top of page
Buscar
  • Foto do escritorClinic Advance

Dry NEEDLING ou agulhamento a seco

Atualizado: 23 de nov. de 2023



O Dry Needling ou agulhamento a seco tem se comprovado como excelente complementação para tratamento de dores musculares e dores articulares. As dores miofasciais são bastante comuns e afetam fortemente a qualidade de vida das pessoas.


Um estudo divulgado pela PEBMED, uma das principais heatlh techs do mercado, realizado com 283 pacientes indica que os pontos gatilhos miofasciais é a casa primária das dores em 85% dos casos.


Em algumas situações de dores e tensões musculares, técnicas como a liberação miofascial não são suficientes para eliminar o problema, é nesses casos que o dry needling é utilizado.

Conversamos com a fisioterapeuta Carolina de Almeida, da Clinic Advance, que nos explicou como funciona o dry needling, quais são os seus benefícios e quando ele é usado como complementação no tratamento de dores musculares.


Confira a entrevista abaixo:


O que é dry needling?


O Dry Needling é um tipo de terapia manual, que pode ser usado de forma isolada ou combinado com outras terapias para a eliminação do que chamamos de “pontos gatilhos”. Nele, nós usamos agulhas de acupuntura e aplicamos em pontos gatilhos.


Os pontos gatilhos são nódulos palpáveis localizados nos músculos que causam dor e limitam os movimentos da pessoa. Esses pontos gatilhos são responsáveis pela maior parte das disfunções musculoesqueléticas como dores, espasmos, fraqueza ou rigidez muscular.


Então, colocamos uma agulha em pontos gatilhos, que são nódulos de músculos que estão tensionadas. A agulha ajuda a desativar o ponto gatilho, diminuindo as dores e permitindo que o músculo volte a funcionar de forma natural.


Como funciona o dry needling?


É uma técnica indolor, talvez o paciente sinta uma pressão no momento de aplicação das agulhas, mas não há dor prolongada durante o procedimento.


Essa não é uma técnica invasiva, já que a agulha só atinge tecidos superficiais dos músculos. Isso já é suficiente para aumentar o fluxo, irrigação e oxigenação sanguínea. Dessa maneira, conseguimos desarmar o gatilho de dentro para fora.


O que o dry needling trata?


O Dry needling é indicado para tratar dores agudas e crônicas como, por exemplo, lesões causadas por fibromialgia, alguma síndrome crônica ou problemas mais comuns como dores na lombar ou no nervo ciático, por exemplo.


As agulhas usadas são as mesmas aplicadas na acupuntura, mas o processo é totalmente diferente. No tratamento, após a aplicação da agulha no ponto gatilho, o paciente sente um relaxamento no músculo.


Quais os benefícios do dry needling?


A redução da dor é o principal benefício, tendo sua eficácia comprovada por diversos estudos. Também há uma melhora no movimento, já que você elimina nódulos que tensionam músculos do corpo e podem restringir a movimentação.


Com o dry needling, o paciente pode recuperar plenamente a musculatura, eliminando as dores causadas pelos pontos gatilhos. Também há uma melhora no processo de recuperação de lesões, obtendo resultados já na primeira sessão, o que acelera a reabilitação do paciente.


Há relação entre dry needling e alinhamento postural?


O dry needling é um tratamento complementar ao alinhamento postural. Então, fazemos o alinhamento postural e durante a sessão conseguimos identificar os nódulos e usamos técnicas como a liberação miofascial, e posteriormente o dry needling para soltar e recuperar a musculatura.


Existem casos em que não é possível soltar a musculatura com outras técnicas, sendo o dry needling a maneira mais eficaz para isso. Por isso, a combinação de alinhamento postural e dry needling acontece principalmente em casos mais complexos.


Com isso, fazemos uma avaliação bem criteriosa do paciente para verificar a necessidade de aplicação do dry needling.


Diferenças entre Dry Needling e Acupuntura


Como vimos no texto, as agulhas utilizadas no dry needling são as mesmas usadas na acupuntura. Ambos os procedimentos buscam melhorar o quadro de dores musculares, mas a atuação é totalmente diferente.


A acupuntura é uma terapia oriental milenar em que as agulhas são utilizadas para tratar diversos tipos de dores e outros sintomas corporais, visando o reequilíbrio geral do organismo. Já o dry needling é uma terapia de base ocidental, que surgiu no século XX e utiliza agulhas para eliminar pontos gatilhos e acabar com as dores miofasciais.


Outro ponto de diferença é a eficácia dos procedimentos. Ambas as técnicas são bastante eficientes, mas o dry needling oferece resultados muito mais rápidos.


Na acupuntura, a busca é pelo reequilíbrio corporal e isso é um processo gradual. Já no dry needling, o resultado é praticamente instantâneo, já que as agulhas conseguem eliminar os pontos gatilhos em pouco tempo. Na primeira sessão de dry needling, o paciente já deixa de sentir as dores de antes, porque a técnica atua diretamente na dor.


Na Clinic Advance, trabalhamos com o dry needling, principalmente em casos mais complexos. Quer fazer uma sessão de dry needling? Marque uma avaliação com um de nossos profissionais clicando no botão abaixo! Venha recuperar a sua qualidade de vida com a gente!



16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page