top of page
Buscar
  • Foto do escritorClinic Advance

É possível fazer fisioterapia em casa?

Atualizado: 23 de nov. de 2023





A prática da fisioterapia tem se tornado cada vez mais comum, mas envolve muitas dúvidas. Será que é seguro? Como fazer? Quais são os benefícios? Pessoas em processo de recuperação de lesões e tratamento de patologias podem acelerar resultados se seguirem as orientações de um fisioterapeuta.


Com a correria do dia a dia, dificilmente uma pessoa consegue se deslocar várias vezes na semana para fazer sessões de fisioterapia. Seja por limitações físicas ou questões pessoais, nem sempre o tratamento pode ocorrer de forma 100% presencial junto a um fisioterapeuta.


Uma das saídas para acelerar processos de recuperação e tratamento de patologias sem perda de eficiência e maiores desgastes é a fisioterapia em casa. Mas como garantir que está realizando os exercícios corretamente? Até que ponto essa prática pode fazer bem ou oferecer riscos à saúde?


Para tirar todas as dúvidas sobre o assunto, conversamos com a fisioterapeuta Carolina de Almeida da Clinic Advance, que nos explicou como o processo de fisioterapia deve ser conduzido e falou sobre seus benefícios para a qualidade de vida do paciente. Confira a entrevista abaixo:



Como fazer a fisioterapia em casa?


Na verdade, o ideal é que o paciente sempre passe primeiro por uma avaliação presencial. O fisioterapeuta vai avaliar a situação e indicar exercícios de alongamento e fortalecimento que o paciente pode fazer em casa.


A partir dessa avaliação presencial, o fisioterapeuta vai ensinar os exercícios para que o paciente possa praticá-los em casa. Não tem como um fisioterapeuta fazer uma consultoria 100% online, é preciso tocar, fazer testes e estar na presença do paciente, pelo menos uma vez.


Em um segundo momento, o fisioterapeuta pode enviar fotos e vídeos que sirvam de orientação para os exercícios. E com o início da fisioterapia em casa, fazer uma reavaliação mensal do paciente. Por isso, uma pessoa que precisa passar por fisioterapia nunca deve buscar fazer exercícios de forma independente, sozinho e sem nenhuma orientação.


É preciso a presença de um fisioterapeuta para a prática em casa?


Esse seria o ideal, pelo menos no começo da prática dos exercícios. Ter um fisioterapeuta acompanhando presencialmente os exercícios em casa no 1° mês, por exemplo, seria o ideal. Isso para que o paciente possa aprender a fazer os exercícios da forma correta.


A partir da percepção de que o paciente aprendeu os exercícios, o fisioterapeuta pode liberar o paciente para realizar os exercícios sozinho. Outra saída é fazer algumas sessões de exercícios sozinho e outras acompanhado, o que seria ideal para o acompanhamento da fisioterapia em casa.


Quais exercícios podem ser feitos em casa?


Depende do segmento. Na fisioterapeuta ortopédica que é a nossa área, a pessoa pode fazer exercícios em casa sem uso de nenhum aparelho, usando apenas o peso do corpo.


É possível fazer uma vasta quantidade de exercícios, o que depende da orientação do fisioterapeuta. Os exercícios são definidos com base na necessidade do paciente, levando em conta condições físicas, patologias que ele possui, entre outros pontos.



Por que fazer fisioterapia em casa é uma boa alternativa?


A fisioterapia em casa é importante porque muitas pessoas não possuem disponibilidade de estar se deslocando a uma clínica de fisioterapia para fazer um tratamento intensivo, por exemplo.


Uma pessoa que precisa fazer sessões de fisioterapia três vezes por semana e não pode comparecer à clínica, pode fazer parte do tratamento da clínica e parte em casa com a orientação correta, por exemplo. Com isso, ela consegue estar bem orientada e ir variando a prática de exercícios de forma correta. Esse seria o ideal.


Quais são os benefícios de fazer fisioterapia em casa?


Quanto mais frequente for a prática dos exercícios, melhor e mais rápido será a recuperação do paciente. Com isso, fazer fisioterapia em casa é uma opção para otimizar o tratamento, tendo uma melhora mais rápida do seu quadro do que se fizesse apenas sessões na clínica de fisioterapia.


A fisioterapia em casa é uma alternativa viável para acelerar a recuperação de lesões e otimizar tratamentos desde que seja feita da forma correta. A prática traz diversos benefícios como a flexibilidade de horários, já que os exercícios podem ser feitos em casa, sem necessidade de locomoção ou horário definido.


Além disso, fazer fisioterapia em casa traz mais conforto e acolhimento a todo momento. Quem trata alguma patologia ou lesão pode se beneficiar por estar num ambiente familiar, assistido por um fisioterapeuta e amparado emocionalmente pelas pessoas que ama. Esse pode ser um grande facilitador para melhorar resultados e melhorar a qualidade de vida.


Na Clinic Advance, há uma máxima de que a melhor maneira de se prevenir contra patologias e lesões é estar em movimento. Com a fisioterapia em casa, o paciente pode ter uma extensão da sua vivência na clínica de fisioterapia, intensificando a prática de exercícios e conseguindo resultados mais rápidos.


Quer aliar a fisioterapia em casa com sessões presenciais? Marque uma avaliação com um de nossos profissionais clicando no botão abaixo! Venha recuperar a sua qualidade de vida!



24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page