top of page
Buscar
  • Foto do escritorClinic Advance

Hérnia de disco: sintomas e como tratar

Atualizado: 23 de nov. de 2023




A hérnia de disco é uma doença que atinge cerca de 5,4 milhões de brasileiros, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O problema pode afetar as regiões lombar, a cervical e torácica. A doença tem diversos estágios e pode ser controlada por meio de tratamentos conservadores como a fisioterapia.


Mas em alguns casos a cirurgia acaba se fazendo necessário para recuperação da qualidade de vida do paciente. Um caso recente de grande repercussão foi a operação feita pelo cantor Wesley Safadão, que chegou a perder a sensibilidade das pernas por conta de uma hérnia de disco. Na época, o cantor teve de cancelar sua agenda de shows para conseguir fazer uma operação de emergência e controlar a doença.


A nossa coluna é dividida em vértebras, discos, ligamentos e músculos. Os discos são responsáveis por serem os amortecedores das nossas movimentações do dia a dia. É assim que conseguimos realizar atividades e fazer qualquer movimento sem nenhuma restrição. A danificação dessa estrutura causa a hérnia e pode causar dores irradiadas na região atingida e até nas pernas.


A fisioterapia é uma das maiores aliadas no processo de tratamento da hérnia de disco. Para entender mais sobre as causas, sintomas e tratamento da hérnia de disco, conversamos com a fisioterapeuta Carolina de Almeida Araújo, da Clinic Advance, confira a entrevista abaixo:


O que é hérnia de disco?


A hérnia de disco é uma complicação que ocorre na coluna, que consiste no desgaste do disco que fica entre as vértebras da coluna. O disco é um segmento cartilaginoso e fica entre as vértebras para amortecer o impacto das movimentações do dia a dia.


Dessa forma, o paciente acaba desenvolvendo a hérnia de disco quando acontece o rompimento ou achatamento desse disco. E nisso, o núcleo do disco pode sair e pinçar um nervo, daí que o paciente começa a sentir os sintomas da hérnia de disco.


Quais são as principais causas da hérnia de disco?


É multifatorial, não há uma causa específica para a hérnia de disco. Dentre as principais origens, há alguns fatores mais comuns como a hereditariedade, a má postura, o ato de carregar muito peso de maneira errada ao longo da vida, o envelhecimento e outros hábitos nada saudáveis como fumar.


Tudo isso pode favorecer o desenvolvimento de uma hérnia de disco. Por isso, é importante ficar sempre atento aos sintomas e estar em acompanhamento com um médico.


Qual é o melhor tratamento para hérnia de disco? Como a fisioterapia pode ajudar?


O melhor tratamento é o conservador. A cirurgia deve ser a última opção nestes casos. O primeiro a se fazer é buscar a fisioterapia para diminuir as dores e aumentar a qualidade de vida.


Na Clinic Advance, nós trabalhar com as técnicas de terapia manual para conseguir descomprimir esse disco e fazer com que ele pare de pinçar o nervo. E depois, o paciente passa a realizar com frequência exercícios de alongamento e mobilidade para o fortalecimento dessa região.


A hérnia de disco tem cura?


Não há cura, mas é possível regredir a hérnia de disco dependendo do estágio da doença. A hérnia de disco tem quatro estágios, do mais leve ao mais grave. Então, geralmente nós conseguimos regredir a hérnia para um estágio anterior, trazendo mais qualidade de vida ao paciente.


Em casos mais graves, uma intervenção cirúrgica pode ser necessária para diminuir a gravidade do problema, mas a cirurgia não é necessária na maioria dos casos.


Tipos de hérnia de disco e seus principais sintomas


Como falamos no início do artigo, a hérnia de disco pode atingir diferentes regiões da coluna, existem três principais tipos: a hérnia de disco lombar, a cervical e a torácica.


Geralmente, os sintomas da hérnia de disco não são sentidos no período de desenvolvimento da doença. Quando o paciente começa a sentir os primeiros sintomas, é sinal de que o disco já está desgastado e pinçando o nervo.


O primeiro sintoma a ser sentido é uma dor nas cotas, que pode começar leve e ir aumentando de intensidade ao longo do tempo. Além da dor localizada, a hérnia de disco também causa o que chamamos de dor irradiada.


Por afetar os nervos da coluna, é bastante comum que as pessoas sintam dores em outras regiões do corpo como ombros, joelhos e pernas. Em alguns casos, o paciente pode sentir dores no simples ato de respirar.


O formigamento e da dormência, principalmente das pernas, é bastante comum em pessoas que convivem com a hérnia de disco. O tratamento da patologia com a fisioterapia permite que a hérnia de disco possa regredir, evitando que o disco afete o nervo, e consequentemente, a qualidade de vida das pessoas.


O tratamento da hérnia de disco na Clinic Advance é realizado com a combinação de terapias manuais como o alinhamento postural e a liberação miofascial para diminuir o impacto do desgaste do disco e desinflamar a região ao redor para que o paciente tenha mais liberdade para fazer suas atividades do dia a dia sem dor ou restrições de movimentos.


Ficou interessado? Marque uma avaliação com um de nossos profissionais clicando no botão abaixo!


96 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page