top of page
Buscar
  • Foto do escritorClinic Advance

Fisioterapia para gestantes: conheça os benefícios

Atualizado: 23 de nov. de 2023




A gestação transforma o corpo de qualquer mulher e para garantir o bom desenvolvimento do bebê e na saúde da gestação. Essa transformação do corpo pode causar diversos transtornos para as mulheres como desconfortos, limitações físicas, desequilíbrio e dores. E a fisioterapia pode ajudar (e muito!) a cuidar para que gestantes tenham uma gestação mais confortável.


É preciso entender que o período de gestação é um processo de transformação não só física, como emocional e psicológica da mulher, por isso os cuidados devem ir além do pré-natal. A fisioterapia entra nesse processo para fortalecer a estrutura física de gestantes quer permitam que elas levem a gravidez com mais conforto e menos riscos.


A prática de exercícios de fortalecimento e equilíbrio orientada por uma fisioterapeuta é essencial para que a gestação seja mais tranquila. E inclusive, a fisioterapeuta também é importante no pós-parto para que essa mãe possa voltar a ter o corpo de antes da gestação com saúde.


Já vimos que a fisioterapia é fundamental na gestação e para entender melhor sobre um tema tão importante, conversamos com a fisioterapeuta Carolina de Almeida Braga, da Clinic Advance, que nos explicou como funciona a fisioterapia para gestantes e como esse processo beneficia as mulheres no período da gestação. Confira a entrevista:


Qual é a importância de fazer fisioterapia durante a gravidez?


Durante a gravidez, as mulheres ganham muito peso na região da barriga e isso começa a pressionar os músculos do assoalho pélvico.


Dessa maneira, os ligamentos e tensões ficam mais frouxos e a musculatura fica mais fraca. Por isso, é muito importante trabalhar e fortalecer essa região. Com isso, podemos evitar problemas como incontinência urinária, um possível prolapso de órgãos, por exemplo.


E também com a projeção da barriga cada vez mais para frente, mudamos o nosso centro de gravidade. Então, também trabalhamos com exercícios de equilíbrio e de propriocepção para que a gestante sofrer o menor impacto possível quanto a isso.


E além da fisioterapia, o alinhamento postural também é importante para aliviar as dores que sentimos durante a gravidez em regiões como a lombar, na parte de cima das costas, por conta do excesso de peso, da abertura do quadril, do crescimento dos seios, entre outros problemas.


Tanto a fisioterapia convencional como o alinhamento postural são muito importantes durante a gravidez.


Quais são os principais benefícios da fisioterapia para gestantes?


Os principais benefícios são o ganho de força na região do assoalho pélvico com exercícios de fortalecimento da musculatura da região e a diminuição do risco de queda com os exercícios de equilíbrio e propriocepção.


E o alinhamento postural traz outros benefícios como alívio de dores musculares e dores nas articulações. Com o ganho de peso no final da gravidez, o nervo ciático e a região lombar passam a sofrer uma forte pressão e com o alinhamento postural conseguimos diminuir a intensidade dessas dores para melhorar a qualidade de vida da gestante.


Como é o tratamento de fisioterapia para gestantes?


Literalmente, o tratamento passa pela junção de exercícios de alongamento, fortalecimento, mobilidade e sessões de alinhamento postural.


Toda gestante pode fazer fisioterapia durante a gravidez?


Sim, toda gestante pode e deve fazer, isso é muito importante! Claro que gestantes que acabem tendo pouco ganho de peso sofrem menos alterações e menos desconforto, mas o ideal é que as mulheres façam um acompanhamento fisioterápico desde o começo da gestação, tanto para fortalecer os músculos do assoalho pélvico como para manter o corpo alinhado.


Não há contraindicações, a não ser que a gestante tenha algum quadro de parto prematuro, gravidez de risco ou que ela possui algum tipo de recomendação médica para realizar a fisioterapia. E claro, antes de começar a fisioterapia, passar pela orientação de uma obstetra.


A fisioterapia continua após o pós-parto? Como se desenvolve?


Sim, isso é muito importante. Após a gravidez, os órgãos estão todos voltando para o lugar. Nesse momento pós-parto focamos em outras regiões do corpo para ajudar o corpo a ir voltando ao normal.


Claro que se a mulher passou por um parto normal, é possível começar a fisioterapia pós-parto mais cedo. Em caso de cesárea, isso demora um pouco mais. Mas a fisioterapia é muito importante para ajudar a mulher a conseguir a retomar o corpo de antes, primeiro com a fisioterapia e depois com a prática de atividade física.


No geral, a fisioterapia para gestantes trabalha a movimentação e fortalecimento do corpo da mulher durante a gravidez. É importante garantir uma gestação mais tranquila para mulheres e a fisioterapia é fundamental nesse processo.


E além da fisioterapia, a Clinic Advance também oferece a capacidade de seus especialistas em alinhamento postural. Está em período de gestação e quer realizar sessões de fisioterapia? Marque uma avaliação com um de nossos profissionais clicando no botão abaixo! Venha cuidar do seu bem-estar e qualidade de vida durante a gravidez com a gente.



20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page