top of page
Buscar
  • Foto do escritorJorge Carvalho

4 exercícios de fortalecimento muscular para fazer no dia a dia



O fortalecimento muscular é importantíssimo para a nossa qualidade de vida. Lidar com a necessidade de se movimentar é fundamental para ter uma vida mais saudável. E para te ajudar a buscar uma vida mais ativa no seu dia a dia, vamos falar sobre os benefícios e dar exemplos de exercícios de fortalecimento muscular que podem ser praticados na sua rotina. 


Conversamos com o fisioterapeuta Pedro Henrique de Medeiros, da Clinic Advance, para entender melhor sobre a importância dos exercícios de fortalecimento muscular no dia a dia. 


O que é fortalecimento muscular? 

“O fortalecimento muscular é uma das melhores práticas para uma pessoa envelhecer com mais qualidade de vida. É claro que cada pessoa deve respeitar os limites do seu corpo, fazendo os exercícios da maneira correta e com a carga correta”, afirma Pedro. 


Dessa forma, o fortalecimento muscular é uma série de exercícios para fortalecer os músculos por meio de atividades físicas. Existem exercícios de fortalecimento para diversos membros do corpo para ajudar pessoas a definir e tonificar músculos com a prática do dia a dia. 


Além de trabalhar a definição muscular, os exercícios também ajudam a melhorar a saúde muscular no geral, o que ajuda na realização das atividades corriqueiras da rotina. Em suas principais modalidades, é possível praticar exercícios de fortalecimento muscular em aulas de musculação na academia ou em outras atividades como treino funcional, ioga e pilates.

 

Quais são os benefícios de fortalecimento muscular? 

“Quando ficamos mais velhos, ficamos mais fracos e com o corpo menos sustentável, isso eleva as chances de queda, perda de equilíbrio e outras disfunções e o fortalecimento visa gerar esse equilíbrio e sustentação muscular, elevando o bem-estar, além de benefícios cardiovasculares para melhorar a saúde como um todo”, destaca Pedro. 


Para além do fortalecimento muscular, os exercícios de fortalecimento muscular trazem muitos outros benefícios, confira alguns deles abaixo:

  • Melhora a resistência e a estabilidade corporal 

  • Ajuda a melhorar a postura 

  • Melhora o condicionamento físico 

  • Ajuda no ganho de massa muscular magra 

  • Melhora o metabolismo 

  • Ajuda a aliviar as dores musculares no geral 

  • Ajuda a proteger a estrutura óssea e as articulações 

  • Ajuda a queimar calorias e a reduzir o peso 


Confira a nossa lista de exercícios de fortalecimento muscular para fazer no dia a dia:


Flexão de braço 



A flexão de braço é um dos exercícios mais populares de fortalecimento muscular. E esse exercício é bem simples e pode ser feito até em casa. É importante ficar atento a forma correta de executar o movimento para não ter dores musculares. 


Para fazer a flexão de braço da maneira correta, é preciso deixar as mãos no chão ao lado do peito e realizar o movimento de subir e descer o corpo. Na descida, os cotovelos devem estar flexionados e descer sem encostar o corpo no solo. A flexão simula algo como empurrar o chão, o que fazer erguer e tensionar diversos músculos do corpo.


Agachamento 



O agachamento é outro exercício popular de fortalecimento muscular. Isso porque esse exercício trabalha membros superiores e inferiores, focando em fortalecer pernas e joelhos. 


Para fazer o exercício, é preciso deixar os pés firmes no chão, afastar as pernas além da largura do quadril, agachar flexionando o joelho, projetando o quadril para trás e mantendo o pescoço reto. Faça o movimento de descida e depois retorne à posição original.


Uma dica para enriquecer o exercício é se manter no movimento sentado por alguns segundos para contrair os músculos dos membros inferiores com mais qualidade. 


Ponte 



A ponte é outro exercício popular de fortalecimento muscular. Esse exercício pode trabalhar diferentes membros do nosso corpo e pode ser feito no conforto de casa. 


Para fazer, basta deitar-se de cotas no chão, com os braços em paralelo ao corpo. Flexione os joelhos, mantenha os pés fixos no chão e eleve o quadril. A dica é se manter por alguns segundos ou minutos, dependendo do seu limite, e depois retorne devagar a posição inicial. 


Barra fixa 



A barra fixa é um dos melhores exercícios de fortalecimento muscular para trabalhar os músculos das costas, braços e ombros. Esse é um treino bastante complexo e com diversas variações. É possível fazer exercícios de barra fixa na academia ou no equipamento de barra em praças. 


De forma simples, para fazer a barra fixa, o primeiro passo é segurar a barra com as duas mãos. Afaste as mãos uma da outra, colocando cada uma em uma extremidade da barra. Também não esqueça de deixar as pernas cruzadas, isso vai ajudar no movimento. Depois, basta fazer o movimento de levantar o corpo com a força dos braços. 


“Vale ressaltar, que o ideal é que a pessoa busque a prática de musculação em academias com o auxílio de um profissional de educação física. Além destes, é possível praticar exercícios funcionais ao ar livre como flexão, abdominal e agachamento, por exemplo”, enfatiza Pedro. 


Na Clinic Advance, trabalhamos com diversos tipos de exercícios e técnicas de terapia manual como o alinhamento postural. Venha recuperar a sua qualidade de vida e faça uma avaliação com um de nossos profissionais. Agende sua consulta agora! 




38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page