top of page
Buscar
  • Foto do escritorJorge Carvalho

Quais os benefícios da fisioterapia para idosos?



Envelhecer com qualidade de vida é um dos principais sonhos de todos os idosos. Com o passar da idade, o nosso corpo enfraquece e a probabilidade de lesões, quedas e outras patologias aumentam. A fisioterapia para idosos surge como uma aliada no processo de envelhecimento para a promoção de qualidade de vida. 


Para nos ajudar a entender como funciona e os benefícios da fisioterapia para idosos, conversamos com o fisioterapeuta Pedro Henrique de Medeiros, da Clinic Advance, que nos ajudou a montar este artigo. 


Por que a fisioterapia é tão importante para idosos?

“A fisioterapia para idosos é uma ótima opção para qualidade de vida. Nestes casos, o nosso corpo já perdeu diversas funções, nossos músculos e ossos ficam mais frágeis e a fisioterapia trabalha em cima disso”, afirma Pedro. 


Nesse sentido, a fisioterapia atua como uma forma não só de tratar doenças e lesões, mas também lidar com outras doenças comuns na terceira idade como hipertensão, diabetes, AVC (Acidente Vascular Cerebral), Parkinson, Alzheimer e esclerose múltipla, que limitam bastante a movimentação e diminui a autonomia no dia a dia. 


Como funciona a fisioterapia para idosos?

“No geral, se a pessoa idosa já tiver alguma lesão, nós vamos tratar e promover qualidade de vida. E caso ela não tenha lesões, também é importante que ela faça fisioterapia para prevenir possíveis lesões e envelhecer com mais qualidade de vida”, explica Pedro. 


Na fisioterapia para idosos, o fisioterapeuta trabalha com diversas técnicas e exercícios para fortalecimento muscular, mobilidade articular e alongamento. Dessa forma, são trabalhados desde exercícios de alongamento, até mobilidade para trazer mais equilíbrio e coordenação. 


Além disso, o fisioterapeuta também precisa lidar com o tratamento de possíveis lesões e doenças já existentes, o que faz com que o tratamento fisioterapêutico seja, muitas vezes, adaptado a condição do idoso visando a sua melhora. 


“Nós trabalhamos mobilidade para lubrificar as articulações, trabalhamos o fortalecimento e equilíbrio corporal. E como sempre falamos, a fisioterapia preventiva é uma ótima opção para idosos que desejam envelhecer com mais qualidade de vida e ter a maior longevidade possível”, complementa.


Quando o idoso deve procurar um fisioterapeuta? 

No geral, assim como muitas pessoas, o idoso só procura um fisioterapeuta após sofrerem alguma lesão, acidente ou desenvolverem alguma doença que reduza a sua mobilidade. E claro, isso é indicado, afinal a fisioterapia pode ajudar, mas não é apenas nesse momento que pessoas idosas devem procurar um fisioterapeuta. 


E nisso, voltamos ao que sempre falamos em nossos textos aqui no blog da Clinic Advance: a importância da fisioterapia preventiva para pessoas de todas as idades, mas principalmente para idosos que querem envelhecer com mais qualidade de vida. 


Importância da fisioterapia preventiva para idosos

A fisioterapia preventiva é ideal para idosos envelhecerem com mais qualidade de vida. O processo de envelhecimento é algo natural, mas pode ser conduzido de uma forma mais saudável quando idosos são mais ativos. 


Dessa maneira, a fisioterapia consegue, por exemplo, preservar a flexibilidade, o equilíbrio e a coordenação motora da pessoa idosa. Isso ajuda a reverter e prevenir quadros de fraqueza muscular, degeneração de articulações, perda de equilíbrio e incapacitação com o passar da idade. 


Quais os principais benefícios da fisioterapia para idosos?

A fisioterapia para idosos traz inúmeros benefícios para idosos, independente da sua condição atual. Listamos abaixo, os principais benefícios da fisioterapia para pessoas acima de 60 anos, confira:


Melhorar a flexibilidade, o equilíbrio e a coordenação motora

A perda de equilíbrio e coordenação motora aumenta as chances de lesões como entorses e as quedas no dia a dia. Uma simples queda ou tropeção na sala de casa pode causar uma lesão, ou até mesmo uma fratura em idosos. 


E a fisioterapia para idosos ataca esse risco com o tratamento que visa melhorar a flexibilidade, o equilíbrio e a coordenação motora da pessoa idosa. Diversas técnicas e exercícios podem ajudar a melhorar nesses aspectos, inclusive, em pessoas com doenças que causam limitações mais graves como o Alzheimer, o Parkinson e o AVC. 


Diminuir dores musculares e articulares 

Fazer um tratamento fisioterapêutico ajuda pessoas idosas a diminuírem as dores musculares e articulares. Com exercícios de mobilidade, fortalecimento e alongamento é possível aumentar a resistência muscular e a lubrificação articular para diminuir essas dores comuns no dia a dia. A diminuição das dores é fundamental para ter mais autonomia em atividades da rotina.


Promover independência e qualidade de vida 

Esse é o principal benefício da fisioterapia para idosos. O tratamento da fisioterapia ajuda pessoas idosas a terem mais coordenação, mais equilíbrio e força para as atividades do dia a dia. Isso reflete em mais independência e bem-estar nessa fase da vida. 


Com a fisioterapia fazendo parte da rotina, a pessoa idosa terá muito mais autonomia e liberdade para fazer as atividades da sua rotina e se adaptar as condições de sua idade. Tudo isso com muito mais qualidade de vida! 


É idoso e quer começar a cuidar da saúde com a fisioterapia? Faça uma avaliação com um de nossos profissionais, agende sua consulta agora! 



15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page