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  • Foto do escritorJorge Carvalho

Fisioterapia para joelho: quais são os principais benefícios?

Atualizado: 23 de nov. de 2023


Saiba como a fisioterapia para joelho pode elevar a sua qualidade de vida.

O joelho é uma das principais articulações do nosso corpo, sendo responsável pela nossa sustentação e locomoção. Por isso é importante ter bastante atenção com o desgaste natural que pode causar lesões mais graves na região. A fisioterapia para joelho é essencial para que a região se mantenha em bom estado, diminuindo o impacto das compensações causadas pelos nossos esforços no dia a dia.


A falta de cuidados pode causar problemas como a artrose e a osteoartrite, além de lesões em ligamentos e cartilagem, que podem demandar até intervenção cirúrgica em alguns casos.


No processo de fisioterapia preventiva ou tratamento de uma lesão, a fisioterapia age desde o diagnóstico até a prática de exercícios e manipulações para melhorar a qualidade de vida do paciente.


Para entender melhor sobre os cuidados necessários nas articulações do joelho e como a fisioterapia participa ativamente desse processo, conversamos com o fisioterapeuta Pedro Henrique de Medeiros, da Clinic Advance.


Quando é preciso realizar fisioterapia no joelho?

“Bom, seria demais eu pedir para as pessoas realizarem uma fisioterapia no joelho todos os dias? Não. Como qualquer outra parte do nosso corpo, o joelho precisa ser cuidado. Nosso corpo é como se fosse uma máquina e por isso vai ficando desgastado com o passar do tempo, isso é natural”, explica Pedro.

A recomendação básica na fisioterapia é sempre buscar o tratamento preventivo. Na Clinic Advance, toda a equipe sempre ressalta a importância de procurar a fisioterapia antes de começar a sentir as dores. Com o desgaste natural do corpo, é preciso estar sempre se cuidando e a fisioterapia é uma excelente alternativa para o bem-estar.


“As articulações do joelho são peças muito importantes nessa máquina porque são elas que suportam nosso peso corporal, elas que ficam dobradas por muito tempo, quando estamos sentados trabalhando ou estudando. Em qualquer prática esportiva, os joelhos também são muito exigidos, por isso é importante estar sempre de olho”, destaca Pedro.


Vale ressaltar que ao contrário do que algumas pessoas podem imaginar, os cuidados para joelho são importantes para qualquer pessoa. Não são apenas os atletas que precisam cuidar do joelho para prevenir lesões, pessoas comuns também podem sofrer complicações, então é preciso cuidar!


“O joelho é uma parte muito delicada e precisa de muito cuidado. Por isso, o ideal é que a busca pela fisioterapia não aconteça apenas após o surgimento de dores, ela deve começar antes como forma de prevenção ao desgaste natural do joelho ao longo da vida”, afirma Pedro.

Quais são os melhores exercícios para fortalecimento do joelho?

“Os exercícios de alongamento, fortalecimento e mobilidade são muito importantes. O alongamento, por exemplo, é um exercício que causa o afastamento das fibras musculares. Então, se a pessoa sente uma tensão após uma atividade física ou cansaço ao final do dia, o alongamento serve para relaxar essa tensão, já que estamos esticando as fibras musculares” ressalta Pedro.


O fisioterapeuta também ressalta que é uma boa ideia realizar exercícios isométricos como o agachamento e a prancha, que não causa desgaste articular, já que a pessoa permanece na mesma posição por alguns segundos. Além disso, também existem os exercícios isotônicos, trabalhando com a repetição para gerar mais resistência na região do joelho.

Confira abaixo os principais exercícios para fortalecer o joelho:


Agachamento

O agachamento é um exercício feito em pé, em que a pessoa faz a movimentação como se estivesse se sentando em uma cadeira. O exercício pode ser isométrico ou com repetições, nele a pessoa flexiona os joelhos num ângulo de 90°.


Ponte

A ponte é outro exercício importante para o fortalecimento do joelho. Para fazê-lo, deite-se de barriga para cima com as pernas dobradas e os pés apoiados no chão, e estique o corpo elevando o tronco. Mantenha-se nessa posição por alguns segundos ou faça algumas repetições.


Elevação lateral da perna

A elevação lateral de perna consiste em deitar-se com a lateral do corpo no chão, se apoiando com um dos cotovelos e elevando uma das pernas para cima e demorando alguns segundos com ela no ar. Faça em cada uma das pernas, podendo fazer também algumas repetições do movimento.


Além destes exercícios, realizar caminhadas curtas e dar uma pausa no trabalho para se movimentar também são ações importantes para fortalecer o joelho em uma rotina corrida.


Quais são os benefícios da fisioterapia para joelho?

O nosso bem-estar e qualidade de vida depende da saúde do nosso joelho. Como peça importante para a nossa locomoção e força no dia a dia, a fisioterapia para joelho é uma grande aliada para a nossa saúde física e mental.


“O benefício da fisioterapia para joelho é o mesmo que para qualquer outra parte do corpo. Se a pessoa realizar a fisioterapia preventiva, nós conseguimos trabalhar com os exercícios de mobilidade e fortalecimento, além das técnicas de terapia manual para a manutenção da qualidade de vida e maior longevidade dos joelhos”, explica Pedro.


Além do cuidado preventivo, a fisioterapia também ajuda a tratar lesões de qualquer grau, ajudando a recuperar a região do joelho para que a pessoa volte a realizar todas as atividades do seu dia, sem nenhum tipo de compensação ou dor no joelho.


“E se a pessoa já enfrenta dores no joelho, que limitam suas atividades no dia a dia, nós podemos conseguir reabilitar o paciente com a fisioterapia. Nós conseguimos trazer a pessoa de volta para o convívio social sem restrições, dando mais qualidade de vida e aumentando a sensação de bem-estar com o próprio corpo”, complementa Pedro.


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