top of page
Buscar
  • Foto do escritorClinic Advance

Fisioterapia revolucionária melhora as dores com alinhamento postural

Atualizado: 27 de nov. de 2023


Corrigir a postura é muito importante para não desenvolver dores por todo o corpo. E uma das técnicas usadas na fisioterapia para melhorar a postura é o alinhamento postural. Esse método consegue identificar os problemas e alinhar os desvios da coluna e as tensões musculares por meio do alinhamento do quadril.

Para entender a importância do alinhamento postural para correção de diversos tipos de problemas na coluna, entrevistamos a fisioterapeuta Carolina de Almeida. A profissional da Clinic Advance clínica de fisioterapia no Itaim Bibi (SP), apontou os principais benefícios do alinhamento postural para a vida das pessoas. Confira a entrevista abaixo:


Por que é tão importante corrigir a postura?

Quanto mais a sua postura estiver errada, mais você tende a descarregar o peso de um lado, então você acaba sobrecarregando um lado do corpo, afetando alguns tendões, ligamentos e articulações são afetadas.


Uma má postura também pode desencadear muitos outros problemas como, por exemplo, tensão muscular, cefaleia, cifose (corcunda), enxaqueca tensional e dores na lombar.


Com o passar do tempo, a má postura associada a outros fatores pode gerar um forte desgaste na coluna, podendo favorecer o surgimento de doenças mais graves como a hérnia de disco.


O que é alinhamento postural?

O alinhamento postural é uma técnica de terapia manual, que tem como base o alinhamento do quadril. Nesse processo, alinhamos a coluna, para deixá-la mais reta e centralizada, melhorando a postura como um todo, explica Carolina. De forma resumida, o alinhamento postural irá alinhar a sua estrutura esquelética.


Além disso, o alinhamento postural é fundamental para criar hábitos posturais corretos, criando consciência corporal, fazendo com que pessoas se mantenham sempre vigilantes em relação à condição postural no dia a dia.


Como funciona o alinhamento postural?

Fazemos uma avaliação presencial, para saber onde a pessoa possui alterações, assim conseguimos entender os desníveis ortopédicos que ela possui. Dessa maneira, a gente consegue identificar os problemas causados pela má postura e realizamos o alinhamento postural em cima das necessidades do paciente.


E além de manipular a estrutura esquelética, tendo como base o alinhamento de quadril, também tratamos de soltar toda a musculatura do corpo para aliviar as tensões.


Quais são os principais benefícios do alinhamento postural?

Os principais benefícios do alinhamento postural são o alívio das tensões e dores musculares e a melhora da postura, explica Carol. O alinhamento da postura ajuda a melhorar a qualidade de vida como um todo, diminuindo e eliminando dores e cansado, além de ser útil para diminuir o estresse e aumentar a produtividade.


Como se tornar um fisioterapeuta especialista em alinhamento postural?

Carolina destaca que na Clinic Advance, há um curso especializado em alinhamento postural, ministrado pelo fisioterapeuta Pedro Henrique de Medeiros, para fisioterapeutas e estudantes de fisioterapia que estejam no último ano da graduação.


Os resultados do alinhamento postural aparecem rápido?

Pacientes que possuem apenas o problema de má postura, conseguem ter excelentes resultados muito rápido. Então, é possível notar os primeiros resultados com poucas sessões. Geralmente, as pessoas começam a notar uma melhora acentuada em sua condição com apenas uma ou duas sessões de alinhamento postural.


Para pessoas com problemas estruturais mais graves, os resultados demoram um pouco mais a aparecer. Porém, Em comparação com outros tipos de técnica como a RPG, por exemplo, o alinhamento postural apresenta resultados bem mais rápidos, mesmo em casos mais graves.


Quais são os principais benefícios de ter uma postura correta?

Como mostramos ao longo do artigo, adotar uma postura correta por meio das sessões de alinhamento postural é uma alternativa muito útil e viável para qualquer pessoa. Abaixo, vamos mostrar quais são os principais de ter uma postura correta, confira:


1. Ajuda a melhorar a oxigenação e a evitar problemas na digestão

Com a postura correta, a posição dos pulmões melhora e isso ajuda numa melhora da oxigenação. Basicamente, uma pessoa pode sentir que está respirando melhor e provavelmente ganhará mais condicionamento físico.


Uma péssima postura pode proporcionar o surgimento de problemas digestivos. Isso acontece porque o intestino pode ficar comprimido, o que dificulta a ação do organismo. Com uma postura correta, os órgãos que participam do processo de digestão ficam descomprimidos e isso acaba com a má digestão no dia a dia.


2. Elimina dores musculares

Fazendo as correções necessárias na postura, os problemas musculares podem ser eliminados com o passar do tempo. Com a adoção de uma postura correta e consciência corporal, as dores na coluna, articulações e ligamentos tendem a desaparecer. A circulação sanguínea pelo corpo também melhora bastante quando adotamos uma postura correta.


3. Ajuda a aumentar a autoestima e o bem-estar

Uma pessoa com a postura correta se sente melhor, ela aumenta o seu bem-estar, já que não sobrecarregam nenhuma parte do corpo. Assim, elas sentem menos dores, menos estresse, menos cansaço e ficam mais ativas. Uma boa postura também ajuda na melhora da autoestima, fazendo com que uma pessoa se sinta mais confiante e comunicativa.


Estes são os principais benefícios de adotar uma postura adequada. E como podemos perceber, o alinhamento postural é a melhor técnica para realizar todas as correções posturais necessárias para acabar com a má postura.


Quer fazer uma sessão de alinhamento postural? Marque uma avaliação com um de nossos profissionais clicando no botão abaixo! Venha recuperar a sua qualidade de vida.




Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page