top of page
Buscar
  • Foto do escritorClinic Advance

Fisioterapia nas Olimpíadas e Paraolimpíadas

Atualizado: 27 de nov. de 2023




A fisioterapia é uma das atividades mais importantes para a performance de atletas de alto rendimento. Durante as Olímpiadas e Paraolimpíadas, dois dos maiores eventos esportivos do mundo, a equipe médica é reforçada por fisioterapeutas, que acompanham os atletas no decorrer das competições.


Nas Olimpíadas e Paraolimpíadas de Tóquio deste ano, a equipe médica foi composta por 7 mil profissionais, incluindo médicos, enfermeiros e fisioterapeutas. Na delegação brasileira podemos notar a presença de atletas como o bicampeão olímpico Robert Scheidt, de 48 anos, que encarou a sua 8° olimpíada na vela.


Ricardo Takahashi, membro do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) e fisioterapeuta de Scheidt, explica que o sucesso dos atletas de alto rendimento se deve em parte a fisioterapia, prática essencial para prevenir lesões, aumentar a longevidade, garantindo a manutenção de força, resistência, velocidade e outras características essenciais para a prática de esportes.


Para entender melhor a importância da fisioterapia em grandes eventos esportivos como as Olimpíadas e as Paraolimpíadas, conversamos com o fisioterapeuta Pedro Henrique de Medeiros, da Clinic Advance. Confira a entrevista abaixo:


Qual é a importância da fisioterapia para atletas de alto rendimento?


Às vezes, as pessoas acham que atletas de alto rendimento são pessoas saudáveis, mas eu discordo. Eles podem ter um condicionamento físico muito bom, porém com o uso excessivo da atividade física que cada um exerce, eles estão desgastando o corpo.


Então, todos os atletas precisam de fisioterapia sempre. O acompanhamento é importante para tratar ou prevenir lesões. Para isso, é importante que os atletas tenham o acompanhamento diário ou semanal de um fisioterapeuta e assim possa alcançar o alto rendimento, conseguindo melhorar sua performance no dia a dia.


Quais são as principais atividades de fisioterapia para atleta?


O alinhamento postural é a atividade mais importante porque a partir do momento em que a pessoa estiver bem alinhada, que o corpo estiver em harmonia, ela não sobrecarregará nenhuma estrutura do corpo dela.


Quando o alinhamento postural se torna frequente na rotina, o atleta ganha uma ajuda de grande valor no tratamento e na prevenção de lesões. Além disso, os exercícios de alongamento, mobilidade e fortalecimento também são importantes.


Lembrando que as atividades devem ser planejadas, de acordo com a necessidade do atleta e da modalidade que ele pratica. Todos os atendimentos fisioterápicos são individuais.



Qual a importância da fisioterapia para atletas paraolímpicos?


Bom, é a mesma do que para os demais atletas. Respeitando a individualidade de cada um, os atletas paraolímpicos devem realizar sessões de alinhamento postural, alongamento, mobilidade e fortalecimento.


Tudo isso é essencial para tratar e prevenir dores e lesões por parte do atleta. A importância da fisioterapia com os atletas paraolímpicos é a mesma!


Quais são os principais benefícios de contar com um fisioterapeuta durante eventos esportivos?


Durante o evento, contar com o fisioterapeuta é importante para que o atleta lide com tudo o que ele precisa nas competições. Caso ele passe a sentir alguma dor ou lesão durante a competição, por exemplo, ter o fisioterapeuta com ele é fundamental para que ele tenha um pronto atendimento.


Então, o fisioterapeuta é um profissional importante porque o atleta precisa lidar com lesões e dores de forma imediata em competições.


Como o alinhamento postural pode ajudar no desempenho de atletas?


O alinhamento postural ajuda a colocar o corpo em harmonia. Num exemplo simples, se você visualizar um esqueleto humano em qualquer livro de anatomia, ele estará alinhado, sem nenhuma compensação, sem nenhum desnível. Só que na vida real não é assim, principalmente na vida de um atleta.


Provavelmente, o atleta usa um lado mais do que o outro e assim sobrecarrega parte do corpo. Isso faz com que ele tenha propensão a desenvolver disfunções, dores, tensões bem maiores do que se estivesse com o corpo alinhado.


Então, o maior benefício do alinhamento postural é manter o corpo alinhado, evitando sobrecargas em qualquer parte do corpo.



Quais são as lesões mais comuns entre atletas? E como a fisioterapia pode ajudar a preveni-las?


Não há como dizer quais são as lesões mais comuns entre atletas, porque isso varia de acordo com a modalidade que cada atleta pratica. Se for um atleta que usa os membros superiores, como no arremesso de peso, por exemplo, ele tem mais probabilidade de desenvolver tensões, dores e lesões na parte superior do corpo.


Essa resposta vai de acordo com a necessidade específica de cada atleta. A fisioterapia pode ajudar a prevenir estes problemas com a prática de alinhamento postural e exercícios de fortalecimento nas regiões mais sobrecarregadas do corpo do atleta para que o corpo esteja preparado para o esporte.


A fisioterapia é uma atividade essencial para melhorar o rendimento do atleta?


Sim, com certeza! Nós vimos nessas olimpíadas, que uma boa parte dos atletas treinam sem nenhum acompanhamento e sem nenhuma estrutura. E isso faz com que o rendimento deles diminua consideravelmente.


Se pegarmos o futebol ao nível de comparação, antigamente não havia uma estrutura de fisioterapia tão grande como hoje. Atualmente, os centros de treinamentos dos grandes clubes são gigantescos e os jogadores contam com equipes de fisioterapeutas que lhes ajudam no tratamento e prevenção de lesões.


Como podemos perceber, a fisioterapia é um dos fatores essenciais para melhorar a performance de atletas de alto rendimento. Nas últimas olimpíadas, isto ficou evidente! A fisioterapeuta é importante até mesmo para pessoas que pratiquem atividades esportivas por hobby.


É atleta e precisa contar com ajuda de fisioterapeuta para competições? Marque uma avaliação com um de nossos profissionais clicando no botão abaixo! Venha se preparar para competir em alto nível com a gente!



120 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page