top of page
Buscar
  • Foto do escritorClinic Advance

Fisioterapia e Meditação, podem ser aliadas?

Atualizado: 27 de nov. de 2023




O Brasil é um dos países com maior taxa de ansiedade do mundo. De acordo com um estudo realizado pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) mostra um aumento de 90% dos casos de depressão e o número de pessoas com crises de ansiedade e estresse praticamente dobrou entre março e abril de 2020, no início da pandemia.


Dados da UFGRS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) apontam que entre maio e junho de 2020, 80% da população brasileira se tornou mais ansiosa. A fisioterapia e a meditação são meios importantes para quem busca superar o estresse e trabalhar o equilíbrio emocional.


O Google aponta que as buscas por termos relacionados a meditação bateram recorde na pandemia. As buscas pela expressão “como fazer meditação para ansiedade” cresceram 4.000% e da expressão “como ser uma pessoa mais calma” aumentou 3.250%.


Com o alinhamento postural, a prática de meditação pode trazer inúmeros benefícios para equilibrar corpo e mente. Conversamos com o fisioterapeuta, Pedro Henrique de Medeiros, da Clinic Advance, sobre os benefícios de alinhar fisioterapia e meditação no dia a dia. Confira a entrevista abaixo:




Como aliar fisioterapia e meditação no dia a dia?


Nós da Clinic Advance, sempre recomendamos que os nossos pacientes façam muito alongamento. Hoje em dia, as pessoas que não são sedentárias, estão fazendo bastante atividade física. Então, eles fazem academia, crossfit, joga futebol e muitos outros esportes.


Só que mesmo praticando atividades físicas com uma boa regularidade, a maioria das pessoas olha muito pouco para o alongamento. É um número muito pequeno de pessoas que praticam alongamento da forma correta. Muitas pessoas até fazem, mas não da maneira correta, elas fazem muito rápido e não associado a uma boa respiração, que é o que nós recomendamos.


Mas é muito importante tirar um tempinho do seu dia, seja atrelado ou não a atividade física, para praticar o alongamento. A dica é tentar se desconectar do ciclo vicioso de ir do trabalho para casa, comer e dormir e pensar em qualidade de vida. Essa é a recomendação de atrelar o físico ao mental.




A meditação auxilia a preparar um paciente para uma sessão de alinhamento postural?

Sim, com certeza. Na verdade, não só para o alinhamento postural, mas também para a vida. A meditação ajuda as pessoas a terem menos tensões, e possivelmente, menos dores. Assim, o paciente chega bem para fazer a sessão e torna tudo muito mais fácil.


As pessoas que praticam meditação geralmente têm mais tranquilidade, o que vai na contramão do cenário atual, tendo em vista o cenário dos últimos anos mostra um forte aumento dos quadros de ansiedade e depressão.


Quais são os principais benefícios da fisioterapia e da meditação para a vida de uma pessoa?


É o que eu sempre falo para todos os pacientes que frequentam a Clinic Advance.

Acredito que mais de 90% dos nossos pacientes aderem isso para a vida, como um estilo de vida.


A fisioterapia e a meditação, assim como qualquer outra parte da área da saúde, devem ser tratar como algo preventivo, e não apenas algo que você deve buscar somente quanto tem um problema instalado.


Ao praticar meditação junto com exercícios de alongamento, mobilidade e fortalecimento, você está investindo em qualidade de vida. Isso ajuda a isentar as pessoas das tensões musculares que estão totalmente atreladas a estresse, noites mal dormidas, preocupações e outros problemas. Então, o principal benefício é o aumento da qualidade de vida.


Meditar e fazer sessões de alinhamento postural frequentemente é uma forma de cuidar do bem-estar?


Com certeza! É até um pouco da resposta da pergunta anterior. É um exemplo em qualquer área da saúde. Hoje em dia, as pessoas estão muito preocupadas com a estética e não com a saúde do corpo e da mente.


Muitas vezes as pessoas deixam a saúde lado ou mesmo não conhecem estas técnicas. Isso faz com que elas recorram à indústria farmacêutica, buscando meditações como um relaxante muscular, um antidepressivo, por exemplo.


Então, as pessoas devem praticar meditação e alinhamento postural frequentemente! Na Clinic Advance, o atendimento é personalizado, individual, em que traçamos um planejamento para cada paciente.



Como a meditação pode ajudar técnicas como o alinhamento postural na melhoria de problemas na coluna e dores nas costas?


A mente e o físico estão totalmente interligados, eles são diretamente proporcionais. Então se a mente está boa, provavelmente o físico vai estar bom e vice-versa. O nosso corpo é um sistema único, está tudo interligado.


Então se a pessoa está estressada, está deprimida, ela não vai estar com a mente boa. Talvez ela dependa até de remédios. A partir do momento que isso acontece, o nosso físico também é afetado. Corpo e mente devem estar alinhados e a meditação ajuda a fazer com que a pessoa fique mais leve, de forma geral.


Lembrando que, a meditação não necessariamente precisa ser uma meditação em si, as pessoas podem simplesmente se desconectar do trabalho, do celular e ter um momento para ela como um bom banho, uma sauna, um momento deitado na cama se alongando, focando em uma boa respiração, esvaziando a cabeça de problemas.


A fisioterapia por meio de técnicas como o alinhamento postural aliado a meditação é importante para o bem-estar de qualquer pessoa. Ambos ajudam a eliminar as dores físicas e também a combater ansiedade e o estresse do dia a dia.


Na Clinic Advance, os pacientes contam com atendimento personalizado e todo o incentivo para alinhar as práticas do alinhamento postural com a meditação para melhorarem a sua qualidade de vida.


Quer ganhar mais qualidade de vida? Marque uma avaliação com um de nossos profissionais clicando no botão abaixo! Venha recuperar o seu bem-estar com a fisioterapia aliada a meditação na sua rotina!





282 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page