top of page
Buscar
  • Foto do escritorClinic Advance

Entorse no tornozelo: como a fisioterapia ajuda no tratamento?

Atualizado: 23 de nov. de 2023




A entorse de tornozelo é um problema bastante comum. Por conta de uma distração, pessoas pode acabam virando o tornozelo para dentro e causando a entorse. Esse tipo de lesão possui diversos graus e atinge tanto pessoas comuns em atividades rotineiras como atletas.


Também conhecida como torção do tornozelo, a entorse de tornozelo é um dos problemas mais comuns na ortopedia. E a fisioterapia é muito importante no tratamento da lesão, principalmente na fase de reabilitação. Com o tratamento fisioterápico correto, uma pessoa que sofre com uma entorse pode recuperar plenamente os movimentos no tornozelo.


Conversamos com o fisioterapeuta Pedro Henrique de Medeiros, da Clinic Advance, que falou sobre as origens da lesão e a importância da fisioterapia para a recuperação de uma entorse de tornozelo. Confira a entrevista abaixo:



O que é entorse do tornozelo? Como o problema pode surgir?


A entorse de tornozelo é uma lesão traumatológica, que acontece geralmente por conta de um acidente conhecido pelas pessoas como o ato de “virar o pé” ou “torcer o tornozelo”.


Quando isso acontece, nós lesionamos a estrutura do nosso tornozelo e causando lesões de ligamento, muscular ou ósseas. Esse tipo de lesão pode acontecer em qualquer momento do dia, seja durante a prática de atividades físicas ou fazer uma caminhada no quintal de casa.


Quais são os graus de uma entorse no tornozelo? quais são os sintomas da lesão?


Existem três níveis de entorse no tornozelo, que vão desde sintomas mais brandos até casos mais graves que podem envolver fraturas. A maioria dos casos de entorse são de grau leve, mas em alguns casos o problema é um pouco mais grave.


Uma entorse de grau leve gera um inchaço na região e uma ruptura parcial do ligamento. No grau moderado, há a ruptura total do ligamento, quando geralmente há necessidade de cirurgia para sanar a lesão. E a entorse no grau grave acontece quando há a ruptura total do ligamento e micro fragmentos ósseos, ocasionando até mesmo fraturas.


Os principais sintomas de uma entorse de tornozelo são as fortes dores no local, inchaço da região e restrição de mobilidade, o que faz a pessoa ter dificuldades para correr ou caminhar, às vezes não conseguindo nem mesmo apoiar o pé no chão.



Como é feito o tratamento e recuperação de uma entorse no tornozelo?


Sendo um caso de necessidade cirúrgica ou não, o paciente que teve uma entorse de tornozelo precisa passar por sessões de fisioterapia ortopédica. O protocolo de tratamento envolve a fisioterapia como um todo.


Com isso, trabalhamos com exercícios para a diminuição das dores no local, alongamento da musculatura da região e recuperação da mobilidade no tornozelo. O tratamento também depende muito de cada caso, de cada paciente.



Como e quando a fisioterapia ajuda no tratamento?


A fisioterapia ajuda na reabilitação do paciente. Uma pessoa que sofre uma entorse de tornozelo perde a mobilidade parcial ou completa do tornozelo. Isso impede que a pessoa caminhe ou realize atividades físicas, por exemplo.


E somos nós fisioterapeutas que ajudamos na recuperação total do problema, para que a pessoa possa voltar a praticar as suas atividades normais do dia a dia.



Quais são os melhores exercícios para reabilitação da entorse no tornozelo?


Os melhores exercícios para a reabilitação da entorse do tornozelo são os exercícios de alongamento, fortalecimento e mobilidade da região. Quando a pessoa acaba contraindo a lesão, ela acaba tendo de ficar um tempo em repouso. Em alguns casos, o paciente pode inclusive usar a bota ortopédica para imobilização.


As sessões de fisioterapia são importantes na hora da reabilitação, esses exercícios são cruciais para que o paciente recupere plenamente os movimentos do tornozelo e possa voltar as suas atividades rotineiras.



Qual é a importância da fisioterapia na recuperação da entorse?


A fisioterapia é fundamental no tratamento da entorse de tornozelo. Nós conseguimos trazer a pessoa de volta ao convívio social. Isso permite que ela retome sua qualidade de vida, volte a praticar suas atividades normais como prática de esportes, lazer, entre outras atividades.


Além disso, se a pessoa não passa por um tratamento correto de fisioterapia, é muito capaz que ela volte a sofrer com o problema no futuro. Com isso, a fisioterapeuta é um fator crucial para que a pessoa consiga tratar e eliminar 100% desse problema.


A entorse de tornozelo é um problema bastante comum na ortopedia, muito por ser uma lesão que pode surgir em simples atividades rotineiras. E a fisioterapia é um aliado importante na recuperação plena dessa e de outras lesões na região.


Na Clinic Advance, possuímos fisioterapeutas capacitados para auxiliar no processo de reabilitação desse tipo de lesão. Sofreu uma entorse no tornozelo, venha tratar com a fisioterapia! Marque uma avaliação com um de nossos profissionais clicando no botão abaixo! Venha recuperar qualidade de vida com a gente!



3.023 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page