top of page
Buscar
  • Foto do escritorClinic Advance

Fisioterapia ortopédica: entenda como funciona

Atualizado: 23 de nov. de 2023



A qualidade de vida, o bem-estar é muito importante para qualquer pessoa. As lesões, dores e patologias ortopédicas são bastante comuns no Brasil. E a fisioterapia ortopédica é essencial para tratar a prevenção e a recuperação de lesões desse sentido. Esse é um dos segmentos mais importantes dentro da fisioterapia.


O fisioterapeuta ortopédico trabalha para que o paciente recupere todos os movimentos naturais que possuía antes de contrair a lesão. Vale lembrar também que a fisioterapia ortopédica também é indicada em pacientes que precisam realizar algum tipo de cirurgia, auxiliando em todo o processo de reabilitação.


Conversamos com o fisioterapeuta Pedro Henrique de Medeiros, da Clinic Advance, sobre a atuação e os benefícios da fisioterapia ortopédica. O profissional também abordou a relação do segmento com o alinhamento postural, uma das principais técnicas de terapia manual do mercado.


Confira a entrevista abaixo:


O que é fisioterapia ortopédica?


A fisioterapia é uma área de atuação que visa a reabilitação corporal, sendo uma terapia física que atua em diversas áreas como a fisioterapia ortopédica. Esse segmento da fisioterapia trabalha em cima das articulações e músculos, buscando a reabilitação de lesões ortopédicas.


Com isso, lesões articulares de joelho, dedo, tornozelo, coluna, quadril ou outros diversos tipos de comprometimentos podem ser tratados com a fisioterapia ortopédica.


Como funciona a fisioterapia ortopédica?


A fisioterapia ortopédica é uma área muita ampla, dependendo do problema que o paciente possui, mas basicamente nós trabalhamos para diminuir a rigidez articular.


Então, imagina que uma pessoa tem uma lesão no punho. A partir do momento em que contrai a lesão, o paciente tem dificuldade em mexer essa articulação. Na fisioterapia ortopédica, nós buscamos reabilitar o paciente, recuperando todos os movimentos naturais por meio de mobilizações articulares, alongamentos e o fortalecimento da região afetada.


Em quais casos a fisioterapia ortopédica é indicada?


Em qualquer lesão articular ou muscular. Se o paciente teve uma distensão muscular, por exemplo, a fisioterapia ortopédica é indicada. Se o paciente teve uma entorse de tornozelo, também precisa procurar um fisioterapeuta que atue na área.


Isso sem contar que a fisioterapia ortopédica também pode ser útil em casos cirúrgicos. Digamos que um paciente tenha sofrido a ruptura de um ligamento ou tendão, que faz parte da articulação. Depois que ele fizer a cirurgia, o paciente precisará passar por sessões de fisioterapia para recuperar os movimentos naturais da articulação que foi atingida.


Quais os benefícios da fisioterapia ortopédica?


O benefício é a retomada da amplitude dos movimentos naturais que ele possuía antes da lesão e assim possa voltar a sua rotina normal.


Um paciente que teve um problema no ombro, por exemplo, pode apresentar dificuldades para mexer no computador para trabalhar por dores na região. Se o paciente teve um problema no joelho, ele pode apresentar dificuldades para caminhar e realizar outras atividades no dia a dia.


Dessa maneira, a fisioterapia ortopédica ajuda na recuperação plena das atividades rotineiras. Fazendo com que ele volte a ter a sua movimentação normal sem nenhum tipo de compensação após a lesão ou cirurgia.


Há relação entre fisioterapia ortopédica e o alinhamento postural?


Com certeza! O alinhamento postural é uma técnica que faz parte da fisioterapia ortopédica. No alinhamento postural, nós trabalhamos muito com músculos e articulações. Aplicamos o alinhamento com base na necessidade de cada paciente, tratando dores musculares e dores articulares.


A fisioterapia possui diversos segmentos e a fisioterapia ortopédica é uma das áreas principais. Essa área de fisioterapia ortopédica é muito ampla e bastante importante porque ajuda no tratamento e na prevenção de dores e lesões muito comuns na vida dos brasileiros. Isso é importante para manter a qualidade de vida das pessoas.


Na Clinic Advance, os especialistas sempre reforçam a necessidade do tratamento preventivo. Essa é a forma mais eficaz de evitar o desenvolvimento de patologias e melhorar a qualidade de vida no dia a dia. Com isso, contar com o acompanhamento de um fisioterapeuta ortopédico é possível não só prevenir como fortalecer articulações e músculos.


Sempre é importante frisar que cuidar é promover a saúde, a prevenção é o caminho para o nosso bem-estar. Por isso, a fisioterapia ortopédica importante no nosso dia a dia e contar com acompanhamento de um profissional é essencial.


A atuação do fisioterapeuta ortopédico é fundamental no processo de prevenção e reabilitação de lesões. Além de aliviar dores e desconfortos, o tratamento da fisioterapia ortopédica pode se aliar a outras técnicas como o alinhamento postural e promover ainda mais benefícios para a vida das pessoas.


Aqui na Clinic Advance, temos fisioterapeutas especialistas em alinhamento postural. Trabalhamos com o tratamento preventivo e com a combinação da fisioterapia com técnicas de terapia manual para promover o bem-estar e a qualidade de vida para os pacientes.


Quer fazer uma sessão de fisioterapia ortopédica? Marque uma avaliação com um de nossos profissionais clicando no botão abaixo! Venha recuperar a sua qualidade de vida com a gente.



22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page