top of page
Buscar
  • Foto do escritorJorge Carvalho

Dores no pé: o que pode ser e como tratar


tratamento para dores no pé

É comum que muitas pessoas sintam dores nos pés por longos períodos. Seja ao caminhar, ao correr, ao pisar em superfícies mais duras ou desniveladas e até por usar calçados muito ajustados. As dores no pé estão presentes no nosso dia a dia, incomodam bastante e é essencial saber as suas possíveis causas e como tratá-las. 


E a fisioterapia pode ajudar em todo esse processo! Tanto a identificar a causa da dor, como em tratar a dor para eliminar o desconforto e trabalhar o fortalecimento da região dos pés para prevenir o surgimento de novas dores. 


Para nos ajudar a entender as principais causas de dores no pé e a atuação da fisioterapia no tratamento, conversamos com o fisioterapeuta Pedro Henrique de Medeiros, da Clinic Advance, que nos ajudou a montar este artigo. 


Quais são as principais causas de dores no pé? 

As dores no pé podem surgir por diversos fatores. Aqui, listamos as principais causas de dores no pé, confira abaixo:


Sobrecarga na região

As dores nos pés podem surgir devido à sobrecarga na região. Isso pode acontecer, por exemplo, com pessoas acima do peso. Também é comum que isso aconteça com pessoas que praticam atividades físicas de maior esforço ou por hábitos de trabalho como passar horas em pé numa mesma posição. 


“Pessoas que fazem atividades físicas ou passam o dia todo em pé por conta do trabalho sofrem mais com dores nos pés porque sobrecarregam os músculos e articulações dos pés no dia a dia.”, explica Pedro. 


Fascite Plantar 

Já falamos sobre a fascite plantar aqui no nosso blog! Essa é uma das dores mais comuns nos pés! A fascite plantar é a inflamação das fáscias, fibras musculares na sola do pé. Essa lesão causa bastante incômodo ao caminhar ou correr. 


“Uma das dores mais comuns no pé é a fascite plantar, que acomete do meio do pé ao calcanhar. Geralmente, a dor é mais forte na ponta do calcanhar, atingindo o tendão de Aquiles”, destaca Pedro. 


Lesão traumática 

Esse é um caso comum em pessoas que geram sobrecarga na região dos pés. As lesões atingem articulações e músculos dos pés e incomodam bastante, causando dores e limitações nos movimentos dos pés. 


“Pessoas que fazem atividades físicas, por exemplo, tem mais facilidade de terem lesões traumáticas como a entorse no tornozelo. Também acontece de o paciente ter uma fratura no osso como no quinto metatarso, o que também acontece muito”, ressalta Pedro. 


Como a fisioterapia ajuda a tratar as dores no pé? 

A fisioterapia é uma das melhores formas de tratar as dores no pé. Para além da consulta com um ortopedista e o uso de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, procurar um fisioterapeuta é importante para tratar a causa do dor e prevenir o seu retorno. 


“Tratamos as dores nos pés com o auxílio de diversos recursos. Podemos, por exemplo, realizar a liberação miofascial para soltar as fáscias do pé e aliviar a dor, por exemplo. Podemos também trabalhar a mobilização articular”, explica Pedro.


“Em casos de lesões de origem muscular, nós podemos usar a compressão de água quente. Já em casos de lesões traumáticas, usamos a compressa com gelo. Além disso, também pode utilizar outros recursos como a eletroterapia, laser, ultrassom, entre outros”, complementa.  


Confira abaixo os principais benefícios de tratar as dores nos pés com a fisioterapia:


Alívio das dores

A fisioterapia pode ajudar aliviar as dores de forma rápida. Isso é essencial para quem sofre com dores constantes nos pés. 


Maior mobilidade

Após aliviar e eliminar as dores, a fisioterapia pode ajudar a melhorar a mobilidade dos pés com exercícios e técnicas para aumentar a flexibilidade das articulações e músculos da região. 


Fortalecimento da região e prevenção de novas lesões

Com o tratamento na origem da dor, a fisioterapia também consegue fortalecer a região dos pés por meio de exercícios de fortalecimento, o que traz mais estabilidade e equilíbrio. E isso também ajuda a prevenir o surgimento de novas dores. 


Como prevenir as dores nos pés? 

Para prevenir as dores nos pés, é importante estar sempre atento a qualquer incômodo na região e buscar por exercícios e auxílio profissional para trabalhar o fortalecimento das articulações e músculos da região. E para isso, indicamos duas ações, são elas:


Faça atividades físicas

“As pessoas precisam se exercitar! É essencial tentar fugir do sedentarismo! Por isso, procure fazer exercícios de alongamento e mobilidade no dia a dia. E escolha uma atividade física que você goste para manter o seu corpo sempre em movimento, isso irá ajudar! Aliás, fazer exercícios e atividades físicas é importante para prevenir dores em qualquer parte do corpo”, destaca Pedro. 


Procure um fisioterapeuta e faça tratamento preventivo 

O tratamento preventivo é a melhor maneira de manter o corpo sempre alinhado, articulações e músculos fortalecidos para diminuir as chances do surgimento de dores. Na Clinic Advance, sempre ressaltamos a importância de procurar um fisioterapeuta antes de sentir dores, então siga nossa dica! 


Você sofre com dores nos pés e quer ajudar para tratar? Agende uma consulta com um de nossos profissionais e recupere sua qualidade de vida! 




42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page