top of page
Buscar
  • Foto do escritorClinic Advance

Lesões comuns de jogadores de futebol

Atualizado: 23 de nov. de 2023



As lesões são um dos principais problemas enfrentados no dia a dia por atletas de alto rendimento. No futebol, as lesões são constantes e fazem com que a maioria dos jogadores passem pelo departamento médico em algum momento ao longo da temporada.


Estamos em período de Copa do Mundo acompanhando notícias sobre desfalques em diversas seleções por conta das contusões de jogadores. Diversas seleções estão tendo de fazer cortes de última hora por conta de lesões, correndo para fazer novas convocações para o torneio.


Craques como Karim Benzema, melhor jogador do mundo e artilheiro da seleção Francesa e do senegalês Sadio Mané, que chegou a viajar com a delegação do Senegal para a copa e foi cortado de última hora por lesão mostram o quanto as lesões atrapalham a vida dos jogadores de futebol e o desempenho das seleções e times em todo o mundo.


Estudos mostram que lesões nos membros inferiores tem maior incidência entre jogadores

Um estudo da Revista Brasileira de Ortopedia fez um mapeamento que constatou um total de 577 lesões sofridas por jogadores que disputaram os campeonatos brasileiros de série A e B, entre os anos de 2016 e 2018.


Outro estudo da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), acompanhou 645 atletas que disputaram a Série A e B do campeonato brasileiro de 2019 e apontou que um terço dos jogadores (214 atletas) tiveram, pelo menos, uma lesão no decorrer do torneio.


Lesões em músculos como posterior da coxa estão entre as mais frequentes, seguido de lesões na cabeça, tornozelos e joelhos.


A fisioterapia é um dos fatores mais importantes para o tratamento e a prevenção de lesões em jogadores de futebol. Para entender melhor como funciona esse acompanhamento na prática, conversamos com o fisioterapeuta Pedro Henrique de Medeiros, da Clinic Advance, confira a entrevista abaixo:


Quais são as lesões mais comuns em jogadores de futebol?


O atleta, não só o jogador de futebol, vive sempre em paralelo à lesão. Seja no jogo ou no treino, ele está sempre em exaustão, sempre alcançando o seu máximo, usufruindo muito do seu corpo. E isso aumenta a propensão de diversos tipos de lesões.


No caso do jogador de futebol, é bastante comum que as lesões mais comuns sejam nos membros inferiores. Estes são os membros que os jogadores mais usam e com isso é bem comum que eles tenham lesões articulares ou intra-articulares como ruptura do ligamento ou tendão, desgaste de cartilagem, entre outras.


As lesões geralmente acontecem porque os membros inferiores são sobrecarregados durante a prática do futebol. Isso faz com que os atletas estejam suscetíveis a lesões na região.


Como a fisioterapia pode ajudar na prevenção e tratamento de lesões?


No cenário atual, há uma evolução muito grande da fisioterapia no meio do futebol, porque é humanamente impossível que o atleta tenha um alto rendimento sem ter o acompanhamento fisioterapêutico.


A fisioterapia ajuda muito na prevenção e no tratamento das lesões. Nós utilizamos recursos fisioterapêuticos como a eletroterapia, as terapias manuais e outros métodos para fortalecer, alongar e acompanhar o dia a dia do jogador de futebol.


Então, ela vai atuar dessa forma para ser um dos pilares do jogador de futebol ao longo de sua carreira.


Quais são os benefícios da fisioterapia na prevenção de lesões esportivas?


O maior benefício que a fisioterapia pode trazer a um atleta é aumentar as chances de um jogador de futebol passar toda uma temporada sem ter nenhum tipo de lesão. Isso é muito difícil por conta do calendário esportivo e da rotina, mas com a fisioterapia se consegue trabalhar a prevenção de lesões de maneira eficiente.


Com o acompanhamento fisioterapêutico, o atleta pode atingir a melhor performance possível durante os jogos. Por isso, a fisioterapia faz parte de um trabalho diário que um jogador precisa fazer para recuperar e fortalecer os músculos e articulações.


Como o tratamento de fisioterapia funciona antes e depois das lesões?


A prevenção de lesões é feita com base no acompanhamento das lesões mais frequentes entre jogadores de futebol. Nesse caso, a fisioterapia desenvolve uma série de ações de alongamento e fortalecimento para preparar o atleta para não sofrer nenhum tipo de lesão.


Mas se o atleta acabar tendo alguma lesão, o tratamento da fisioterapia é diferente. Nós tratamos diretamente na região lesionada com ações que auxiliem na recuperação plena do atleta para que ele possa voltar exercer suas atividades normalmente.


Como podemos perceber, todo jogador de futebol para atingir uma alta performance precisa preparar o seu corpo para isso. E contar com um fisioterapeuta é um dos fatores essenciais para que o atleta possa exigir o máximo do seu corpo na rotina, ter bons resultados e diminuir as chances de ter lesões ao longo da temporada.


Na Clinic Advance, buscamos passar o entendimento de que seja para atletas ou pessoas comuns, cuidar do corpo de forma preventiva é muito importante para o bem-estar e a qualidade de vida.


Atletas e pessoas comuns que praticam atividades físicas estão mais propensos a lesões, então realize o tratamento e a prevenção de lesões com a Clinic Advance. Marque uma avaliação com um de nossos profissionais clicando no botão abaixo! E venha recuperar a sua qualidade de vida com a gente.



198 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page