Hérnia de disco lombar: quais são as causas e como tratar?

A hérnia de disco lombar é um dos tipos mais comuns de hérnia de disco. Essa doença é a que mais causa dores nas costas e pode até mesmo causar dores e perda de sensibilidade nos membros inferiores. Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 80% da população mundial deve experimentar a dor lombar ao longo da vida.

Dados divulgados pelo ITC (Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral), a hérnia de disco é a 3° principal causa de aposentadoria precoce e a 2° principal causa de afastamento do trabalho.

Sem chances de cura, a hérnia de disco lombar pode ser controlada por meio de tratamentos conservadores como a fisioterapia. Confira abaixo quais são os quatro estágios da hérnia de disco:

A hérnia de disco possui quatro estágios, confira quais são eles abaixo:

· Abaulamento: deformação mínima do disco.

· Protusão: deformação maior do disco, mas ainda com seu núcleo integro. Nesse estágio, as paredes do disco já começam a pinçar o nervo, podendo gerar os primeiros sintomas da doença.

· Extrusão: ruptura do fragmento central do disco e expulsão do núcleo pulposo do disco.

· Sequestro: semelhante à extrusão, mas caracterizada pela presença de fragmento livre do disco, causando pressão na raiz nervosa, o que gera inflamação e compressão contínua, causando dores e sintomas muito mais intensos.

A dor na lombar é tão comum que muitas pessoas não dão a devida atenção e isso pode permitir que a doença atinja níveis mais avançados. Em alguns casos, o tratamento conservador não é o suficiente e o paciente precisa passar por uma cirurgia para descomprimir o disco e assim aliviar os sintomas da doença.

Conversamos com a fisioterapeuta Carolina de Almeida Araújo, da Clinic Advance, que nos explicou as principais causas, sintomas e tratamentos mais eficazes para a doença. Confira a entrevista abaixo:

O que é hérnia de disco?

A hérnia de disco é uma complicação que ocorre na coluna, sendo reflexo do desgaste do disco que fica entre as vértebras da coluna, podendo atingir a região lombar, torácica ou cervical. Para você entender melhor, o disco é uma espécie de cartilagem que fica entre as vértebras para amortecer o impacto das atividades diárias.

Com isso, a hérnia de disco acontece quando há o rompimento ou achatamento do disco e este começa a pinçar o nervo. Como esse processo acontece de forma silenciosa, o paciente só costuma sentir a hérnia de disco em um estágio mais avançado, mas é possível diminuir os impactos do problema com a fisioterapia.

Quais são as principais causas da doença?

Existem diversos fatores que podem favorecer o surgimento de uma hérnia de disco, não é possível indicar apenas uma causa.

Alguns fatores que favorecem a doença são a hereditariedade, a má postura no dia a dia e o ato de carregar muito peso e sobrecarregar as costas, além de outras questões como o hábito de fumar e o envelhecimento natural do corpo. O ideal é estar sempre de olho e buscando adotar uma rotina saudável e de fortalecimento da coluna.

Quais são os principais sintomas da hérnia de disco lombar?

A hérnia de disco em si não apresenta sintomas de início. Quando a pessoa começa a sentir dores, por exemplo, é sinal de que a hérnia já está começando a pinçar o nervo.

Nesse momento, os sintomas mais comuns são o formigamento, a perda de força nas pernas e uma dor cada vez mais intensa na região lombar, que pode refletir em outras partes do corpo como joelho e pés.

Como funciona o tratamento da doença? Como a fisioterapia pode ajudar?

O tratamento é conservador, feito por meio da fisioterapia e de terapias manuais como o alinhamento postural para descomprimir o disco e evitar que ele continue pinçando o nervo.

Buscamos realizar técnicas de terapia manual para diminuir as dores, soltando a musculatura ao redor e posteriormente entrar com exercícios de alongamento e fortalecimento para evitar dores.

Fisioterapia é a principal aliada contra a hérnia de disco lombar

A dor lombar é muito comum no dia a dia; por isso, é importante sempre fazer o acompanhamento com um fisioterapeuta. Na Clinic Advance, orientamos aos pacientes que é necessário realizar um tratamento preventivo para fazer o diagnóstico precoce de patologias na coluna.

Com o uso de técnicas como o alinhamento postural em combinação com outras terapias manuais, é possível regredir o estágio da doença, trazendo mais qualidade de vida para o paciente. O tratamento conservador é a opção mais indicada na maioria dos casos de hérnia de disco lombar.

Então, siga atento a qualquer tipo de dor lombar ou dor nas costas no geral. E não espere os primeiros sintomas aparecerem, realizar sessões de fisioterapia podem não só diminuir os impactos de uma hérnia de disco, como prevenir o surgimento dessa e de outras patologias.

Quer entender as causas e buscar o melhor tratamento para a sua hérnia de disco? Marque uma avaliação com um dos fisioterapeutas clicando no botão abaixo! Venha recuperar sua qualidade de vida com a gente!