro. 


Quais são as principais causas da dor no ombro? 

“A dor no ombro pode ser causada por diversos fatores. É possível sentir dores no ombro por conta de lesões musculares ou articulares, pode ser por lesões de ligamento, de cápsula, da bursa, então precisamos identificar a causa da dor. Em alguns casos, também é preciso realizar exames de imagens para realizar o tratamento mais adequado”, explica Carolina. 


Listamos abaixo algumas das principais causas de dores no ombro, confira:

Trauma 

Uma das principais causas de dores no ombro é por conta de algum trauma. Isso acontece quando o paciente sofre uma pancada ou batida que afeta o ombro. A luxação é um bom exemplo de trauma que pode ser fortes dores no ombro. 


Lesão muscular ou articular 

Quem pratica atividades físicas, principalmente atividade de alta intensidade, tem mais chances de desenvolver dores no ombro devido a alguma lesão adquirida na prática da atividade. Dependendo da característica da lesão, seja muscular ou articular, as dores podem ser intensas e geralmente vem junto com restrições de movimento e inchaço na região. 


Tendinite

A tendinite se caracteriza como a inflamação dos tendões dos ombros, o que pode causar dores muito fortes, além de também causar rigidez muscular e a inflamação da região dos ombros. 


Bursite

A bursite é outra causa comum de dores no ombro e se caracteriza como inflamação nas bursas. As bursas são uma espécie de tecido que liga tendões e músculos, funcionamento como um amortecedor de movimentos.


Esforço repetitivo

As dores no ombro também podem ser causadas devido a esforço repetitivo. Pessoas que trabalham em alguma função que sobrecarrega a região dos ombros podem sofrer com dores no dia a dia. 


Quais sintomas indicam maior gravidade das dores no ombro? 

A dor no ombro pode ser devido a alguma causa comum do dia a dia, mas quando possuem maior intensidade é importante ficar ligado. Vale frisar que as dores fortes no ombro também podem vir acompanhadas de outros sintomas, como a rigidez muscular, que limita os movimentos da região e a inflamação no local. 


Dependendo do tipo de lesão, também pode ser que haja alguma deformidade visível. Os casos com maior gravidade apresentam a maioria desses sintomas e podem persistir ou se agravar por dias ou semanas. Caso esse seja o seu caso, procure um fisioterapeuta. 


Como a fisioterapia pode ajudar a tratar as dores no ombro? 

Geralmente, pessoas com dores no ombro procuram primeiro um ortopedista para iniciar o tratamento. Mas em muitos casos, o próprio ortopedista indica a fisioterapia para tratar as dores além do uso de analgésicos e anti-inflamatórios. 


“A fisioterapia vai tratar de acordo com a causa das dores. Em quadros de dor e inflamação, nós usamos condutas para aliviar as dores e o inchaço. Também realizamos exercícios e técnicas de terapia manual para ampliar a mobilidade, além de alongamento e fortalecimento da região”, destaca Carolina. 


No tratamento fisioterapêutico, a combinação de equipamentos como o TENS e o laser com técnicas de terapia manual como o alinhamento postural, a quiropraxia e a liberação miofascial.


Como prevenir as dores no ombro? 

“A indicação de exercícios varia de acordo com o quadro do paciente. Mas no geral, os exercícios de fortalecimento são essenciais para prevenir lesões, já que ajudam a melhorar a lubrificação das articulações e diminuir os impactos de sobrecargas no ombro”, explica Carolina. 


A prevenção das dores no ombro passa pelo fortalecimento da região escapular. Por isso no dia a dia, a prática de exercícios de alongamento, mobilidade e fortalecimento são muito indicados. Além disso, é importante tomar todo o cuidado possível para evitar lesões, traumas causas por conta de atividades físicas ou esforço repetitivo.  


“Toda a região escapular deve ser fortalecida, tanto para melhorar o quadro de lesão como para prevenir qualquer problema. Isso é fundamental, principalmente para pessoas que praticam atividades de impacto como o crossfit, por exemplo”, complementa.


Quer tratar as dores no ombro e recuperar a sua qualidade de vida? Faça uma avaliação com um de nossos profissionais. Agende sua consulta agora! 




44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page