top of page
Buscar
  • Foto do escritorClinic Advance

Entenda como surgem as dores por estresse?

Atualizado: 27 de nov. de 2023



Milhares de pessoas em todo o mundo convivem com o estresse no dia a dia. Com rotinas cada vez mais corridas e atribuladas, fica muito difícil resistir a pressão por resultados e imprevistos. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), 90% da população mundial sofre com altos níveis de estresse.


Com isso, os níveis de estresse tendem a aumentar gerando diversos desconfortos, inclusive dores musculares, fortes dores de cabeça, entre outros problemas que afetam o nosso corpo.


Aqui vamos te mostrar como as dores por estresse podem afetar o seu dia a dia e quais são as melhores formas para aprender a lidar com o estresse e tratar as dores. Vamos lá!


O que é estresse?

O estresse é uma reação do nosso organismo a uma situação de perigo. Quando estamos sobre forte pressão por resultados ou com milhões de tarefas para colocar em dia e não sabemos lidar com isso, nós acabamos entrando em estado de estresse.


E você pode até pensar que no dia a dia não estamos expostos, de forma recorrente, a situações de perigo e é aí que mora o problema. O nosso cérebro não sabe distinguir as situações, então ele identifica padrões e gera as mesmas sensações.


Com isso, situações corriqueiras como dificuldades no trabalho, engarrafamento ou demora em fila, necessidade de refazer alguma tarefa, entre outras situações, acabam se tornando motivo para elevar os níveis de estresse.


Quais são as dores causadas por estresse?

Geralmente, nós identificamos o estresse por sintomas físicos e psicológicos como nervosismo, preocupação excessiva, taquicardia, ansiedade e aumento da sudorese (suor excessivo). Mas os sintomas são ainda mais graves, confira abaixo alguns tipos de dores causadas por estresse e que podem ser identificadas no dia a dia, confira abaixo:


Dores e tensões musculares

Uma das dores por estresse mais comuns são as dores musculares. Apesar da maioria das vezes estar associada a má postura, as dores e tensões musculares podem surgir por conta do estresse. O estresse libera hormônios como o cortisol, que aumenta a percepção da dor e afeta a circulação sanguínea.


O convívio com as dores musculares é bastante comum para quem vive sob forte estresse. Geralmente, essas dores surgem por conta de tensões que podem surgir em diferentes partes do corpo. Então se a pessoa não tem uma boa postura no dia a dia e sente dores, essas dores são agravadas pelos altos níveis de estresse.


Dores de cabeça

Diversos estudos relacionam as dores de cabeça a altos níveis de estresse. Inclusive, muitos estudos apontam que o estresse pode causar cefaleias crônicas. O nervosismo, a ansiedade e a preocupação excessiva no dia a dia causam eleva o nível de estresse na rotina e isso gera dores de cabeça bastante frequentes.


Dores crônicas

As dores crônicas também surgem por conta do estresse. Viver sob forte estresse faz com que nosso corpo permaneça em estado de alerta e isso intensifica as tensões e dores musculares, o que é um fator crucial para o surgimento de dores crônicas em diferentes partes do corpo.


Como diminuir o estresse no dia a dia?

Combater o estresse diário é muito importante para a nossa qualidade de vida. Estar com o corpo e mente relaxados é crucial para aumentar a sua produtividade e te permitir viver em plenitude. E para te ajudar a diminuir o seu nível de estresse no dia a dia, trouxemos três dicas abaixo, confira:


Exercícios físicos

A prática de atividades físicas é essencial para combater o estresse no dia a dia. Os exercícios físicos liberam hormônios como a endorfina e a serotonina, que geram uma sensação de bem-estar e vitalidade, relaxando o corpo e dando mais disposição para o dia a dia.


Boa alimentação

Cuidar da alimentação também é importante para diminuir o estresse. Uma alimentação equilibrada te ajuda a prevenir diversos problemas de saúde e isso faz com que nosso organismo esteja regulado e possa apresentar uma melhora na resposta ao estresse.


Alinhamento postural e fisioterapia

Analisando os sintomas físicos, o estresse irá culminar tensões musculares diversas, provocando dores. E isso pode desencadear outras patologias em diversas regiões do corpo.


Com o alinhamento postural e a fisioterapia, além de trabalharmos na prevenção essas dores, também conseguimos aliviar as tensões provocadas pelo estresse e promover uma sensação de relaxamento e bem-estar geral no corpo.


Quer tratar as dores causadas pelo estresse? Marque uma avaliação com um de nossos profissionais clicando no botão abaixo! Venha recuperar a sua qualidade de vida com a gente!



12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page