top of page
Buscar
  • Foto do escritorClinic Advance

Entenda a relação entre frio e dor no corpo e saiba como evitar

Atualizado: 27 de nov. de 2023




Com a chegada do inverno é preciso redobrar a atenção para não sofrer com dores nas costas no período mais frio. E em 2021, o inverno está bem rigoroso, com temperaturas bem baixas e até mesmo neve em algumas partes do país.


No inverno, as dores nas costas podem surgir ou aumentar porque contraímos mais os músculos no dia a dia para se proteger do frio. Esse é um problema que preocupa muitas pessoas em qualquer época do ano. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 80% da população mundial já teve ou terá dores nas costas.


Ainda de acordo com os dados, a dor lombar é a segunda maior causa de ida de pessoas aos consultórios médicos. Isso reforçar a necessidade de atividades físicas e boa postura, principalmente, em períodos como o inverno em que esse fator se intensifica.


Ambos os fatores são apontados pela IASP (Associação Internacional para o Estudo da Dor, em português), que iniciou uma campanha mundial para prevenção das dores nas costas em 2021. Para entender a relação entre frio e dores nas costas, conversamos com o fisioterapeuta Pedro Henrique de Medeiros, da Clinic Advance. Confira a entrevista abaixo:



Quais são as principais causas de dores no inverno?


A partir do momento em que faz frio, as pessoas ficam mais encolhidas, retraídas, com isso, contraímos a musculatura e enrijecemos as articulações. Com isso, a musculatura cria mais tensão, já que ficamos mais encolhidos tentando se proteger do frio.


Dessa forma, nós diminuímos a função dos músculos, por exemplo. Como os músculos ficam mais tensionados, eles acabam tendo uma menor circulação sanguínea no local, o que gera tensão, e consequentemente, dor.


Em relação às articulações, em períodos mais frios, nós contraímos e enrijecemos as articulações e isso faz com que elas percam lubrificação, o que pode causar dores ou até causar o surgimento de alguma patologia, dependendo da pessoa.



Por que mudanças bruscas no tempo podem causar dores no corpo?

Isso acontece porque, muitas vezes, estamos habituados a uma rotina de exercícios físicos com uma temperatura relativamente OK. E quando a temperatura diminui por conta da chegada do inverno, muitas pessoas param de praticar atividades físicas.


Isso facilita a contração dos músculos e articulações e causa tensões e dores por conta da rigidez muscular e articular.



Como prevenir as dores no corpo durante dias frios?


Bom, o primeiro passo é buscar coragem e disposição para fazer atividades físicas. Outra dica é se proteger bastante do frio no inverno. E por fim, nós também recomendamos muito a prática de exercícios de alongamento e mobilidade.


Isso ajuda a evitar uma forte tensão na musculatura e diminui a rigidez nas articulações. Dessa maneira, é possível diminuir a intensidade ou evitar o surgimento de dores nas costas em períodos mais frios.



A boa postura e o alongamento ajudam a evitar dores no corpo em dias frios?



Sim. Praticar exercícios de alongamento e manter uma boa postura em qualquer atividade do dia a dia são ações essenciais para evitar as dores.


A partir do momento em que não estamos com uma boa postura, alguma parte do nosso corpo está sendo sobrecarregada, isso ajuda no surgimento das tensões e dores. E o alongamento é uma prática importante na nossa rotina também porque ajuda a diminuir as tensões e a rigidez nas articulações.


Praticando alongamento e tendo uma boa postura, diminuímos consideravelmente o aparecimento de dores nas costas.


Com o inverno bem frio no Brasil, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, a prática de alinhamento postural é bastante indicada por especialistas no assunto como Pedro Henrique de Medeiros.


A Clinic Advance é uma clínica de fisioterapia especializada no alinhamento postural que conta com profissionais capacitados e oferece ótimos resultados nas primeiras sessões.


O alinhamento postural é uma técnica que ajuda a alinhar o nosso corpo e promove uma boa postura de forma natural, o que aliado a outros fatores se torna fundamental para prevenir as dores nas costas.


Além de se apoiar no alinhamento postural para desenvolver uma boa postura, é muito importante a prática de exercícios físicos de alongamento e mobilidade, e claro, consciência corporal para que o nosso corpo esteja preparado para enfrentar temperaturas mais frias e isso diminua a intensidade ou evite o surgimento de dores nas costas por conta do frio.


Quer diminuir as dores no corpo? Marque uma avaliação com um de nossos profissionais clicando no botão abaixo! Venha recuperar a sua qualidade de vida com a gente!




292 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page