top of page
Buscar
  • Foto do escritorClinic Advance

Geração millenials, games e consequências para saúde

Atualizado: 27 de nov. de 2023




O universo dos gamers cresceu bastante no Brasil, a estimativa é de que existam 75 milhões de brasileiros que jogam videogame regularmente. Isso faz com que o mercado de videogames fature mais de US$ 1,5 bilhão por ano no país.


A pandemia de COVID-19 ajudou no crescimento do mercado de games em todo o mundo. Com as restrições impostas pela quarentena, o mercado de games digitais teve um aumento de receito de 12% em 2020, faturando US$ 126,6 bilhões em todo o mundo, segundo relatório da SuperData, divisão de análise de entretenimento da consultoria Nielsen.


E dois dos principais problemas de saúde causados pelo vício em games são a dores em diversas partes do corpo e o desenvolvimento da má postura. Esses problemas se desenvolvem por conta da prática gamer que consistem em maratonas onde os jogadores passam horas na mesma posição e fazendo movimentos repetitivos.


Para entender melhor a relação entre a geração millenials com o vício por games, conversamos com o fisioterapeuta Pedro Henrique de Medeiros, da Clinic Advance.


Na entrevista, Pedro fala sobre os principais problemas causados por maratonas de games e como a fisioterapia pode ajudar a tratá-los em questões profissionais, de quem trabalha como gamer ou quem joga apenas por hobby. Confira a entrevista abaixo:



Quais são os principais malefícios da maratonas de games para a saúde?


Olha, os gamers acabam ficando numa mesma posição durante horas. Para que ele execute a atividade, ele precisa estar sentado por horas em frente a um videogame ou a um computador. Isso acaba acometendo várias regiões do corpo dele, principalmente a coluna, ficando propensos a terem tesões e dores.


Os gamers precisam ter um acompanhamento fisioterápico para manterem uma boa qualidade de vida.



Como o alinhamento postural pode ajudar os gamers?


O alinhamento postural ajuda os gamers porque, primeiro, ele ajuda a eliminar todas as tensões por meio da prática de liberação miofascial. Isso faz com que o paciente fique bem mais relaxado.


E o desenvolvimento de uma má postura que acaba acontecendo por conta de ficar por horas sentado jogando, geralmente ocasionando uma corcunda. Então, o alinhamento postural também ajuda a melhorar a postura, principalmente se o gamer for jovem.



É possível corrigir a postura de um gamer viciado?


Sim, é possível. Porém, nestes casos precisamos bastante do empenho da pessoa. Gamers jogam por horas e por isso seria preciso contar com o comprometimento, na prática do alinhamento postural e em realizar as “tarefas de casa”, praticando exercícios de alongamento e fortalecimento com frequência.


E se possível, tentar ter uma cadeira adequada para essa atividade. Um bom equipamento também é fundamental para o bem-estar do gamer durante a atividade.


Má postura na hora de jogar pode causar problema na coluna?


Sim, com certeza! Até mesmo se o gamer tiver uma boa postura em suas maratonas, ele ainda assim pode desenvolver problemas na coluna por ficar sentado por um tempo excessivo. Em uma má postura, esses problemas podem ser intensificados pela rotina de jogos.


Quem sofre com as maratonas de jogos é o nosso quadril, a qual é a base da nossa coluna. Numa maratona gamer, o quadril sofre uma sobrecarga porque a pessoa passa várias horas sentada na mesma posição. Isso faz com que os problemas surjam num efeito “bola de neve”, uma coisa leve a outra.



Além dos games, quais são as outras atividades semelhantes que podem fazer mal à saúde?


Nós costumamos sempre dizer no nosso consultório que tudo o que é feito em excesso na rotina pode ser prejudicial à saúde.


Em qualquer área de trabalho na qual a pessoa fique “refém” de estar sentado por horas na frente de um computador ou mexendo no celular, provavelmente a pessoa poderá apresentar problemas na coluna, má postura, diminuindo consideravelmente a sua qualidade de vida.


Eu dei o exemplo de uma pessoa que trabalhe sentada, mas isso também pode acontecer com pessoas que trabalham em pé. Qualquer atividade que usa o corpo em uma mesma posição por muito tempo pode causar malefícios a sua saúde.



Quais são as orientações fisioterápicas para quem gosta de jogar por muitas horas consecutivas?


Primeiro, estar com a saúde física e mental em dia. Tendo em vista que a pessoa tenha um bom alongamento e não seja sedentária. É preciso ter a disciplina de realizar atividades físicas frequentes.


E ter sempre o máximo de cuidado com a postura na hora de sentar-se, ter uma cadeira apropriada, talvez um encosto ou colar cervical, apostando numa ergonomia boa para sustentar sua maratona de jogos.


Além de hobby, o trabalho de gamer virou uma profissão que está em constante crescimento no Brasil e no mundo. Portanto, é importante que os gamers contem com a ajuda fisioterápica para manterem a sua qualidade de vida.


O alinhamento postural deve ser tido como tratamento preventivo para evitar o desenvolvimento de dores e tensões por conta das maratonas de games. A dica é cuidar mais de si, se preocupando em manter o seu bem-estar no dia a dia.


Trate da sua saúde física para encarar as próximas maratonas de games! Marque uma avaliação com um de nossos profissionais clicando no botão abaixo! Venha recuperar a sua qualidade de vida com a gente!



35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page