top of page
Buscar
  • Foto do escritorJorge Carvalho

Fraqueza muscular: o que pode ser e como tratar?


homem com dores no joelho por conta de fraqueza muscular

A fraqueza muscular é um problema bastante comum em idosos, mas também presente em pessoas mais jovens devido a diversos fatores como lesões que necessitam de imobilização ou cirurgia, por exemplo. 


Essa condição pode afetar bastante a qualidade de vida, já que restringe locomoção, flexibilidade e favorece o surgimento de algumas outras condições como a tendinite


Para nos ajudar a entender o que é, quais as causas e sintomas da fraqueza muscular e como a fisioterapia pode ajudar, convidamos o fisioterapeuta Pedro Henrique de Medeiros, da Clinic Advance, que nos ajudou a montar este artigo. 


O que é fraqueza muscular? 

“A fraqueza muscular se caracteriza por um volume diminuído de músculo, o que pode ser perceptível pelo excesso de pele. Essa condição pode ocasionar lesões, desequilíbrio corporal e o surgimento de outras patologias”, explica Pedro. 


“Com o passar do tempo, nós vamos envelhecendo, isso causa o desgaste natural do nosso corpo. Nesse processo, nós perdemos o sarcômero, que é uma unidade contrátil da fibra muscular e perdemos células e isso ajuda a enfraquecer os nossos músculos”, complementa. 


Essa condição é geralmente percebida em atividades cotidianas como dificuldade para levantar os braços, subir e descer uma escada ou manusear e segurar objetos entre os dedos. 


Fraqueza muscular x fadiga 

Por trazer uma forte sensação de cansaço, muitas pessoas confundem a fraqueza muscular com outros problemas como a fadiga. A fraqueza muscular é uma condição que se caracteriza como limitadora de movimentos e excesso de pele nos músculos, já a fadiga é um sintoma comum de forte cansaço muscular após ter feito um esforço. 


Então, a fraqueza muscular é a perda de resistência no músculo, já a fadiga é um sintoma de cansaço após fazer um treino intenso na academia, por exemplo. 


Quais são as principais causas da fraqueza muscular? 

A fraqueza muscular possui diversas causas e pode estar relacionada a diversas questões. Listamos cinco causas comuns da fraqueza muscular, confira abaixo:


Envelhecimento natural 

“A principal causa da fraqueza muscular é o envelhecimento natural, nós vamos ficando com a musculatura mais fraca”, afirma Pedro. 


Com o passar dos anos perdemos fibras musculares devido à perda de sarcômero, que é a unidade contrátil da fibra muscular e isso deixa o músculo mais flácido. Dessa forma, com o avanço da idade é comum que a pessoa idosa sinta os sintomas de fraqueza muscular cada vez mais intensos. 


Sedentarismo 

A falta de exercícios físicos também contribui para a fraqueza muscular. O sedentarismo acaba por prejudicar bastante a nossa qualidade de vida. Ficar muito tempo em frente ao computador ou vendo televisão, faz com que seus músculos percam força e isso faz com que as fibras musculares sejam substituídas por gordura. 


Necessidade de imobilização 

“Além das condições normais de idade, também é possível sofrer uma fraqueza muscular após uma cirurgia em que a pessoa precisou ficar internado ou teve de imobilizar algum membro. Essa condição também acaba causando uma perda muscular muito grande, dependendo do caso”, afirma Pedro. 


Diabetes e problemas cardíacos 

Doenças cardíacas e a diabetes também influenciam no surgimento da fraqueza muscular. Problemas como a insuficiência cardíaca diminuem o volume de sangue no corpo e isso diminui a quantidade de oxigênio no corpo, o que causa uma fraqueza muscular com o passar do tempo. 


Já no caso da diabetes, por conta de níveis mais altos de açúcar, os músculos não conseguem funcionar corretamente e ficam mais fracos. Isso acontece, principalmente, em casos de diabetes desregulada. 


Quais são os principais sintomas da fraqueza muscular? 

“Os principais sintomas são a falta de estabilidade, dores, a pessoa tem maiores chances de sofrer com inflamações como a tendinite, também tem maiores chances de sofrer quedas no dia a dia. Afinal, o que sustenta nosso corpo é o músculo e a partir do momento em que ele está fraco, isso afeta toda a nossa qualidade de vida”, destaca Pedro. 


Fizemos uma lista abaixo bem organizada, para exemplificar quais são os principais sintomas e te ajudar a identificar a fraqueza muscular, confira:

  • Perda de mobilidade e restrição de movimentos 

  • Cansaço rápido ao fazer exercícios 

  • Sentir tremores e cãibras musculares recorrentemente 

  • Dificuldade de executar tarefas simples do dia a dia como caminhar, corre ou levantar objetos

  • Dificuldade de sustentar o peso do corpo (em casos mais graves)


Como a fisioterapia pode ajudar no tratamento da fraqueza muscular?

“A fisioterapia pode ajudar muito com a aplicação de exercícios de reforço muscular para recuperar a região com fraqueza muscular. Fazemos diversas condutas com um mix de exercícios de fortalecimento isotônicos e isométricos, exercícios de propriocepção para melhorar o equilíbrio”, afirma Pedro. 


Nesse sentido, a fisioterapia é uma grande aliada para recuperar a resistência muscular e fortalecer os músculos. Por isso, é muito importante procurar o auxílio de um fisioterapeuta para iniciar tratamento. 


Quer fazer sessões de fisioterapia para recuperar o tônus muscular? Faça uma avaliação com um de nossos profissionais. Agende sua consulta agora!




7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page