top of page
Buscar
  • Foto do escritorClinic Advance

Liberação Miofascial: tire suas dúvidas!

Atualizado: 31 de out. de 2023




Em algumas pessoas, é bastante comum sentir dor após o excesso de exercícios físicos, certo? Além disso, nem sempre é após essas atividades que o corpo sente um incômodo nos músculos e, em alguns casos, esse problema pode ser bastante recorrente.


Para aliviar um pouco a tensão e resolver este problema, existe um tratamento bastante utilizado conhecido como liberação miofascial.

Se você já ouviu este nome e ainda tem dúvidas sobre o assunto, ou então, está sofrendo com excessivas dores musculares, confira este artigo e as dicas do fisioterapeuta Pedro Henrique Medeiros, a seguir. Pois talvez, podemos ter a solução para você!


O que a liberação miofascial?


Antes de falarmos um pouco melhor da liberação miofascial, é necessário conhecer uma parte do nosso corpo que poucas pessoas ainda têm entendimento: a fáscia.


Em termos mais simples, a fáscia é uma membrana do tecido conjuntivo que possui a função de envolver principalmente os músculos. Além disso, a fáscia está presente nos nossos ossos, nervos e vasos sanguíneos.

Esta membrana é bastante elástica e resistente. Sua principal função está em reduzir o atrito entre os músculos e protegê-los, facilitando a movimentação entre os mesmos.


Para entender melhor o funcionamento da fáscia, basta imaginar o movimento dos nossos músculos durante o treino. Alguns deles podem entrar em atrito, entre si e outras partes do corpo e, assim, algum tipo de lesão pode ocorrer e, por consequência, a famosa dor pós-treino.


Esses movimentos tornam a fáscia mais rígida e, por isso, fica mal aderida ao corpo, atrapalhando a força e a movimentação muscular. Neste sentido, já podemos entender o que faz a liberação miofascial e seus benefícios.


De acordo com o fisioterapeuta Pedro Henrique Medeiros, a liberação miofascial nada mais é do que uma soltura muscular, já que quando está em atrito, o músculo pode causar dor e incômodo.


Quais os Benefícios da liberação miofascial?

Em se tratando do relaxamento dos músculos, não é apenas quando se pratica exercícios físicos que podem ser tensionadas. Ainda de acordo o especialista, a liberação miofascial é eficaz contra a hérnia de disco e o torcicolo.

“Se você tem qualquer tensão muscular, como a torcicolo ou hérnia de disco, por exemplo, automaticamente você tensiona a musculatura que está em volta desta região e a liberação miofascial é a soltura dessa musculatura, relaxando e aliviando os músculos e tecidos”, afirma o fisioterapeuta.

Dependendo do caso, essa dor pode até ser aliviada pelo uso de medicamentos relaxantes musculares. No entanto, apesar do alívio, a tensão ainda permanece nos músculos e na fáscia e, com o passar do tempo, se não tratada corretamente por um profissional qualificado, pode causar diversas consequências.

Vale lembrar que a liberação miofascial é recomendada para muitas pessoas e, geralmente, é utilizada por atletas. Contudo, qualquer pessoa pode aderir a essa manipulação, desde que mesma seja feita por um profissional recomendado. “Pessoas que têm ou não dores musculares devem fazer a manipulação”, confirma o especialista.

No caso de pessoas que fazem o uso medicamentos anticoagulantes, gestantes que estão no primeiro trimestre de gestação e pessoas com problemas vasculares, feridas e infecções tenham passado por uma avaliação médica.


Pelo fato de a fáscia estar presente em diversos músculos do corpo, a liberação miofascial pode ser realizada em qualquer músculo do corpo humano. Por isso, não ache estranho precisar de liberação miofascial na panturrilha, no pescoço, no glúteo, na coxa, no peitoral, como afirma o fisioterapeuta.


Como é realizada a liberação miofascial?


A liberação miofascial pode ser realizada de diversas maneiras. Uma delas é a manual, onde a manipulação é feita com as próprias mãos do fisioterapeuta.


Outra novidade muito eficaz para a realização desse tratamento é a Massage Gun, um equipamento que auxilia o especialista a realizar a soltura muscular. A novidade é bastante recomendada por profissionais e clientes, pelo conforto e facilidade que oferece durante a manipulação.


O tratamento também pode ser feito com o auxílio de rolinhos de espuma, talvez, o equipamento mais conhecido para a manipulação. Bolas e espátulas também são utilizadas, dependendo do quadro de quem irá fazer e da situação das fáscias e músculos.


No mais, a liberação miofascial é uma prática que traz benefícios e pode ser realizada por pessoas de todas as idades. Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, ou então, se interessou pela nossa manipulação, entre em contato com a gente.


Quer fazer uma sessão de liberação miofascial? Marque uma avaliação com um de nossos profissionais! Venha recuperar a sua qualidade de vida com a gente!



16.032 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page