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  • Foto do escritorJorge Carvalho

6 exercícios de baixo impacto para fazer em casa


homem fazendo exercícios em casa

Os exercícios de baixo impacto são bastante eficazes para ajudar pessoas a terem uma rotina mais saudável e melhorarem as suas condições de saúde. Além disso, são uma ótima “porta de entrada” para pessoas que precisam fazer atividades físicas, mas não possuem muito tempo ou sempre procrastinam a mudança de hábitos. 


Isso porque esses exercícios podem ser feitos com poucos minutos, no conforto de casa e gastando pouco ou nenhum dinheiro para começar. Aqui, vamos te mostrar uma série de exercícios de baixo impacto para te ajudar a começar uma rotina mais saudável. 


Para entender melhor sobre os benefícios dos exercícios de baixo impacto, conversamos com o fisioterapeuta Pedro Henrique de Medeiros, da Clinic Advance, que nos ajudou a montar este artigo. 


O que são exercícios de baixo impacto?

Como o nome indica, os exercícios de baixo impacto são atividades que tem menor impacto nas articulações do nosso corpo. Essas atividades são bastante úteis para o fortalecimento muscular e a flexibilidade corporal. 


E mesmo sendo de baixo impacto, os exercícios também ajudam a gastar calorias, melhorar o condicionamento físico e aumentar a massa magra. Isso é essencial para preparar o corpo para outras atividades de maior impacto. 


Exercícios de alto impacto x baixo impacto 

A principal diferença entre exercícios de alto e baixo impacto é a intensidade. Em exercícios de baixo impacto, a pessoa consegue continuar conversando com um parceiro de treino, por exemplo.


Já em exercícios de alto impacto, a pessoa estará totalmente focada na prática de exercícios devido à necessidade de força e mobilidade necessárias para a prática. 


Quais são os principais exercícios de baixo impacto para fazer em casa?

“É possível comprar aparelhos como elásticos, colchonetes, par de halteres, tornozeleiras e fazer exercícios em casa. É possível praticar exercícios de alongamento, mobilidade e fortalecimento para aumentar a sua flexibilidade e lubrificar as articulações. Uma dica é contar com ajuda profissional para aprender a fazer os exercícios corretamente”, explica Pedro.  


Confira abaixo a nossa lista de seis exercícios de baixo impacto para fazer em casa:


Caminhada no lugar 

Um exercício simples e de baixo impacto é a caminhada. E se você tem preguiça ou não tem tempo de caminhar pelo seu bairro, ou em um parque, por exemplo, você pode fazer isso em casa. 


A caminhada no lugar é uma forma de se movimentar no dia a dia. E quando falamos nela, estamos falando sobre caminhar pela casa ou apartamento. É possível colocar esse exercício no seu dia a dia, fazendo pausas durante as suas atividades rotineiras para caminhar pelos cômodos e quintal de sua residência. 


Alongamento 

Os exercícios de alongamento são ótimas opções de baixo impacto para se exercitar no dia a dia e facilitar a sua rotina. Manter o corpo alongado é essencial para uma rotina de trabalho mais produtiva, já que é possível alongar qualquer parte do corpo. 


Agachamento na cadeira 

O agachamento na cadeira é outro ótimo exercício de baixo impacto e é uma boa alternativa para quem não tem muita familiaridade com exercícios físicos. 

Para fazer o agachamento na cadeira, se posicione em frente a uma cadeira e agache como se fosse sentar, mas sem encostar no assento. Depois, volte a sua posição inicial e faça algumas repetições do movimento. 


Prancha

A prancha é um exercício que é simples de ser feito, mas é um grande desafio para quem está começando. Mas ainda assim vale muito a pena porque ajuda a fortalecer braços, pernas e o core. 


Para fazer o exercício, basta se posicionar na posição de flexão, dobrar os cotovelos em 90 graus e descansar o peso do corpo sobre os antebraços. Mantenha o corpo em linha reta e tente se manter na posição o máximo possível. 


Agachamento com salto

O agachamento com salto é uma evolução de baixo impacto do exercício que pode ser feito em casa. Para fazê-lo, basta fazer o movimento de agachamento e em vez de voltar a posição inicial de imediato, dê um salto. Depois, repita o movimento algumas vezes. 


Polichinelos

Provavelmente você já fez polichinelos alguma vez na vida, esse exercício é um ótimo cardio de baixo impacto e pode ser feito em casa. 


Para fazer, bastante ficar com o corpo reto, pernas juntas e mãos ao lado do corpo. Depois salte para cima e acompanhe o movimento com seus braços e pernas. Assim, as pernas se afastam e os braços seguem o movimento de subida. Faça uma série de 10 ou 20 repetições. 


Quais são os benefícios dos exercícios de baixo impacto? 

“Os principais benefícios são aumentar a qualidade de vida, promover uma mudança de hábitos e envelhecer com mais saúde. E no caso de pessoas que possuem algum tipo de limitação, os exercícios de baixo impacto pode ajudar a tratar patologias e aliviar os sintomas”, afirma Pedro. 


E uma ótima forma de complementar os exercícios de baixo impacto é a fisioterapia. Entre em contato com a Clinic Advance e faça uma avaliação com um de nossos profissionais. Agende sua consulta agora!  




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