top of page
Buscar
  • Foto do escritorJorge Carvalho

O que o formigamento nas pernas pode indicar?


formigamento nas pernas

Você já sentiu a sensação de formigamento ou dormência nas pernas? Provavelmente sim! Esse é problema comum na maioria das pessoas e possui múltiplas causas. Aqui, vamos te mostrar o que o formigamento nas pernas pode indicar e como a fisioterapia pode ajudar a acabar com esse problema e elevar a sua qualidade de vida. 


Em muitos casos, o formigamento nas pernas pode estar associado a problemas vasculares ou a problemas na coluna com a inflamação no nervo ciático. Nos casos mais graves, o formigamento nas pernas pode afetar a sensibilidade das pernas e restringir os movimentos, dificultando a locomoção. 


Para nos ajudar a entender as causas e as melhores formas de tratamento para aliviar o formigamento nas pernas, conversamos com o fisioterapeuta Pedro Henrique de Medeiros, da Clinic Advance, que nos ajudou a montar esse artigo. 


O que pode causar o formigamento nas pernas?

Diversas questões podem causar o formigamento nas pernas, listamos as principais causas abaixo, confira:


Problemas vasculares

Um dos principais motivos para o formigamento nas pernas são os problemas vasculares, dentre eles, a principal é a má circulação sanguínea. Esse é problema comum em gestantes e em pessoas que passam várias horas sentadas ou em pé, devido a questões de trabalho. 


O formigamento pode ser um dos sintomas de problemas vasculares e nestes casos, o ideal é que a pessoa procure um angiologista. Nestes casos, a dica é tentar identificar outros sintomas da má circulação, como o inchaço das pernas ou a dormência na ponta dos pés, por exemplo. 


“Em casos de problema vascular, o ideal é que o paciente busque um angiologista para ter uma melhor avaliação”, enfatiza Pedro. 


Má postura e esforço repetitivo  

Outra causa comum do formigamento das pernas é a má postura e o esforço repetitivo. O mau posicionamento do causar tanto a má circulação, quanto a inflamação do nervo ciático, do qual falaremos abaixo. Se manter em uma posição errada durante muito tempo é potencialmente uma das causas do formigamento nas pernas. 


Nervo ciático inflamado

“Em relação à fisioterapia, o formigamento nas pernas está geralmente associado a dores no nervo ciático. Aqui na clínica, nós recebemos pacientes com uma dor de queimação ou de sensibilidade, além do formigamento nas pernas devido ao pinçamento do nervo ciático”, afirma Pedro. 


O nervo ciático é o maior nervo do nosso corpo, partindo da região lombar até os pés. Por isso, o formigamento nas pernas pode ser frequente em todo esse caminho. E a compressão do nervo causa inflamação que pode se intensificar para diversos sintomas como dores nas costas, glúteos e pernas, e claro, o formigamento nas pernas.


“Em casos de inflamação no nervo ciático, o paciente pode ter dificuldades para se movimentar, fazendo com que ela sinta muitas dores e isso afeta bastante a qualidade de vida”, explica Pedro.  


Hérnia de disco 

A hérnia de disco é outra patologia que pode causar o formigamento nas pernas. Esse problema que consiste na compressão do disco intervertebral pode gerar sintomas como a dor nas costas e o formigamento nas pernas e na região da coluna. 


Diabetes 

A diabetes é uma doença que afeta milhões de brasileiros e um de seus sintomas é a má circulação, principalmente, em extremidades do corpo como mãos e pés. Nesse caso, o formigamento é resultado pela má circulação sanguínea causada pela diabetes. Se este for o seu caso, faça o tratamento corretamente para controlar o nível de glicose no sangue.


Como a fisioterapia pode ajudar a diminuir o formigamento? 

“A fisioterapia ajuda a diminuir o formigamento nas pernas por meio do alinhamento postural. Quem está com o nervo ciático inflamado, está com o quadril desalinhado e esse, provavelmente, é o motivo do pinçamento do nervo”, explica Pedro. 


Dentro do tratamento para diminuir a inflamação no nervo ciático, o fisioterapeuta trabalha com diversas técnicas de terapia manual. Na Clinic Advance, o alinhamento postural é o carro chefe do tratamento, já que o alinhamento do corpo é essencial para agilizar os resultados em vários tipos de dores e patologias. 


“Também trabalhamos a quiropraxia para manipular e aliviar as dores na região, fazemos compressas quentes para vascularizar bem o local, trabalhar com a liberação miofascial para soltar a musculatura tensionada e indicar exercícios de mobilidade e alongamento para dar mais amplitude de movimento ao paciente”, ressalta Pedro.


“Com todo esse processo, nós conseguimos diminuir a inflamação no nervo ciático e com isso o formigamento nas pernas também diminui. Além de combater o formigamento, esses procedimentos também vão ajudar a diminuir possíveis dores e a falta de sensibilidade” complementa.

 

Sente formigamento nas pernas? Venha fazer uma avaliação com um de nossos profissionais e recupere a sua qualidade de vida! Agende sua consulta agora! 




15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page